ISCTE

ISCTE-IUL aposta na realidade virtual e debate a importância da tecnologia digital na arte e arquitetura

Iscte

Tendo em conta o sucesso das edições anteriores o ISCTE–IUL volta a promover um encontro Ciência, Tecnologia e Arte, antecedido por uma sessão de demonstração virtual da Pocket CAVE, já no próximo dia 19 de Junho, nas instalações do ISCTE-IUL.

Pelas 15h30 será feita uma sessão de realidade virtual da Pocket Cave com recurso a modelos 3D elaborados por alunos do DAU ISCTE-IUL. Pretende-se mostrar o processo desde a modelação 3D, com recurso a vários sistemas computacionais, passando pela exportação para ambiente CAVE (Automatic Virtual Enviroment) e finalmente a experimentação interativa do espaço construído de modo virtual. Recorde-se que a Pocket Cave surge no seguimento do desenvolvimento da CAVE-Hollowspace no Centro de Ciência Viva no Lousal, projeto científico desenvolvido por investigadores do ISCTE-IUL em colaboração com outras universidades e institutos Nacionais (FCUL, IST) e Brasileiros (PUC-RIO).

A Pocket Cave foi recentemente instalada nas instalações da ADETTI-IUL no âmbito da colaboração entre a Microsoft e a ADETTI-IUL, relativa ao projeto QREN 7943 CNG – Conteúdos de Nova Geração, que permitirá a investigação universitária avançada no domínio dos ambientes imersivos e da interação natural e multimodal pessoa-computador, assim como o apoio à indústria.

Também neste dia, pelas 17h30 irá realizar-se uma Conferência Clube ISCTE-IUL que tem como objetivo explorar os caminhos de investigação e prática que relacionam a Arquitetura e o Urbanismo com a tecnologia digital, além de debater a pertinência da colaboração destas áreas no contexto atual, internacional e nacional. A tecnologia digital tem sido utilizada como ferramenta auxiliar do projeto e da construção arquitetónica permitindo avaliações e diagnósticos mais informados, decisões mais fundamentadas e maior possibilidade de responder adequadamente às diversas exigências da construção. Pretende-se nesta conferência abranger diversas áreas de trabalho onde a tecnologia digital constitui uma ferramenta útil ao longo das várias fases de um projeto, qualquer que seja a sua natureza ou escala de intervenção.

Dirigida a arquitetos, urbanistas, designers, engenheiros, informáticos, entre outros, esta formação pretende ainda debater se o domínio das ferramentas digitais é atualmente uma opção ou uma necessidade inevitável.

Inseridos na comemoração dos 40 anos do ISCTE-IUL, que se celebram ao longo de 2012, estes encontros prolongam-se, mensalmente, até dezembro, sempre com a premissa de cruzar as áreas da tecnologia, ciência e arte, em temas com impacto na sociedade.  

*Clube ISCTE – Ala Autónoma, Avenida das Forças Armadas.