Nintendo

Nintendo revela mais informações sobre a Wii U na sua apresentação na E3

Fique a saber um pouco mais sobre o Miiverse, o Wii U GamePad e os títulos que poderá jogar na nova consola da Nintendo.

Los Angeles, 5 de junho de 2012 – Na sua apresentação na E3, que terminou há instantes, a Nintendo não só revelou que a nova consola Wii U chegará à Europa no final do ano como apresentou também a lista de jogos, tanto da própria Nintendo como de outras criadoras, que a agraciarão. Super Mario Bros., Pikmin, Wii Fit, Batman: Arkham City, Scribblenauts, Assassin’s Creed e Just Dance são algumas das séries cujos novos títulos poderá jogar de forma inovadora, agora com a experiência de um segundo ecrã integrado.

A consola Wii U traz consigo o Wii U GamePad, um comando com um ecrã tátil de 6,2 polegadas que redefine a forma como interagirá com os seus jogos, com as suas formas de entretenimento e até com as outras pessoas. Editoras de videojogos de todo o mundo, incluindo a Ubisoft, a Warner Bros. Interactive Entertainment, a Electronic Arts,a SEGA, a THQ e a NAMCO BANDAI Games Inc., estão a demonstrar como as suas maiores séries estão a ser reinventadas para a Wii U.

Para além da vasta gama de marcas conceituadas mostradas na Nintendo All-Access Presentation @ E3 2012, a Nintendo desvendou também novos jogos como Nintendo Land, um jogo para a Wii U que decorre num parque temático virtual com doze atrações inspiradas por marcas icónicas da Nintendo como The Legend of Zelda e Donkey Kong. Tal como os jogos controlados por movimento de Wii Sports ajudaram os jogadores a descobrir a Wii, Nintendo Land concretizará a promessa do GamePad com uma série de experiências tanto para um como para vários jogadores.

NintendoLand apresentará uma nova dinâmica de jogabilidade assimétrica em que as imagens apresentadas no GamePad são completamente diferentes do que se vê no televisor, proporcionando ao jogador que o está a usar informações, perspetivas, vantagens e objetivos diferentes. Desta forma criar-se-ão novas oportunidades de cooperação e de competição e os novatos poderão desfrutar de jogos em conjunto com jogadores mais avançados sem que nenhum deles tenha de jogar acima ou abaixo do seu nível de experiência.

Para Reggie Fils-Aime, “O GamePad não se limita a apresentar um novo tipo de jogabilidade, também redefine toda uma dinâmica. Com jogabilidade assimétrica, múltiplas experiências são possíveis no mesmo jogo e ao mesmo tempo. Isso é transformativo.”. O presidente e diretor de operações da Nintendo of America acrescenta ainda que “embora os jogos sejam o centro das atenções da E3 deste ano, a Wii U inclui as melhores ligações sociais enriquecidas e experiências de entretenimento integradas graças ao GamePad. Pretendemos oferecer um vislumbre disto com a introdução do Miiverse e a revelação de parcerias com alguns dos maiores fornecedores de conteúdos do mundo.”

Mario fará a sua estreia na Wii U com New Super Mario Bros. U, uma nova aventura de deslocação lateral que introduzirá novas transformações para Mario e a possibilidade de jogar na pele da sua personagem Mii. O jogo conterá também o novo modo Boost, que poderá ser usado para acrescentar blocos, ajudar os jogadores a evitar inimigos e permitir a Mario descobrir segredos. Para além disso, vários jogadores poderão cooperar para efetuarem corridas em tempo recorde.

Shigeru Miyamoto, o criador de algumas das mais icónicas séries da Nintendo, juntou-se à Nintendo All-Access Presentation @ E3 2012 para apresentar Pikmin 3, o primeiro título original da série Pikmin em quase oito anos. O jogo incluirá novos desafios, novas personagens e novos tipos de Pikmin enquanto o Wii U GamePad criará novas experiências para este jogo de estratégia em tempo real reiventando o esquema de controlos e desafiando os jogadores através de formas inovadoras. Pikmin 3 fará ainda uso das capacidades HD da Wii U para representar mais elaboradamente as deslumbrantes paisagens naturais, as várias criaturas e os adoráveis Pikmin.

SiNG (título provisório) é uma nova performance musical interativa para a Wii U que promete pôr toda a gente a mexer. Com dezenas de músicas populares à escolha, todos, desde cantores e bailarinos amadores a estrelas em ascensão, podem juntar-se à diversão. A pessoa que está a cantar ou a dançar segura o GamePad enquanto as outras pessoas na sala cantam, dançam e acompanham a música com palmas.

Wii Fit U é o novo título da série Wii Fit, que já vendeu mais de 40 milhões de unidades em todo o mundo. O jogo combina diversão e fitness com novos exercícios e atividades e embora faça agora uso do novo GamePad, será compatível com o já existente Wii Balance Board. Se tiver os títulos anteriores, Wii Fit e Wii Fit Plus, poderá ainda transferir os seus dados da Wii atual. A Nintendo revelou também que o novo Wii Fit U incluirá um monitor de atividade avançado, o “Fit Meter”, que lhe permitirá acompanhar as suas atividades durante o dia e carregar esses dados de volta para o jogo.

Em LEGO City: Undercover, desenvolvido pela TT Games e publicado pela Nintendo, assumirá a identidade de Chase McCain, um detetive secreto munido de inteligentes disfarces. Ao correr, conduzir e até voar pela cidade, usará o Wii U GamePad como um mapa, um comunicador e o indispensável detetor de crimes. Esta será a primeira vez que os cenários de jogo de LEGO City ganharão vida numa plataforma de videojogos e isso acontecerá na Wii U.

Outro exclusivo para a Wii U será ZombiU, da Ubisoft, que o colocará na cidade de Londres, por volta do ano de 2012, para lidar com um vírus que está a infetar a população, a destruir a sua humanidade e a transformar os habitantes em verdadeiros monstros. Da Ubisoft chegarão também à Wii U o aguardado Assassin’s Creed III e o novo título da série Just Dance, Just Dance 4.

A Warner Bros. Interactive Entertainment trará para a Wii U Batman: Arkham City: Armoured Edition, uma versão redesenhada de Batman: Arkham City cuja nova jogabilidade permitirá usar o GamePad de diferentes formas. Esta mesma editora lançará ainda Scribblenauts Unlimited, que assinalará a estreia da série Scribblenauts numa consola de uso doméstico.

Outros jogos para a Wii U revelados durante a Nintendo All-Access Presentation @ E3 2012 incluem Mass Effect 3, da Electronic Arts, Darksiders II, da THQ, Aliens: Colonial Marines, da SEGA, TANK! TANK! TANK! e TEKKEN TAG TOURNAMENT 2 (título provisório), da NAMCO BANDAI Games Inc., Trine 2: Director’s Cut, da Frozenbyte, e Rayman Legends, Your Shape: Fitness Evolved 2013, Sports Connection, Rabbids Land e Marvel Avengers: Battle for Earth, da Ubisoft.

Da apresentação da Nintendo fizeram também parte informações mais detalhadas sobre o Miiverse, um novo sistema de comunicação em rede que permite a jogadores de todo o mundo partilharem experiências, discutirem jogos e descobrirem novos conteúdos. Usando o seu Mii personalizado, poderá entrar no Miiverse e ver jogos, aplicações e conteúdos de entretenimento com os quais tenha interagido recentemente, nos quais tenha manifestado interesse ou os quais os seus amigos estejam a usar ou a debater. A partir daqui poderá desafiar outros jogadores para jogarem em conjunto, fazer uma pergunta sobre um nível de dificuldade ou descobrir novos elementos dos seus jogos preferidos que possa desconhecer. Após o alcance de um feito notável ou outro momento digno de ser partilhado, poderá pausar o jogo ou a aplicação e publicar mensagens na comunidade Miiverse. Mais tarde, será possível aceder ao Miiverse a partir de uma Nintendo 3DS, de um PC ou de qualquer smartphone ou dispositivo móvel que permita aceder à Internet.

Outro dos tópicos abordados foi a sua ampla estratégia de entretenimento e o impacto que o GamePad terá na forma como encontra conteúdos audiovisuais, como interage com eles e como os vê. A Nintendo irá, assim, colaborar com a Netflix, a Hulu Plus*, a Amazon Instant Video e o Youtube para trazer para a Wii U experiências de vídeo que farão o máximo uso do segundo ecrã integrado.

Para além do ecrã tátil de 6,2 polegadas e dos dois manípulos analógicos, o Wii U GamePad incluirá também botões tradicionais e a possibilidade de funcionar como um comando de televisão. Poderá mudar de canal ou ajustar o som, quer esteja a jogar ou simplesmente a ver televisão. O GamePad estará ligado à consola e à televisão para oferecer uma experiência perfeitamente integrada, independentemente da forma como esteja a ser utilizado. Poderá ainda passar jogos do televisor para o GamePad e desfrutar de uma experiência de jogo diferente no mesmo jogo com cada comando que opte por utilizar.

A Nintendo All-Access Presentation @ E3 2012 não deixou de fora a Nintendo 3DS. A atual consola portátil da Nintendo receberá os títulos Luigi’s Mansion: Dark Moon, New Super Mario Bros. 2 e Paper Mario: Sticker Star. Mais informações sobre estes e outros jogos serão anunciadas numa apresentação separada que terá lugar já esta quinta-feira, dia 7 de junho, às 02h00. Este evento será transmitido no site da Nintendo dedicado à E3 e na sua página do Facebook.

Uma repetição da Nintendo All-Access Presentation @ E3 2012 completa, um vídeo que pretende dar uma ideia mais clara da experiência Wii U aos que não puderam estar presentes e mais pormenores sobre a Wii U e os seus jogos estão disponíveis em http://e3.nintendo.pt e http://www.youtube.com/nintendopt.

* Informação por confirmar na Europa