Microsoft

Microsoft financia “Academia de Inovação”, novo Programa de Emprego Jovem do CITEVE

  • O CITEVE, com o apoio financeiro da Microsoft vai arrancar com um novo programa, “Academia Inovação”, destinado a jovens dos 18 aos 24 anos, com o objetivo principal atrair, criar e reter jovens talentos para o sector têxtil e do vestuário, transformando ideias inovadoras em negócio.
  • O programa inicia-se a 21 de Maio e conta com 140,000 dólares de financiamento da Microsoft Corporation.
  • O CITEVE foi uma das 17 ONGs apoiadas em toda a Europa com mais de 1,5 milhões de dólares e a única instituição em Portugal a receber este incentivo para arrancar com um novo programa especificamente destinado ao incentivo do emprego jovem, uma das grandes áreas de aposta da Comissão Europeia e do governo português.

 

Lisboa, 17 de Abril de 2012 – A Microsoft Corporation vai financiar o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, em 140,000 dólares, para o arranque de um novo programa de incentivo ao emprego jovem na indústria têxtil e do vestuário na zona do Vale do Ave denominado “Academia de Inovação”.

O programa “Academia Inovação” pretende encontrar soluções personalizadas para jovens dos 18 aos 24 anos, com o propósito de elevar os índices de empregabilidade e autoemprego, estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo nos jovens e transformar ideias inovadoras em negócio num sector chave em Portugal como é a indústria têxtil e do vestuário.

O CITEVE foi a única instituição em Portugal escolhida para receber esta doação pecuniária e em software, entre 17 organizações não-governamentais (ONG) de toda Europa, que receberam da Microsoft 1,5 milhões de euros para ajudar a implementar medidas e projetos de redução do desemprego juvenil através da formação tecnológica. A medida financeira será complementada com mais 170 milhões em doações de software licenciado da Microsoft, conforme anunciado durante a e-Skills Week, que decorreu no final de Março, em Bruxelas.

 

Academia de Inovação: Incentivo ao emprego jovem no STV

É objetivo da “Academia Inovação” envolver cerca de 200 jovens por ano, que serão orientados para apresentar um produto/serviço/ideia/negócio inovador, que será avaliado por um júri, de modo a selecionar jovens talentos.

O Programa terá 3 ciclos por ano, cada um com a duração de 3 meses, sendo cada ciclo constituído por 2 fases. Cada ciclo envolverá cerca de 70 jovens.

A 1ª Fase tem a duração de 1 mês e enquadra os jovens no processo criativo de uma inovação, através de um processo formativo assente em quatro pilares: “Brainwash”, “Idea Mining”, “Hands On” e “Spread the Word”

Segue-se uma 2ª fase de apoio personalizado, durante 2 meses, designada “Alfaiate de Talentos”, com o intuito de apoiar as ideias de elevado potencial numa solução à medida das suas motivações e competências.. Esta fase pressupõe o acompanhamento personalizado do jovem talento e da sua solução inovadora numa das seguintes opções:

1ª opção – autoemprego (apoio na procura de financiamento, na elaboração de plano negócio e na busca de parceiros, clientes ou investidores);

2ª opção: – empregabilidade (apoio na inserção em empresas através de estágios e da interação entre jovens e os empresários);

3ª opção – incorporação em centro incubador (apoio na inserção num centro incubador de base tecnológica têxtil tendo em vista ao lançamento de novos produtos e negócios); ou

4ª opção – valorização pessoal através inserção numa bolsa de talentos (apoio no saber “vender” a imagem pessoal e profissional, através do desenvolvimento de técnicas e ferramentas de Marketing pessoal).

Estamos à espera de encontrar e orientar grandes ideias e oportunidades de negócio com grande potencial. Mas com certeza que vamos também trabalhar de uma forma muito próxima das empresas do sector de modo a que elas integrem muitos desses jovens talentos, de modo a que beneficiem de sangue novo”, acrescenta Augusto Lima, diretor do Departamento de Formação e Qualificação do CITEVE. De resto, é junto das empresas do sector e de organismos com programas e fontes de financiamento já em marcha que o CITEVE espera celebrar parcerias de forma a alavancar as ideias inovadoras que vão surgir na Academia de Inovação.

Para mais informações e Inscrições na Academia Inovação, os interessados devem contactar o CITEVE, através do e-mail [email protected] ou dos números de telefone 252 300 386/87.

 

Citeve e Microsoft: 7 anos de parceria na formação tecnológica, empregabilidade e incentivo ao autoemprego

A parceria da Microsoft com o CITEVE iniciou-se em 2006 com o arranque de um projeto pioneiro na Europa designado “Tecnologia Inovação e Iniciativa”. Este programa pretendia dar formação em informática pessoal e capacitar para a procura de emprego a desempregados do sector têxtil do Vale do Ave, maioritariamente do sexo feminino.

Ao longo dos anos o projeto foi sendo sucessivamente refinanciado pela Microsoft e alargou-se em 2008 a todos os sectores tradicionais portugueses, numa parceria também com a RECET e passou a incluir, a partir de 2010, uma forte componente de capacitação para o autoemprego e treino de competências empreendedoras dos formandos, passando a denominar-se “Desafio Emprego XXI”.

Com o lançamento do novo Programa “Academia de Inovação” em parceria com o CITEVE, a Microsoft Portugal dá continuidade à ligação estruturante à região do Vale do Ave, canalizando desta vez o desenvolvimento de competências e utilização das tecnologias de informação para um segmento mais jovem.