HP

HP Expande Armazenamento Convergente Com Sistema Totalmente Baseado em Tecnologia Solid-State

O design escalável oferece um maior desempenho linear face aos sistemas de controladoras duplas

Lisboa, 3 de maio de 2012 – A rápida evolução da tecnologia ao nível dos servidores criou maiores exigências em termos de capacidade de processamento e de desempenho (throughput) dos sistemas de armazenamento. Estas necessidades tornam-se ainda mais prementes, à medida que a virtualização faz aumentar os níveis de utilização dos servidores, exigindo uma capacidade de armazenamento e de desempenho escaláveis, de forma a evitar a criação de pontos de estrangulamento.

As unidades de disco Solid-State Drive (SSD) foram desenhadas para melhorar o desempenho e a eficiência dos índices das bases de dados, das cargas de trabalho intensivas em leitura, do pesado impacto relacionado com o arranque das infraestruturas de desktop virtuais (VDI) e dos conjuntos de dados legacy. No entanto, quando as unidades SSD são usadas dentro dos tradicionais sistemas de armazenamento com controladoras duplas, o seu desempenho e o seu enorme potencial acabam por ser prejudicados pela limitada capacidade de transferência Input/Output (I/O). O novo sistema HP LeftHand P4900 Solid State Drive (SSD) Storage disponibiliza todo o desempenho da tecnologia SSD sem criar pontos de estrangulamento nas controladoras. Permite escalar em termos de capacidade e de desempenho, sem interrupções e de forma linear, à medida que o aumento da carga de trabalho assim o for exigindo.

De acordo com Luís Brites, Storage Division Manager da HP Portugal, “O sistema HP LeftHand já é uma solução diferenciadora no mercado, com a sua implementação Network RAID, permitindo, por exemplo, a implementação de uma solução de disaster recovery com um cluster ativo-ativo a 300 Kms de distância. O novo modelo HP LeftHand P4900, vem reforçar a arquitetura inovadora da linha LeftHand, com a introdução de discos SSD. Este novo modelo permite atingir uma performance de 70.000 IOPS e 3 ms de tempo de resposta, com apenas 2 nós P4900”.

Os clientes podem agora implementar uma configuração SSD dedicada ou então usar o sistema HP LeftHand P4900 como uma camada SSD dentro de um grupo maior de gestão LeftHand. Esta recente adição ao portefólio HP LeftHand Storage permite aos clientes:

—  Melhorar o desempenho com uma taxa 10 vezes superior de I/O por Segundo (IOPS), em comparação com soluções que utilizam drives com tecnologia Serial Attached SCSI (SAS).

—  Adaptar-se rapidamente às necessidades das aplicações, com uma escalabilidade linear e um maior índice de IOPS de cada vez que um nó é acrescentado ao sistema em comparação com os arrays tradicionais de controladoras duplas.(1)

—  Gerir a vida útil dos discos, através da monitorização da percentagem de vida consumida na unidade SSD, do tempo de vida expectável que resta e da notificação de fim de vida com o sistema HP SMARTSSD Wear Gauge™.

—  Construir uma infraestrutura de armazenamento flexível, composta por camadas e com sistemas otimizados em termos de desempenho e de capacidade, bem como Storage Area Networks (SANs) virtuais e físicas para se adaptarem a negócios de qualquer dimensão.

—  Adicionar facilmente nós a estruturas (fabrics) LeftHand existentes sem a necessidade de haver um planeamento ou uma gestão especial.

—  Criar uma camada de armazenamento de elevado desempenho para gerir as máquinas virtuais face aos requisitos extremamente elevados de cargas de trabalho, bem como gerir a concentração de I/O que é típica nos ambientes de virtualização de clientes.

—  Melhorar a produtividade ao manter o acesso aos dados durante a migração de um volume HP LeftHand P4000 atual para uma nova camada de elevado desempenho no HP LeftHand P4900 com o software HP Peer Motion.

—  Proteger dados críticos com a replicação síncrona Network RAID, com snapshots integradas de aplicações, com a replicação assíncrona de cópia remota, bem como através de soluções multi-site disaster recovery que garantam um failover/failback automático em todos os diversos sites, eliminando assim pontos únicos de falha. 

Estão ainda disponíveis informações adicionais sobre o produto, no link: www.hp.com/go/p4000.

Preços e disponibilidade:

O sistema HP LeftHand P4900 Solid State Drive (SSD) Storage esá disponível desde Março de 2012, com um preço de lista aproximado de 150.000€, para um bundle de dois nós com 6,4 TB de capacidade SSD.(2)

(1) Uma solução P4900 de 2 nós disponibiliza até 70.000 IOPS com um tempo de resposta de 3 ms durante um teste de leitura de 8KB 100% aleatório com HP P4000 DSM for Windows MPIO, em comparação com uma solução P4500 de 24 nós com drives SAS e que disponibiliza 70.000 IOPS com um tempo de resposta de 30 ms.

(2) Preços de lista estimados. Os preços reais podem variar.