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Microsoft acolheu em Lisboa a 9ª edição do Fórum Europeu Partners in Learning

O Fórum Europeu Microsoft Partners in Learning reuniu em Lisboa, entre 19 e 22 de Março, mais de 250 professores, diretores de escola e dirigentes de educação, oriundos de 40 países, para debater a inclusão digital e os desafios do ensino no século XXI. Durante a iniciativa, cerca de  150 professores competiram pelo reconhecimento dos projectos mais inovadores. O professor português João Carlos Ramalheiro foi um dos premiados.

Porto Salvo, 29 de março de 2012 – Lisboa foi, pela primeira vez, palco da 9ª edição do Fórum Europeu Microsoft Partners in Learning, que reuniu mais de 250 professores, diretores de escolas e dirigentes de educação, oriundos de mais de 40 países. Esta iniciativa é parte integrante do programa Microsoft Parceiros na Educação (Partners in Learning), que visa promover a reflexão sobre boas práticas de utilização da tecnologia ao serviço do ensino, orientadas para o modelo de aprendizagem do século XXI. Ao longo de três dias, os participantes tiveram oportunidade de ouvir testemunhos de professores e especialistas na área da Educação e de participar em Workshops temáticos, com o objetivo de promover uma comunidade prática de aprendizagem, a partilha de ideias e know-how sobre o potencial das tecnologias no ensino e aprendizagem. Este evento foi também palco da maior competição Europeia de Professores Inovadores.

Anthony Salcito, Vice Presidente para a Educação da Microsoft Corporation, partilhou com os participantes a visão da Microsoft para a educação, mostrando como a tecnologia pode ser um meio fundamental para renovar o ensino, tornando-o mais eficaz na promoção da autonomia e da motivação dos alunos para a busca do conhecimento. Outro orador em destaque foi Rui Lima, professor do 1º Ciclo no Colégio Monte Flor e vencedor em 2011 na categoria Colaboração (1st runner up) nos Fóruns Europeu e Mundial Partners in Learning com o Projeto Eco-Partnerships. Rui Lima inspirou a plateia de professores com a sua intervenção sobre “Ensinar em tempos de mudança”, mostrando formas inovadoras de explorar o talento e a criatividade dos alunos.

Cerca de 50 diretores de Escolas participaram igualmente neste Fórum Europeu, numa sessão especialmente dedicada à reflexão sobre a inovação nas escolas e partilha de práticas de gestão inovadoras. Este painel pretendeu também preparar as Escolas presentes para apresentarem a sua candidatura ao Programa Escolas Inovadoras 2013. As 66 Escolas Pathfinder e 32 escolas Mentoras que fazem atualmente parte deste programa mundial são reconhecidas pela sua abordagem de mudança sistémica e de transformação educacional.

De entre os workshops, destacou-se a sessão “Shape the Future”, dedicada à inclusão digital, que contou com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. O “Shape the Future” é um programa mundial da Microsoft Public Sector, desenhado para ajudar os países de todo o mundo a promover o acesso de todos à tecnologia. Lançado há apenas dois anos, o “Shape the Future” já teve impacto nas vidas de mais de 10 milhões de estudantes e professores em mais de 50 países. Portugal, o Reino Unido e a Argentina são bons exemplos de países onde a Microsoft, através deste programa, ajuda os respetivos governos a investir no futuro das suas gerações mais jovens. A equipa mundial do “Shape the Future” é liderada pelo português Joice Fernandes (Worldwide Senior Director da Microsoft Corporation) e envolve todas as subsidiárias da companhia.

De acordo com Rui Grilo, Diretor Microsoft para a Educação em Portugal: “Este Fórum Europeu Microsoft Partners in Learning foi uma oportunidade única para o encontro, a discussão e a partilha de ideias entre professores, diretores de escolas e responsáveis educativos, bem como um importante veículo para a promoção da inovação na educação. Trata-se de uma das iniciativas chave deste programa estratégico da Microsoft para a educação em Portugal, através do qual a Microsoft investe na formação de professores, alunos e diretores de escola. No nosso País, desde 2004, a Microsoft já formou mais de 70.000 professores, contribuindo para o desenvolvimento de 4.000 escolas e chegando, direta e indiretamente, a mais de um milhão de estudantes.”

 

Concurso Professores Inovadores

O Fórum Europeu Microsoft Partners in Learning pretendeu igualmente reconhecer e premiar professores inovadores cujas práticas de ensino preparam os alunos para as competências do séc. XXI, através de uma competição Europeia.

Os professores participantes, selecionados a nível nacional, apresentaram os seus projetos de utilização inovadora das TIC na Educação, à qual concorrem 81 projetos, representados por cerca de 150 candidatos oriundos de 40 países europeus. Entre estes, foram apresentados dois projetos portugueses:

  • O projeto “Oratio Classroom” da autoria de João Ramalheiro, Professor de Música no Agrupamento de Escolas da Lousã, apresentou uma plataforma interativa que permite aos professores a utilização recursos didáticos em suporte digital para explorar com os alunos o Plano Nacional da Música de uma forma mais dinâmica, criativa e eficaz.
  • O projeto “Water the essential resource” foi apresentado por Carlos Trincão, professor do 1º Ciclo da Escola Básica dos Templários do Agrupamentos de Escolas de Santa Iria e dá a conhecer como a tecnologia pode ser utilizada para colocar em prática políticas de sustentabilidade que permitam a prevenção da poluição.

Os projetos foram avaliados por um painel de 30 especialistas em Educação, entre os quais Fernando Campos, representante do Ministério da Educação, e José Luís Ramos, Professor na Universidade de Évora, os dois júris Portugueses. Através da apresentação dos projetos em modelo VCT (Virtual Classroom Tour) e de visitas e entrevistas dos júris, durante as exposições dos trabalhos em standes preparadas no local do evento, os professores a concurso demonstraram a sua prática de ensino inovadora e de promoção das competências do Séc. XXI dos seus alunos com recurso às TIC.

Durante a Cerimónia de Encerramento, realizada no Convento do Beato a 22 de março, a Microsoft anunciou os 24 vencedores do Concurso Professores Inovadores nas seis categorias: Collaboration, Cutting Edge Use of Technology for Learning, Extended Learning Beyond the Classroom, Knowledge Building & Critical Thinking, Teacher as Innovator and Change Agent e Educators’ Choice. Este evento contou com a presença e intervenção do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, bem como de representantes do Ministério da Educação e da Comissão Parlamentar de Educação.

O projeto português “Oratio Classroom” foi um dos projetos vencedores, obtendo a segunda classificação na categoria de “Educators’ Choice” (2nd runner up). João Ramalheiro é o autor do projeto e Professor no Agrupamento de Escolas da Lousã, escola selecionada para participar no Programa Escolas Inovadoras 2012.

Segundo Vânia Neto, responsável pelo Programa Partners in Learning em Portugal: “É uma honra para Portugal receber um evento tão importante na área da Educação e uma excelente oportunidade para partilhar o que de melhor se faz no nosso País em matéria de inovação no ensino. Estamos muito contentes com mais um prémio atribuído ao trabalho de mérito de um Professor Português, que estará presente no Fórum Mundial em novembro.” O Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012 terá lugar em Atenas, na Grécia, no qual os 24 vencedores irão disputar a competição mundial, com os vencedores dos restantes Foruns Regionais.

O 9.º Fórum Europeu Partners in Learning contou com o patrocínio da empresa portuguesa JP Sá Couto, que esteve presente com uma sala de aula equipada com as últimas versões dos seus computadores portáteis e soluções para a educação. O Fórum contou ainda com o patrocínio da iwaytrade, do grupo AIP, uma das empresas líder em Portugal no fornecimento de serviços para eventos internacionais. Os Pastéis de Belém também se associaram à iniciativa, proporcionando mais uma memória doce deste evento a todos os participantes.