ISCTE

Candidaturas abertas à 3ª edição do Building Global Innovators

– Caixa Capital assegura apoio financeiro para as 4 start-ups mais inovadoras da 3a edição, no valor de até um milhão de euros.

– Building Global Innovators reforça carácter global com especial enfoque na América Latina.

– Semi-finalistas das duas primeiras edições angariam €6,0 milhões em investimento e criam 72 postos de trabalho

Lisboa, 24 de Abril de 2012 – O ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT Portugal, o Deshpande Center for Technological Innovation e a Caixa Capital lançam a 3a edição do Building Global Innovators.

O Building Global Innovators tem vindo a ser reconhecida por peritos internacionais ao longo dos últimos dois anos como uma das iniciativas de referência ao nível internacional do empreendedorismo de base tecnológica.

Resultados alcançados nas duas primeiras edições:

Através desta iniciativa, ao longo dos 18 meses de actividade no terreno foram lançadas empresas, angariados importantes investimentos e criados novos postos de empregos qualificados:

– Na 1a Edição, entre os 20 Semi-finalistas seleccionados, foram angariados 4,35 milhões de euros que permitiram criar 39 empregos. De entre as 15 start-ups, 6 foram constituídas após entrada na iniciativa, 2 têm já delegações nos EUA e uma no Reino Unido.

– Na 2a Edição, de entre os 20 Semi-finalistas seleccionados e após 9 meses de trabalho, foram angariados 1,7 milhões de euros que permitiram criar 33 postos de trabalho. De entre as 17 start-ups, 10 já existiam à data de selecção, tendo sido constituídas 7 novas empresas no seguimento da iniciativa. Os 4 Finalistas e 4 Menções Honrosas iniciaram o Programa Catalisador em Março 2012 estando afecto a cada equipa um catalisador do ecossistema MIT. Vão agora participar no e-Teams III a realizar no MIT – Boston – EUA, em diversas actividades de business development e networking com start-ups do MIT, de entre várias outras iniciativas e aceleradores. Os empreendedores Portugueses irão ainda ter a oportunidade de efectuar uma apresentação das suas propostas de valor a uma centena de investidores internacionais num showcase de inovação internacional, organizado no âmbito do Ideastream.

Perfil dos Candidatos

Podem candidatar-se start-ups e spin-offs universitárias com menos de 5 anos e um volume de facturação anual inferior a 2,5 milhões de euros. As candidaturas devem ser efetuadas no site do concurso até 31 de Maio de 2012. Podem ainda concorrer indivíduos, Politécnicos e Universidades e outras instituições, públicas ou privadas dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento de projectos empresariais de base tecnológica com enfoque em mercados globais.

A iniciativa Building Global Innovators pretende dar um forte contributo na comunidade nacional e internacional do empreendedorismo de base tecnológica e por isso poderão participar neste concurso cidadãos estrangeiros oriundos de qualquer país, nomeadamente dos Países da América Latina onde estão localizados alguns parceiros da Organização.

Áreas tecnológicas a concurso

Existem 4 áreas de mercado a concurso: ciências naturais e da vida; energias sustentáveis e meios de transporte; tecnologias de informação e internet; e, por último, Produtos e serviços de consumo.

Na categoria das ciências da vida, poderão candidatar-se projectos ou empresas relacionados com biotecnologia, terapêuticas, dispositivos médicos, bio-materiais, cuidados de saúde com aplicações tecnológicas, diagnósticos e instrumentos.

Na categoria energias sustentáveis e meios de transporte será dado especial enfoque às energias limpas e renováveis bem como outras fontes de energia não exploradas, incluindo as tecnologias que reduzam o desperdício e seu respectivo tratamento, tais como as tecnologias reactivas bioquímicas.

Na categoria tecnologias de informação e internet, procuram-se projectos ou empresas empenhados em facilitar e tornar mais eficiente a vida pessoal e profissional dos indivíduos, através da oferta de soluções tecnológicas e de informação e em ambiente Web. 

Por último, podem candidatar-se à categoria “Produtos e serviços de consumo” projectos ou empresas empenhados em satisfazer necessidades dos consumidores utilizando desde novos materiais tecnológicos a aplicações high-tech.

Para Luís Reto, Reitor do ISCTE-IUL, “o próprio prémio foi concebido de uma forma inovadora, pretendendo colocar um grande ênfase no pós-prémio, ou seja na execução. Com isto, queremos abrir novas fronteiras aos projectos candidatos ao prémio, ou seja, potenciar a internacionalização dos projectos vencedores desde a sua criação, através do contributo dos membros do júri internacional e das redes de informação e colaboração globais que estamos a alicerçar activamente. Deste modo, os projectos vencedores serão orientados para mercados verdadeiramente globais através das redes de colaboração entre o MIT e Portugal, potenciando o interesse dos investidores estrangeiros em projectos de capital humano executados em Portugal”.

Segundo Paulo Ferrão, Director Nacional do Programa MIT Portugal, “o lançamento da 3a edição do Building Global Innovators vem reforçar o empenho que o Programa MIT Portugal tem vindo a colocar no empreendedorismo tecnológico, através da investigação aplicada que tem vindo a ser desenvolvida pelas Universidades Portuguesas em colaboração com o MIT. Estas actividades visam promover a criação de produtos e serviços inovadores, possibilitando melhorar a capacidade tecnológica do tecido empresarial português, bem como promover a criação de novas empresas que possam competir em mercados internacionais.”

Este concurso tem como base o concurso “MIT $100k” que, ao longo dos últimos 20 anos, de onde têm surgido alguns dos mais inovadores empreendedores em série nos Estados Unidos.

O Prémio Caixa Empreender+

O Prémio Caixa Empreender+ é o galardão máximo atribuído pelo concurso Building Global Innovators no valor de até 1 milhão de euros por edição.

Especialmente concebido para maximizar as possibilidades de sucesso de novos projectos tecnológicos, pretende-se alcançar importantes valorizações das empresas nos primeiros anos de vida com a ajuda de especialistas e catalisadores na área de business development, levando a cabo com diligência e sentido de oportunidade validações de mercado e produto no terreno. Posteriormente a iniciativa procura criar laços entre os promotores dos projectos e consórcios de investidores nacionais e internacionais para que estes aportem, por sua vez “smart money” e possam escalar as soluções tecnológicas nos mercados e geografias onde operam. Por outro lado, pretende-se dinamizar o empreendedorismo de base tecnológica em Portugal e potenciar o surgimento de potenciais empreendedores e novas oportunidades de emprego e desenvolvimento.

Além do apoio financeiro, as equipas beneficiam de um apoio adicional em espécie estimado em 1 milhão de euros e que tem sido por várias vezes referido como o mais importante apoio da iniciativa. O qual inclui mais de 500 horas de formação específica e coaching através de catalisadores de negócio, participação em boot-camps e investor’s pitches, apoio semanal por mentores e catalisadores, Portugueses, Europeus para além do ecossistema MIT. Estes grupo de indivíduos, todos eles com experiências comprovadas nesta área, são cuidadosamente seleccionados tendo por base as necessidades e riscos mais prementes de cada start-up.