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Portugal selecionado para apresentar Projeto de Referência na Assembleia-Geral mundial da GS1 na Colômbia

A GS1 Portugal, Associação que introduziu os códigos de barras em Portugal, tem em curso o projeto “Housekeeping” que já resultou num aumento de 18% das receitas e no crescimento da fatura eletrónica de 1 para 22%, baseado na solução de CRM da Microsoft

 

Lisboa, 10 de maio de 2012 – Em 2009, uma nova equipa de gestão assumiu funções na GS1 Portugal e iniciou um projeto de reorganização profunda designado de “Housekeeping”, para uma interação e gestão do relacionamento mais eficientes com clientes e associados, assente sobre uma arquitetura de sistemas baseada na solução Microsoft Dynamics CRM.

A GS1 Portugal é membro da Rede Internacional GS1 e foi responsável pela introdução dos códigos de barras em Portugal, contando com cerca de 7 mil empresas associadas, o que a torna uma das maiores Associações Empresariais em Portugal. Os resultados obtidos num curto espaço de tempo, fizeram deste projeto uma referência internacional da Microsoft Dynamics CRM, tendo motivado agora a sua seleção como um dos cinco projetos mundiais para serem apresentados na Assembleia-Geral da GS1, que irá decorrer de 21 a 24 de maio em Cartagena das Índias, na Colômbia.

O projeto “Housekeeping” tinha três objetivos essenciais: redesenho organizacional, reengenharia de processos de negócio e desenvolvimento e implementação de uma nova arquitetura de sistemas de informação. Partindo da identificação da cadeia de valor otimizada da GS1 Portugal, o projeto teve como princípios orientadores a eficiência e a eficácia dos serviços. Contou com várias fases, entre setembro de 2010 e dezembro de 2011, onde se realçam a fase inicial de definição estratégica e de processos, com a consequente escolha e implementação tecnológica.

Porque o grande foco da GS1 Portugal, com a implementação do projeto “Housekeeping”, está centrado no valor que a organização dá aos seus Associados, foi decidido que a nova arquitetura de sistemas de informação estaria assente sobre uma solução de CRM – “Customer Relationship Management”, e também sobre um novo modelo que assegura uma grande flexibilidade, quer de crescimento, quer de rapidez de implementação, quer de integração tecnológica, como é o caso do Microsoft Dynamics CRM em “software as a service”.

No que respeita aos resultados do projeto, podem realçar-se dois exemplos concretos, nomeadamente no primeiro trimestre deste ano, com o aumento de 18% nas receitas totais e a percentagem de associados a receber fatura eletrónica a atingir já os 22%, face a 1% que representava no mesmo período do ano passado. 

Com um retorno de investimento tão evidente, o Diretor-Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, relembra que “Este era um dos projetos bandeira da equipa de gestão que assumiu funções em 2009, com um programa assente em dois compromissos essenciais: promover o crescimento sustentável e a abertura ao mercado”.

Segundo o Marketing Lead da Microsoft Dynamics em Portugal, Jorge Carrola Rodrigues, “Os resultados obtidos e o facto de ter sido selecionada uma solução de CRM no modelo de “software as a service” como a base para a reengenharia de processos dos produtos e serviços aos Associados da GS1, fizeram desde logo deste projeto um case study de relevância internacional para a Microsoft”. Pelas mesmas razões, e porque todo o projeto “Housekeeping” se trata de uma “história inspiradora” e de uma “boa prática”, a GS1 Global Office convidou a GS1 Portugal para apresentar o seu Case Study na Assembleia Geral, em Cartagena das Índias, Colômbia, entre 21 e 24 de maio, e onde estarão presentes delegados dos 112 países representados na GS1, em representação de mais de um milhão de empresas associadas.

Terminado o projeto “Housekeeping”, conclui João de Castro Guimarães, “a GS1 Portugal tornou-se claramente uma Organização mais eficiente, tendo agora uma capacidade analítica e de intervenção até aqui inédita. Por outro lado, e este é um fator fundamental, os seus colaboradores têm agora tempo para dedicarem ao que realmente importa: fornecer serviços de alta qualidade aos seus Associados e ao mercado em geral”.