HP

HP Atinge Recorde de Desempenho de Backup de 100 TB/hora com Tecnologia HP StoreOnce

Lisboa, 14 de junho de 2012 — A HP anunciou hoje novas soluções de deduplicação para a família HP StoreOnce Backup, soluções que permitem que as empresas façam a gestão do risco à medida que lidam com o aumento explosivo da quantidade de informação, garantindo formas de proteger mais dados em menos tempo.

“A HP elevou uma vez mais a fasquia da performance em sistemas de backup com deduplicação, ao lançar uma nova versão da tecnologia D2D StoreOnce que permite uma performance de Backup de 100TB/h”, disse Luís Brites, HP Storage Divison Manager, Enterprise Group, HP Portugal. “Para além de uma elevada performance de Backup, a nova versão da tecnologia D2D StoreOnce, possibilita ainda uma performance de Restore de 40TB/h, sendo assim a tecnologia de Backup para disco, mais rápida do mercado”.

As novas soluções são as primeiras a facultar um desempenho de criação de backups de até 100 terabytes (TB) por hora e de recuperação de dados de até 40 TB num único sistema (1), um valor três e cinco vezes superior(2) (respetivamente) comparando com as ofertas concorrentes que mais se aproximam deste nível de performance.

Confrontadas com o elevado ritmo de crescimento de dados e com os workloads aplicacionais, as empresas correm sérios problemas de conformidade devido às janelas de backup e restore, bem como aos custos de gestão associados à complexidade da infraestrutura. A HP disponibiliza:

  • Tempo de recuperação reduzido, bem como necessidades de capacidade e custos de largura de banda com o software HP StoreOnce Catalyst, que garante o rendimento de maior desempenho de backup e restauro quando combinado com a solução HP StoreOnce B6200 Backup. Os clientes podem recuperar num único dia a mesma quantidade de informação que, numa solução concorrente, demoraria uma semana a restaurar. (1)
  • Maior produtividade com o software HP Data Protector 7, baseado no Autonomy Intelligent Data Operating Layer (IDOL), com ferramentas de governance que permitem o backup contextual e a recuperação de informação. Pela primeira vez, os clientes podem proteger, descobrir e recuperar com precisão, baseando estas tarefas no significado e nos conceitos contidos nos dados em questão.
  • Melhor eficiência da conectividade ao servidor e ao dispositivo de storage com o HP Virtual Connect for 3PAR com tecnologia Flat SAN, que permite ligar diretamente os servidores e os equipamentos de storage numa storage area network (SAN) single-tier, eliminando assim a necessidade de SANs multi-tier e a existência de equipamento excessivo.
  • Maior fiabilidade, bem como um desempenho de rede superior, suportando um crescimento acentuado do tráfego de dados e do storage, que está ligado aos componentes da converged infrastructure com o HP Automated Network Management 9.2. Este software ajuda os departamentos de TI a acompanharem as necessidades do negócio em constante mudança através de uma solução unificada de gestão de redes que é eficiente, automatizada e segura.

Baseadas na HP Converged Infrastructure, estas soluções permitem que as organizações alterem a forma como aplicam os seus recursos, de uma perspetiva que envolve a gestão e a integração de silos tecnológicos tradicionais e inflexíveis para uma infraestrutura de TI que suporta inovação de processos e iniciativas estratégicas. 

“Os clientes lidam hoje com soluções de storage complexas, incompatíveis e dispendiosas, que são ainda difíceis de gerir, mal aproveitadas e construídas sem pensar no futuro”, disse Dave Donatelli, executive vice president e general manager, Enterprise Group, HP. “A HP está a transformar a indústria de storage através da disponibilização de soluções simplificadas e convergentes que se dedicam desde o midrange até ao high end da empresa, permitindo assim que as organizações otimizem o valor que tiram dos seus dados da forma mais eficiente possível”.

HP StoreOnce: redefinir a deduplicação de dados

A HP StoreOnce é a única solução de deduplicação federativa, o que significa que a informação é deduplicada uma vez, usando uma tecnologia única, e depois pode ser movida para qualquer lado sem que seja necessário alguma vez adicioná-la novamente(3). A HP StoreOnce oferece uma arquitetura de deduplicação consistente e com elevada performance que cobre toda a empresa, desde os servidores aplicacionais em escritórios remotos a data centres centrais, eliminando as ineficiências e os custos inerentes às abordagens de primeira geração.

Capitalizando a tecnologia desenvolvida pela HP Labs, o principal centro de pesquisa da empresa, a HP StoreOnce inclui mais de 50 inovações com patentes pendentes. Ao combinar o motor de deduplicação da HP StoreOnce com um design único de cluster escalável, a HP garante a única appliance de deduplicação em larga escala do mercado com funcionalidades de alta disponibilidade totalmente automatizadas(3). A solução conta ainda com uma funcionalidade de “restart automático” que assegura que as tarefas de cópias de segurança são acabadas, mesmo que haja uma falha grave no hardware – reduzindo assim os riscos de perdas de dados.

“Para que se mantenham competitivos, os nossos processos de proteção de negócio têm de ser fiáveis e permitir-nos um modelo de operação que não tenha qualquer impacto do workflow diário e nas oportunidades de criação de receitas”, disse John Olsen, senior vice president e chief information officer da MetroPCS Communications, Inc. “A solução de deduplicação StoreOnce da HP vai conferir-nos acesso às aplicações a qualquer hora do dia com processos super rápidos de backup e de recuperação, para que consigamos continuar a servir os nossos clientes, mesmo em situações em que ocorram desastres inesperados”.

O novo software HP StoreOnce Catalyst para sistemas HP StoreOnce Backup permite que os clientes recorram à deduplicação de dados em servidores de aplicações ou servidores de cópias de segurança antes que estes sejam transferidos para um sistema centralizado HP StoreOnce Backup. Esta abordagem melhora a flexibilização, garantindo aos clientes uma forma de otimização dos processos de backup, de eliminação da utilização de recursos mal aproveitados, da redução do custo da largura de banda e da melhoria do nível de rendimento do backup.

Os clientes podem usar o software HP Data Protector 7, o Symantec NetBackup ou o Symantec Backup Exec para gerirem os processos de deduplicação e o movimento da informação nos seus ambientes HP StoreOnce Catalyst. Os Independent software vendors (ISVs) podem obter o mesmo nível de controlo com o kit de desenvolvimento HP StoreOnce Catalyst de código aberto.

Inovações adicionais para transformar a indústria do armazenamento

As abordagens tradicionais aos processos de proteção de dados e de redes de storage são complexas, incompatíveis e mal equipadas para lidarem com os novos requisitos associados ao crescimento de informação não estruturada, de aplicações baseadas na cloud e aos ambientes de mobilidade.

Com base no Autonomy IDOL, o novo software HP Data Protector 7 é a única solução de proteção de informação relacionada com o significado dos dados do mercado.(1) O HP Data Protector 7 compreende de forma automática os conceitos embutidos na informação, o que altera dramaticamente o espetro e os benefícios da proteção de dados. Agora, os utilizadores podem recolher toda a informação relevante para uma ideia específica ou um tópico em particular, independentemente das palavras-chave ou de outros parâmetros de pesquisa. Como a primeira solução de software universal de proteção de dados do mercado para a empresa, o software HP Data Protector 7 combina um backup cloud-based para a cloud privada de maiores dimensões no mundo com proteção virtual e física de dados no perímetro do cliente.(1)

A primeira arquitetura Flat SAN do mercado melhora a convergência de servidores e storage

As arquiteturas de rede Fibre Channel multitier legacy implicam uma complexa rede de cartões de rede, interconexões, cabos e switches para acompanharem as alterações dos padrões de tráfego de rede. Esta facto está na base da criação de pontos de estrangulamento de performance e a agrava a complexidade. Ao eliminar a necessidade de utilização de adaptadores host-bus, switches e cabos associados para ligar servidores e equipamentos de storage, o novo HP Virtual Connect para 3PAR com tecnologia Flat SAN pode reduzir os custos da rede de storage em 50 por cento e permite um aprovisionamento 2,5 vezes mais rápido quando comparado a ofertas de marcas concorrentes(1) A nova arquitetura Flat SAN da HP consegue ligar até 768 servidores blade a um único array 3PAR sem uma SAN dedicada.

O HP Virtual Connect para 3PAR com tecnologia Flat SAN reduz ainda os layers de protocolos de storage, reduzindo a latência em 55 por cento e aumentando a velocidade operacional como o I/O das máquinas virtuais e a densidade da consolidação.

O HP Virtual Connect para 3PAR com tecnologia Flat SAN é uma solução ideal para ambientes virtuais e de cloud.

Está disponível um vídeo da evento de imprensa HP Discover em http://hpbroadband.com/program.aspx?key=HPDiscover2012MondayPressConf. Pode requisitar replays caso necessário.

(1)  Baseado em análises comparativas internas na HP de dados publicamente disponibilizados por parte de empresas concorrentes.

(2)  Baseado em comparações da HP com dados publicamente disponibilizados e recomendações de peritos de que, no que respeita às empresas concorrentes, o processo de restauro representa aproximadamente 50 por cento do desempenho, tal como citado pelo Evaluator Group.

(3)  “HP B6200 StoreOnce whitepaper,” Edison Group, novembro de 2011.