Canon

Canon revela nova EOS 650D

EOS 650D FRT LCD OPEN w EF S 18 135mm

Lisboa, 8 de Junho de 2012 – A Canon anuncia hoje o lançamento da EOS 650D, uma nova câmara Digital SLR (DSLR) de fácil utilização que oferece elevada qualidade de imagem e um sistema de operação simples, através de ecrã tátil, permitindo que qualquer utilizador capture belas fotos e vídeos em Full HD. Ideal para iniciantes na fotografia, a EOS 650D combina os seus modos de disparo automáticos inteligentes e uma variedade de recursos avançados – fáceis de utilizar – com uma completa gama de modos manuais para explorar à medida que os seus conhecimentos de fotografia vão avançando.

A EOS 650D é a primeira EOS a contar com um sistema de auto foco duplo, que garante um detalhe excepcional em focagem automática pontual ou contínuo, quando a gravar vídeo. No coração da câmara encontra-se um sensor CMOS híbrido de 18 megapixel (MP) e um poderoso processador DIGIC 5, que permite a captura de imagens nítidas, em alta resolução, até 5 fps. O ecrã tátil rotativo multi-ângulo contribui igualmente para uma rápida e fácil operação da câmara, oferecendo um acesso instantâneo a uma variedade de configurações e modos.

 

Excelente qualidade em todas as condições

A EOS 650D disponibiliza uma excelente qualidade de imagem e de desempenho. O seu recém-desenvolvido sensor CMOS hibrido 18MP APS-C fornece uma alta resolução, que permite capturar imagens de tamanho poster, ricas em cores e detalhes. Ideal para fotografar em baixa luminosidade sem flash, a câmara oferece um intervalo ISO de 100 – 12,800, permitindo a captura de imagens com aspecto natural e o mínimo de ruído, e a possibilidade de expandir até ISO 25600, para fotografar em condições de luz extremamente baixa.

A EOS 650D é a primeira câmara de entrada de gama EOS a incluir o processador DIGIC 5 da Canon, oferecendo maior velocidade, capacidade de resposta e uma avançada reprodução de cores. O processamento de imagem DIGIC 5 de 14-bit oferece transições subtis de tonalidades de cor, tais como as de um céu nocturno, e o seu poder imensamente aumentado também torna a câmara ideal para a captura de movimentos rápidos, tais como aqueles que acontecem no futebol ou noutros desportos.

O novo sistema AF duplo torna fácil a captura de imagens bem focadas de todo o tipo de motivos, quer em modo de fotografia como em vídeo. Um sistema de autofoco de 9 pontos, do tipo cruzado, faculta um desempenho excepcional na captura de fotos, oferecendo uma excelente precisão em ambientes de desporto, de acção e de vida selvagem. Além disso, um novo sistema híbrido AF oferece também uma focagem automática contínua durante a gravação de vídeo e quando em modo Live View.

Flexibilidade do ecrã rotativo táctil

Obter a foto perfeita nunca foi tão fácil, graças ao novo ecrã LCD táctil de ângulo variável Clear View II de 7,7 centímetros (3,0 “). Com tecnologia capacitiva, o ecrã é extremamente responsivo aos gestos de toque e deslizar do dedo, facilitando o acesso aos modos de disparo, à alteração de configurações e até mesmo capturar uma imagem utilizando apenas o ecrã.

O controlo táctil adiciona uma nova dimensão ao Live View. O utilizador pode seleccionar pontos AF, seguir rostos ou objectos e ajustar as configurações, através do ecrã Quick Control da câmara. A navegação é instantânea e intuitiva e a activação do zoom através de toque, na reprodução das imagens, oferece uma óptima forma de verificar os detalhes de um disparo. A articulação multi-ângulo permite inclinar e rodar o ecrã para responder a praticamente qualquer situação e uma alta resolução de 1040 mil pontos assegura que cada detalhe é claramente visualizado.

EOS Movie melhorado com Focagem Automática contínua

A gravação de vídeos em Full HD na EOS 650D é extremamente fácil para qualquer utilizador. Graças ao AF híbrido, os utilizadores podem-se concentrar-se exclusivamente em contar a sua história, enquanto a câmara segue continuamente o motivo. As objectivas lentes EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM e EF 40mm f/2.8 STM são ideais para gravar vídeos, graças ao seu motor de passo silencioso para garantir que os vídeos fiquem mais suaves e focados do que nunca. 

Com o modo Instantâneo de Vídeo, qualquer pessoa pode criar vídeos divertidos e dinâmicos com aspecto profissional. Os vídeos podem ser gravados em dois, quatro ou oito segmentos de segundo e posteriormente combinados ou reordenadas na câmara, antes da reprodução. Uma porta mini-HDMI integrada também torna mais fácil partilhar os resultados em qualquer televisor HD.

Explorar com EOS

Dois novos modos de disparo localizados no selector de modos ajudam os principiantes a fotografar com confiança em condições de iluminação difíceis. O HDR Backlight Control analisa os ambientes de contraluz, mais difíceis de fotografar, captando três exposições diferentes – sob exposição, exposição correcta e sobre-exposição – e combina-as numa única imagem HDR que exibe os detalhes na zonas de sombra e nas iluminada. O modo Handheld Night Scene, por sua vez, facilita a captura de belas fotos com pouca luz, sem recurso a tripé, realizando rapidamente quatro imagens diferentes, antes de as combinar numa única imagem nítida e detalhada.

A gama de modos de disparo da câmara também permite explorar os limites da criatividade do utilizador. O Basic+ permite-lhe ir além das configurações automáticas básicas com uma variedade de definições que podem usar para alterar de forma drástica e imediata o aspecto de uma imagem. Os diversos filtros criativos da Canon podem ser aplicados às imagens utilizando o ecrã táctil. Agora com os novos efeitos “Art Bold” e “Water Painting” existem mais possibilidades de adicionar um toque criativo a uma imagem. Se simplesmente pretender apontar e disparar, o modo Scene Intelligent Auto faz o trabalho por si – analisando a cena e selecionando automaticamente os melhores ajustes, para que possa fazer excelentes fotos.

O sistema EOS – liberdade para explorar

Como membro integrante do sistema EOS da Canon, a EOS 650D é compatível com uma abrangente selecção de lentes e acessórios. Mais de 60 objectivas EF, desde a grande angular e macro até à telefoto extrema, e imensos acessórios estão disponíveis para oferecer aos utilizador as ferramentas necessárias para corresponder a praticamente a qualquer desafio criativo.

EOS 650D – principais características

  • Sensor CMOS híbrido de 18 MP APS-C 
  • Video Full-HD com controlo manual e AF contínuo
  • 5 fps em disparo contínuo
  • Ecrã táctil multi-ângulo Clear View  LCD II
  • Sensibilidade ISO de 100-12,800, extensível a ISO 25.600
  • AF de área ampla de 9 pontos
  • Transmissor Speedlite integrado

EOS 650D FSL FLASH UP w EF S 18 55mm

Sensor CMOS Canon

Desenhado e fabricado exclusivamente pela Canon para funcionar em combinação com os seus processadores DIGIC, a tecnologia CMOS da Canon integra circuitos de redução de ruído avançados em cada pixel, fornecendo imagens praticamente sem ruído. Em comparação com a tecnologia CCD, o baixo consumo de energia dos sensores CMOS da Canon contribui para uma maior duração da bateria.

A conversão de sinal nos sensores CMOS da Canon é tratada por amplificadores individuais em cada pixel. São evitadas as operações de transferência de carga desnecessárias, acelerando consideravelmente o processo de passagem do sinal para o processador de imagem. O ruído é reduzido, o consumo de energia é limitado e é potencialmente aumentada a taxa de enquadramento.

O sensor APS-C da EOS 650D apresenta um novo Sistema AF híbrido, que utiliza os pixéis centrais do sensor para activar a focagem automática contínua ao fotografar no modo Live View ou ao gravar Vídeo EOS[1]. O sistema de autofoco híbrido utiliza uma combinação de detecção de fase e autofoco de contraste, para assegurar uma focagem automática rápida e precisa.

O design do novo sensor produz imagens de alta qualidade, quer nas sensibilidades ISO altas como nas mais baixas, com uma conversão de 14-bit AD para óptima gradação tonal.

Processador de Imagem DIGIC 5
A mais recente geração do processador DIGIC da Canon – o DIGIC 5 – foi concebido para processar dados de imagem mais detalhados, mais rapidamente do que nunca, e reproduzir com precisão todas as partes da cena, com cores naturais e tons suaves.

Capaz de processar os dados de imagem seis vezes mais rápido do que o seu antecessor, o poder do DIGIC 5, transportado para a EOS 650D, permite aos fotógrafos uma série de definições de disparo e modos avançados por forma a melhorar a qualidade da imagem e o âmbito criativo. Por exemplo, com o DIGIC 5, a EOS 650D é capaz de fazer fotografias de alta resolução continuamente, a 5 frames por segundo, capturar imagens com pouca luz com ISO 12800, com um ruído mínimo, e permitir o acesso a novos recursos como o HDR Backlight Control.

 

EOS Movie

A função EOS Movie permite gravar vídeo em Full HD (1920x1080p) um controlo totalmente manual da exposição e taxas de enquadramento de 30, 25 e 24 fps a uma resolução total, com 60 e 50 fps disponíveis a uma resolução de 720p.

Video Snapshot

O Vídeo Snapshot permite aos utilizadores gravar cenas curtas que duram 2, 4 ou 8 segundos. Estes clips são depois compilados num único ficheiro como um Álbum Vídeo Snapshot, criando uma sequência de vídeo dinâmica. Uma vez escolhida a duração do videoclip, sempre que o botão de gravação de vídeo é pressionado, é gravado um videoclip com essa duração. Por exemplo, se for seleccionado um Vídeo Snapshot de 4 segundos, o Álbum Vídeo Snapshot irá criar clips de vídeo de 4 segundos consistentemente.

Quando se reproduz um Vídeo, Álbum Vídeo Snapshot ou um Slideshow, pode ser aplicada música de fundo (BGM), quer seja no ecrã da câmara ou num ecrã de um televisor HD usando a ligação HDMI da câmara. Para fazer isto os utilizadores têm que converter ficheiros de áudio para o formato WAV suportado, antes de usar o software EOS Utility para fazer o upload dos ficheiros no cartão SD da câmara. Estão disponíveis na câmara cinco faixas de música. Com a EOS 650D, os utilizadores podem também editar pequenos vídeos, alterar a sua ordem ou mesmo apaga-los.

Ecrã táctil multi-ângulo Clear View LCD II
A EOS 650D dispõe de um novo ecrã táctil multi-ângulo Clear View LCD II de 7,7 centímetros (3,0 “) e formato 3:2, que emprega tecnologia capacitiva para um controlo natural através de toque ou deslizar do dedo. O novo interface táctil permite aos utilizadores selecionar com um simples toque, os pontos de autofoco, seguir rostos e objectos ou ajustar as configurações da imagem de forma instantânea no ecrã do Quick Control.

O ecrã possui uma resolução aproximada de 1,04 milhões de pontos, permitindo uma visualização de alta qualidade de imagem e verificações de focagem em modo de reprodução. Uma sólida construção elimina o espaço entre o LCD e a sua cobertura protectora, reduzindo assim os reflexos. Além disso, um revestimento anti-mancha evita marcas no ecrã e as cores do monitor parecem assim mais naturais e próximas do espaço de cor sRGB.

O ecrã de ângulo variável foi concebido para abrir para os lados, permitindo fotografar a partir de ângulos incomuns, mesmo quanto a câmara está montada num tripé. O ecrã abre a 175 ° e pode girar 90 ° para a frente ou 180 ° para trás, permitindo que o fotógrafo veja o ecrã a partir de ângulos baixos ou altos e até mesmo à frente da câmara.

 

Sistema de medição iFCL com sensor de medição de 63 zonas Dual-layer

O sistema iFCL usa a informação da focagem, da cor e da luminosidade para proporcionar imagens com uma exposição correcta. Todos os pontos do foco fornecem informação ao sistema de medição para determinar a proximidade ao sujeito, permitindo ao algoritmo definir a exposição correcta.

A EOS 650D inclui um novo sensor de medição de 63 zonas compatível com todos os nove pontos AF. Normalmente, os sensores de medição são mais sensíveis a motivos vermelhos que podem provocar a sobreexposição. A EOS 650D combate este efeito com o sensor dual layer, que tem uma camada sensível às luzes vermelha e verde e outra sensível às luzes azul e verde. O algoritmo de medição compara então o nível das duas camadas e ajusta as medições adequadamente.

Transmissor Speedlite integrado
O transmissor Speedlite integrado da EOS 650D permite que o corpo da câmara controle dois grupos de flash: A e B. Graças à função sem fios, os fotógrafos podem facilmente configurar uma iluminação exterior mais criativa, quando utilizam um flash Speedlite 270EXII ou 320EX.

Handheld Night Scene
O modo Handheld Night Scene pode ser acedido directamente a partir do selector de modos, para realizar quatro disparos contínuos a uma velocidade de obturador suficientemente rápida para evitar a trepidação da câmara. As quatro fotos são então combinadas por forma a criarem uma imagem bem exposta, com a mínima desfocagem em condições de pouca luz, eliminando desta forma a necessidade de utilizar um tripé ao fotografar no escuro.

Redução de Ruído Multidisparo
Com a redução de ruído multidisparo, a EOS 650D faz quatro disparos rápidos seguidos e combina-os para produzir uma única imagem com o mínimo ruído.

HDR Backlight Control

O HDR Backlight Control pode ser acedido directamente a partir do selector de modos para realizar três disparos contínuos numa série de exposições (sub-exposta, correcta e sobre-exposta). Estas imagens são então combinadas para criar uma imagem que apresenta o máximo de detalhes nas áreas de luz e sombra, mesmo em condições de contraluz.

Tecnologia de Detecção de Cenário

A Tecnologia de Detecção de Cenário EOS analisa automaticamente rostos, luminosidade, movimento, contraste e distância num cenário, através da informação fornecida pelo modo de Cenário Inteligente Automático.

Cenário Automático Inteligente

O modo de Cenário Inteligente Automático utiliza as informações recolhidas pelo Sistema de Detecção de Cenário EOS para determinar as melhores definições para captar o motivo. Por exemplo, quando se está a fotografar retratos, as definições são ajustadas para que os tons de pele resultem mais naturais.

Estilos de Imagem

As predefinições dos Estilos de Imagem comportam diferentes tipos de filme e cada um deles oferece uma resposta diferente em termos de cor. Em cada predefinição seleccionável, os fotógrafos têm controlo sobre a nitidez, o contraste, o tom da cor e a saturação. A configuração de origem da câmara produz imagens JPEG instantaneamente sem serem necessárias definições de menu adicionais. As predefinições dos Estilos de Imagem aplicadas a imagens RAW podem ser revistas com o software Digital Photo Professional da Canon.

As pré-configurações disponíveis na EOS 650D são:

  • Standard: para imagens nítidas e vivas que não necessitam de edição
  • Retrato: optimiza o tom da cor e a saturação e enfraquece o brilho para obter tons de pele atractivos
  • Paisagem: para verdes e azuis naturais com muito brilho para dar um tom natural à montanha, às árvores e aos contornos dos edifícios
  • Neutral: ideal para pós-processamento
  • Fiel: ajusta a cor para ir de encontro à cor do motivo quando se fotografa a uma temperatura de cor de 5200k
  • Monocromática: para fotografia a preto e branco com vários efeitos de filtro (amarelo, laranja, vermelho e verde) e efeitos de tom (sépia, azul, roxo e verde)

 

O Estilo de Imagem Automático. Este novo estilo faz ajustes com base na análise do Sistema de Detecção do Cenário, para criar um Estilo de Imagem para a imagem em questão. Os Estilos de Imagem Definidos pelo Utilizador podem ser usados para armazenar até três predefinições personalizáveis usando o Editor de Estilos de Imagem suportado, ou qualquer uma das predefinições disponíveis para download a partir do website da Canon em www.canon.co.jp/Imaging/picturestyle/file/index.htm.

Básico +

O Basic + é uma nova função criativa inicialmente introduzida na EOS 60D que torna fácil criar os efeitos desejados numa imagem. Com o Basic +, os fotógrafos têm a opção de aplicar criatividade às suas imagens enquanto usam os modos baseados em motivos.

  1. Fotografar seleccionando o ambiente: a compensação da exposição e o balanço de brancos são ajustados de acordo com os estilos pré-definidos para criar ambiente ou tonalidades numa imagem
  2. Fotografar seleccionando tipo de luz ou cenário: uma forma de balanço de brancos simplificada permite aos novos fotógrafos digitais mudar as definições do balanço de brancos de acordo com termos mais específicos como “Luz do Dia”, “Sombra”, “Nublado”, “Pôr-do-Sol”, “Luz Tungsténio” e “Luz Florescente”.

 

Optimizador de Luz Automático (ALO)

O Optimizador de Luz Automático analisa a imagem e ajusta a luminosidade de forma selectiva para potenciar os resultados. Por exemplo, quando uma pessoa está em contraluz, o ALO detecta o rosto e aumenta a luminosidade para assegurar uma imagem mais equilibrada.

Correcção da iluminação periférica da objectiva

A função de correcção da iluminação periférica da objectiva usa a potência do processador de imagem DIGIC para melhorar a qualidade da imagem mantendo uma iluminação uniforme em toda a imagem, mesmo quando se está a fotografar com uma ampla abertura numa objectiva de zoom. Quando se fotografa em RAW esta correcção pode ser melhor ajustada usando o Digital Photo Professional.

Filtros Criativos             

A EOS 650D proporciona vários filtros criativos que podem ser aplicados às imagens RAW e JPEG. Como o filtro pode ser aplicado depois de a foto ser tirada, os utilizadores podem aplicar diferentes filtros à mesma imagem e verificar os efeitos:

  • NOVO efeito Arte (Baixo/Normal/Alto): Cria um efeito tipo “pintura a óleo” com a possibilidade de ajustar o contraste e a saturação de cor.
  • NOVO efeito Pintura de Água (Leve/Normal/Profundo): Cria um efeito tipo “aguarela” com cores suaves. Permite o ajuste da densidade de cor de acordo com três níveis de intensidade.
  • Efeito Olho de Peixe – imita a distorção de uma objectiva olho de peixe. O efeito pode ser ajustado em níveis diferentes e a imagem periférica pode ser cortada.
  • Grainy B/W: Cria uma imagem a preto e branco com grão. O efeito pode ser realçado ajustando o contraste.
  • Focagem suave: produz um resultado suave. Isto pode ser aumentado ajustando a desfocagem.
  • Efeito Toy camera: Proporciona a cor típica das câmaras brinquedo. Os quatro cantos são escurecidos. A imagem parece suave com uma aparência granulada subtil. A cor pode ser alterada para cores “cool” ou “warm”.
  • Efeito Miniatura: pode ser programado pelo utilizador para que parte da imagem pareça nítida. A orientação (vertical ou horizontal) dessa área pode ser alterada pressionando o botão INFO.

 

Sistema de Limpeza Integrado EOS

O Sistema de Limpeza Integrado da EOS 650D combate o pó do sensor de três formas: reduz, repele e elimina.

  • Reduzir – Os mecanismos internos da câmara estão desenhados para minimizar a formação de pó. A tampa redesenhada do corpo previne a formação de pó na própria tampa
  • Repelir – A aplicação de tecnologias anti-estáticas, incluindo um revestimento especial com fluorite, ao filtro de passagem fraca que cobre a frente do sensor, para não atrair pó
  • Eliminar – Uma Unidade de Auto-Limpeza do Sensor aplica vibrações de alta frequência para soltar o pó do filtro infravermelho por um período de aproximadamente um segundo sempre que se activa a câmara. Em disparos instantâneos depois de iniciar, esta característica é desactivada imediatamente quando o botão é pressionado

A superfície frontal do filtro de passagem da EOS 650D inclui um revestimento em fluorite para reduzir a aderência de poeiras ao sensor. A EOS 650D também integra um sistema interno Dust Delete Data, que consegue localizar a posição poeiras visíveis no sensor. Estas podem depois ser eliminadas automaticamente das fotos com a mais recente versão do Digital Photo Professional.

Digital Photo Professional Software (v3.11).

A EOS 650D apresenta a versão mais avançada do Digital Photo Professional (DPP). O software Digital Photo Professional proporciona processamento de elevada velocidade e qualidade de imagens RAW. Processar com o Digital Photo Professional permite o visionamento em tempo real e a aplicação imediata de ajustes na imagem, proporcionando um controlo sobre as características das imagens RAW como o balanço de brancos, a gama dinâmica, a compensação de exposição, a redução de ruído e o tom da cor – bem como a capacidade para ver os pontos de Auto Focagem numa imagem. A ferramenta de correcção de Aberração da Objectiva permite uma correcção precisa de diferentes tipos de distorção causada por certas objectivas. Esta nova função melhora a qualidade da imagem, maximizando o desempenho óptico.

O Digital Photo Professional suporta espaços de cor sRGB, Adobe RGB, ColorMatch RGB, Apple RGB e Wide Gamut RGB. Os perfis ICC (International Colour Consortium) podem ser anexados a imagens TIFF e JPEG quando convertidos a partir de RAW. Isto permite uma reprodução fiel das cores em aplicações de software que suportam perfis ICC, como Adobe Photoshop. Para uma maior eficiência, podem ser guardados e aplicados vários ajustes na imagem.

Digital Lens Optimizer nova ferramenta do Digital Photo Professional v3.11

O DPP v3.11 inclui agora o Digital Lens Optimizer[2] – uma nova ferramenta desenvolvida para melhorar a resolução da imagem aproximando-a à forma de como é vista pelo fotógrafo.

O Digital Lens Optimizer (DLO) simula a operação da objectiva, com várias funções matemáticas complexas que replicam cada etapa da deslocação da luz através do percurso óptico. Usando esta informação, o DLO consegue corrigir várias aberrações ópticas típicas e a perda de resolução causada pelo filtro de baixa passagem da câmara, aplicando uma função inversa em cada disparo para tornar a imagem mais próxima daquilo que é visto a olho nu. Isto cria imagens excepcionalmente detalhadas e de alta qualidade em ficheiros de vários tamanhos, proporcionando aos fotógrafos a mais alta qualidade de imagem e maior flexibilidade em pós-produção.

EOS Utility   

A mais recente versão do EOS Utility proporciona um suporte essencial para o modo de gravação remoto Live View (com a capacidade de cobrir uma imagem para dar apoio no alinhamento de disparos contínuos durante a fotografia de produto), para a configuração da câmara e para transferências de imagens. Integrado no software Digital Photo Professional, o EOS Utility pode ser configurado para monitorizar pastas recentes, automaticamente renomeando e movendo as imagens que chegam para um sistema de ficheiros estruturado. Os utilizadores podem também catalogar as suas imagens com dados EXIF, incluindo informação sobre direitos de autor. Novidade é a capacidade para adicionar música de fundo e os utilizadores podem agora adicionar ou remover ficheiros em formato WAV a partir da lista usada pela câmara[3].

Editor do Estilo de Imagem

O Editor do Estilo de Imagem permite aos fotógrafos criar Estilos de Imagem individuais capazes de satisfazer os seus requisitos pessoais. Cada Estilo de Imagem contém informação detalhada sobre como cada cor específica deve ser representada numa imagem. Uma vez criados novos Estilos de Imagem, estes podem ser transferidos directamente para a câmara e aplicados a imagens JPEG e RAW. Quando se trabalha com ficheiros RAW no DPP, quer os Estilos de Imagem pessoais quer os predefinidos podem ser ajustados.

ImageBrowser EX

ImageBrowser EX é um programa de software para visualização, edição e organização de imagens destinado a utilizadores que gravam as suas imagens principalmente no formato JPEG. Conjuga a popular funcionalidade do ZoomBrowser EX e do ImageBrowser num mesmo programa, permitindo aos utilizadores realizarem uma edição básica de imagem, incluindo o brilho e o balanço de cores, com uma ligação interna do software para o DPP para edição de imagens RAW. Os utilizadores podem seleccionar, renomear e redimensionar várias imagens de uma só vez e imprimir imagens por via de um conjunto de opções de soluções integradas simples.



[1]  AF em Live View e no Vídeo utilizando lentes Canon STM

[2] Esta função só funciona com objectivas compatíveis. Para utilizar esta função, os dados da objectiva utilizada devem ser transferidos para o computador do utilizador antes de fotografar.

[3]. As Leis de Direitos de Autor no seu país podem proibir a utilização das suas imagens gravadas ou de música e imagens protegidas no cartão de memória para além da utilização privada.