Optimus

Pagar um Nespresso com telemóvel já é possível com serviço pioneiro Optimus

A Optimus acaba de lançar um inovador e exclusivo serviço, pioneiro a nível mundial, que permite efetuar pagamentos através do telemóvel, utilizando as tecnologias SMS e QR Code. O projeto surge em parceria com a Nespresso, possibilita o pagamento de cafés em máquinas vocacionadas para espaços coletivos por parte de cerca de 1.200 colaboradores Optimus e faz de Portugal o primeiro país do mundo a possibilitar esta forma de pagamento para os amantes do café Nespresso.

O processo de pagamento do café é simples, bastando enviar um SMS com o código indicado na máquina, ou em alternativa, fazer a leitura do QR Code correspondente.

O pagamento dos cafés Nespresso é realizado através do “Saldo Extra”, a Mobile Wallet da Optimus, que permite a constituição de um segundo saldo para a realização de pagamentos através do telemóvel. Este saldo permite aos clientes Optimus utilizar serviços especiais, efetuar chamadas de valor único (números 760) e realizar pagamentos através do telemóvel.

O Saldo Extra é a única Mobile Wallet do mercado cujo carregamento é realizado da mesma forma que um carregamento tradicional, sem necessidade de qualquer registo ou pré-ativação. Para carregar o “Saldo Extra”, que funciona como um segundo saldo associado ao número do Cliente, basta efetuar uma recarga nas lojas Optimus, no Multibanco ou no MB Phone.

Para Nuno Lopes Gama, Diretor de Serviços Multimédia da Optimus, “se, por um lado, esta iniciativa demonstra que a Optimus está preparada para lançar autonomamente um serviço de pagamentos móveis no mercado português quando assim o entender, isso não significa, que pretendamos avançar isoladamente. A Optimus acredita que pode utilizar as capacidades aqui evidenciadas para participar ativamente na construção de um ecossistema de pagamentos que reúna os três operadores móveis em torno de uma identidade e experiência de utilização comuns, dando continuidade ao frutuoso trabalho iniciado há alguns anos em torno do serviço MB Phone – iniciativa que junta os três operadores e a SIBS – pois essa é a via que cria condições mais propícias a uma adoção expressiva dos pagamentos móveis por retalhistas e consumidores.”

O pagamento de cafés Nespresso através deste sistema está disponível em todos os edifícios da Optimus.

Criado em 2009, o Saldo Extra foi a primeira Mobile Wallet a surgir no mercado Português, estando disponível para a generalidade dos clientes móveis da Optimus.

 

Mercado dos pagamentos via telemóvel deverá crescer e fragmentar-se nos próximos anos

Segundo dados recentemente divulgados pela consultora tecnológica Gartner, as compras realizadas através do telemóvel deverão superar os 136,5 mil milhões de euros a nível mundial já este ano, alicerçados numa estimativa de 212,2 milhões de utilizadores, o que representa um crescimento de 61,9% face a 2011.

Atualmente, a maior parte das transações é feita com internet móvel, mas a Gartner acredita que num futuro próximo se observe um crescimento da tecnologia de pagamentos sem contacto NFC, registando-se paralelamente uma fragmentação de soluções e serviços.