Vodafone

Vodafone Portugal lança primeiro Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa

Serviço de Apoio a Clientes Vodafone em Língua Gestual Portuguesa

Lisboa, 27 de Abril de 2012 – A Vodafone lança hoje o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para surdos e pessoas com deficiência auditiva, tornando-se a primeira empresa portuguesa a disponibilizar um call center especialmente dedicado a esta comunidade.

O Serviço de Apoio a Clientes da Vodafone em LGP, criado com o intuito de colmatar as dificuldades específicas na comunicação com Clientes possuidores de deficiência auditiva, está disponível através de uma videochamada gratuita para o número 12717 nos dias úteis, entre as 9h00 e as 20h00.

Para implementar esta linha de apoio, a Vodafone criou uma equipa de assistentes de call center fluentes em LGP. Estes foram acompanhados durante o seu período de formação por uma intérprete profissional de LGP e pelo Professor João Alberto Ferreira, Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Surdos, que adequaram e transpuseram para Língua Gestual Portuguesa todos os módulos de formação de atendimento ao Cliente que, anteriormente, versavam apenas a comunicação por voz.

Para fazer face à inexistência em LGP de determinados vocábulos específicos do léxico das telecomunicações, como ‘Pen de acesso à Internet’, ‘tarifário’ ou ‘rede’, foram adaptados gestos que serão gradualmente introduzidos na comunidade utilizadora de Língua Gestual Portuguesa.

Recorde-se que, igualmente no âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a Vodafone Portugal disponibiliza desde 2005 tarifários com condições especiais e equipamentos adaptados para pessoas com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, visando contribuir eficazmente para a integração desta comunidade na Sociedade de Informação.