Apple

Mountain Lion disponível em Julho na Mac App Store

SAN FRANCISCO—11 de Junho, 2012— A Apple hoje anunciou que o OS X Mountain Lion, a nona principal versão do sistema operativo mais avançado do Mundo, vai estar disponível para download em Julho na Mac App Store. O Mountain Lion apresenta mais de 200 inovadoras funcionalidades incluindo a nova aplicação Messages, Notification Center, Sharing para todo o sistema, integração com Facebook*, Dictation, Power Nap, AirPlay Mirroring, Game Center e a segurança melhorada do Gatekeeper. Com o iCloud® integrado na fundação do OS X, o Mountain Lion faz com seja ainda mais simples ter o seu conteúdo atualizado em todos os seus dispositivos.
 
“O ritmo da inovação no Mac é espantosa, e o OS X Mountain Lion vem apenas um ano depois do incrivelmente bem sucedido lançamento do Lion”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “Com o iCloud integrado e as novas Notification Center, Messages, Dictation, integração Facebook, entre outras, este é o melhor OS X desenvolvido até o momento.”
 
Ao usar a sua conta iCloud, o Mountain Lion faz com que seja mais fácil que nunca configurar o Mail, Contacts, Calendar, Messages, Reminders e Notes. As novas aplicações Reminders e Notes ajudam-no a lembrar-se de tarefas importantes e a escrever os seus pensamentos de forma rápida, enquanto o iCloud faz com que tudo fique automaticamente actualizado. O Documents in the Cloud funciona com aplicações com capacidade iCloud, incluindo a suite iWork da Apple para que consiga sempre aceder e editar os seus documentos em qualquer dispositivo.
 
A nova aplicação Messages substitui o iChat e traz o iMessage para o Mac, para que consiga enviar mensagens para qualquer pessoa que tenha um iPhone, iPad, iPod touch ou outro Mac. Pode incluir anexos, fotos de alta resolução e vídeo HD, e as suas iMessages aparecem em todos os seus dispositivos para que consiga rapidamente retomar qualquer conversa. O iMessage inclui mensagem para grupo, recibos de envio e de leitura, indicadores ortográficos e encriptação end-to-end segura. A aplicação Messages também suporta os serviços tradicionais de instant messaging, incluindo AIM, Yahoo!, Google Talk e Jabber.
 
O Mountain Lion agiliza a apresentação de notificações, e com o Notification Center pode ver todas as suas notificações do OS X e de outras aplicações num único sitio. Pode personalizar que aplicações lhe enviam notificações, o tipo de notificações que recebe, e quantos itens são mostrados no Notification Center. Quando se quiser focar no seu trabalho ou ver um filme, pode optar por suspender temporariamente todas as notificações.
 
O Sharing por todo o sistema está integrado no Mountain Lion, fazendo com que seja mais simples que nunca partilhar links, fotos, vídeos e outros ficheiros. Ao clicar no botão Share vai permitir que partilhe de forma rápida sem ter de mudar para outra aplicação, e apenas tem de fazer o sign in uma vez para usar serviços de terceiros, como Facebook, Twitter, Flickr e Vimeo. O Facebook e o Twitter estão integrados com o Notification Center pelo que pode receber notificações quando alguém lhe envia uma mensagem ou faz uma menção a si num post ou Tweet.
 
Com suporte integrado para Facebook, pode fazer o post de fotos, links e comentários com locais directamente das suas aplicações. Uma vez que tenha feito o signed in, os seus amigos do Facebook aparecem automaticamente nos Contacts com as suas fotos de perfil. As suas notificações do Facebook funcionam com o Notification Center do Mountain Lion, e pode até atualizar o seu estado do Facebook de dentro do Notification Center.
 
O Dictation está também integrado no Mountain Lion e permite-lhe que dite texto a partir de qualquer local onde é possível escrever, quer esteja a utilizar uma aplicação da Apple ou de outra empresa. O Mountain Lion também apresenta o Power Nap, uma nova e inovadora forma para manter o seu MacBook Pro com ecrã Retina e MacBook Air (segunda e terceira geração) atualizado enquanto está em modo de suspensão. O Power Nap actualiza automaticamente as aplicações Mail, Contacts, Calendar, Reminders, Notes, Photo Stream, Find My Mac e Documents in the Cloud, e quando ligado à corrente, descarrega actualizações de sistema e faz o backup ao seu Mac usando o Time Machine. 
 
A revolucionária nova funcionalidade Gatekeeper faz com que o download de software da Internet seja mais seguro ao controlar quais as aplicações que podem ser instaladas no seu Mac. Pode optar por instalar aplicações de qualquer lugar, tal como faz hoje em dia, ou para uma segurança máxima, definir o Gatekeeper para permitir apenas aplicações da Mac App Store. A configuração por defeito permite-lhe instalar aplicações da Mac App Store e aplicações de fabricantes que têm um ID Apple único de Developer. Além de procurar diariamente actualizações de segurança, o Mountain Lion inclui o sandboxing de aplicações para evitar que as aplicações mal comportadas comprometam o seu sistema, e kernel ASLR para uma maior proteção contra ataques de buffer overflow.
 
Outras funcionalidades do Mountain Lion incluem:
 
• AirPlay Mirroring, uma forma simples para enviar de forma wireless um stream seguro de até 1080p do que está a dar no seu Mac para uma TV HD usando a Apple TV, ou enviar áudio para um receptor ou colunas que usam AirPlay;
• Game Center, que traz a popular rede social de jogos do iOS para o Mac para que desfrute de jogos em modo multiplayer e em direto com amigos quer estejam num Mac, iPhone, iPad ou iPod touch;
• Um Safari mais rápido com um Smart Search Field único, e iCloud Tabs que lhe apresentam as janelas abertas nos seus dispositivos e a nova Tab View para mudar rapidamente entre janelas; 
• nova funcionalidades para a China, incluindo uma introdução de texto altamente melhorada, um novo dicionário de Chinês, facilidade de configuração com fornecedores populares de email, procura Baidu no Safari, partilha integrada com Sina Weibo e websites conhecidos de vídeo, como Youku e Tudou; e
• mais de 1700 novas APIs que dão aos informáticos acesso às mais recentes tecnologias core OS e web, assim como às novas funcionalidades do OS X, incluindo Documents in the Cloud, Notifications, Sharing e Game Center.
 
Preço e disponibilidade
O OS X Mountain Lion vai estar disponível em Julho na Mac App Store por $19.99 (EUA)**. O Mountain Lion necessita do Lion ou Snow Leopard (OS X v10.6.8 ou superior), 2GB e memória e 8GB de espaço de disco livre. Para uma lista completa dos requisitos de sistema necessários e sistemas compatíveis, visite: apple.com/osx/specs/. O OS X Server necessita do Mountain Lion e vai estar disponível em Julho na Mac App Store por $19.99 (US). O upgrade OS X Mountain Lion Up-to-Date está disponível de forma gratuita através da Mac App Store a todos os clientes que compraram um novo sistema Mac da Apple ou a um revendedor autorizado depois de 11 de Junho, 2012, inclusive. 
 
*Integração com Facebook vai estar disponível numa próxima atualização do Mountain Lion.
 
**Preço local disponível mais perto do lançamento.