J.P. Sá Couto

JP Sá Couto – Declaração à Imprensa

A rescisão do contrato entre a AICEP e a JP Sá Couto era “automática”, nos termos da Resolução do CM nº 33/2012, e decorre do mero facto de o projeto não ter começado. A decisão era conhecida pela empresa e a sua publicação em Diário da República é apenas uma formalidade legal. A JP Sá Couto não recebeu qualquer incentivo financeiro por conta deste projeto, não havendo qualquer importância a restituir. Essa espécie de rescisão não foi feita apenas no caso do contrato com a JP Sá Couto, mas relativamente a todas as empresas que se viram impedidas de concretizar os investimentos previstos e contratados no âmbito do QREN.

 

No seguimento do despacho publicado hoje em Diário da República, dando conta da rescisão do contrato de investimento assinado em Março do ano passado entre a AICEP e a JP Sá Couto, a empresa esclarece que a rescisão do contrato acontece porque o projeto de construção de uma nova fábrica não chegou a ser executado, pelo que a sua rescisão é automática e decorre diretamente da lei, nos termos da Resolução do CM nº33/2012 de 15 de Março. A decisão, que a JP Sá Couto já conhecia, não tem influência nas contas da companhia, que não recebeu qualquer montante – a título de adiantamento, reembolso ou outra forma de incentivo – ou qualquer benefício fiscal por conta do projeto. 

A JP Sá Couto esclarece ainda que a rescisão não foi feita apenas consigo, mas com todas as empresas que se viram impedidas de concretizar investimentos inicialmente projetados, devido à conjuntura económica actual.

À semelhança de outras empresas, a JP Sá Couto decidiu concentrar os seus projetos na exportação e em outros mercados, o que condicionou, naturalmente, os seus investimentos. Exemplo disso é o crescimento na América Latina.

Apesar desta rescisão, e porque quer continuar a crescer dentro do seu próprio país, não está, para a JP Sá Couto, afastada a possibilidade de construção da nova fábrica, projeto que será desenvolvido num âmbito mais alargado que incluirá um centro de excelência e estudo das TIC na Educação.

A JP Sá Couto mantém a regular atividade da sua fábrica em Portugal, cujos investimentos foram custeados, na totalidade, pela própria empresa. Uma estratégia de sucesso com resultados dentro e além-fronteiras, sendo prova disso os projetos que atualmente desenvolve na América Latina.