Microsoft

Projeto português com tecnologia Kinect obtém melhor classificação de sempre na Final Mundial da Imagine Cup 2012

Timthumb

Wi-Go é o nome do projeto português que obteve o 3º lugar na Final Mundial da Imagine Cup 2012, entre quase uma centena de concorrentes. Portugal ficou, ainda, representado entre os 10 melhores na categoria de Game Design com o projeto Red Phoenix

 

  • Wi-Go é o nome do projeto português que obteve o 3º lugar na Final Mundial da Imagine Cup 2012, entre quase uma centena de concorrentes.
  • O projeto, da autoria da equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), recorre à tecnologia Kinect for Windows e visa promover e facilitar a mobilidade de pessoas portadoras de deficiência física em diferentes situações do dia-a-dia, dando-lhes a máxima autonomia possível na realização de tarefas quotidianas.
  • Portugal ficou, ainda, representado entre os 10 melhores na categoria de Game Design com o projeto Red Phoenix, um jogo 3D projetado para promover a consciência sobre os problemas ambientais que assolam o planeta. O projeto, também da autoria de uma equipa de alunos da UBI, elevou o talento e espírito portugueses no segmento de videogames. 

 

A Microsoft Corporation anunciou hoje o nome do projeto vencedor da Final Mundial da Imagine Cup, edição 2012.Portugal arrecadou a medalha de bronze na categoria principal da competição, Software Design, com o projetoWi-Go, da autoria da equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) liderada por Luís de Matos.

O projeto pretende promover e facilitar a mobilidade de pessoas portadoras de deficiência física em diferentes situações do dia-a-dia, atribuindo-lhes a máxima autonomia possível na realização de tarefas do quotidiano.

Com recurso à tecnologia Kinect for Windows, o projeto Wi-Go materializa-se num carro robótico autónomo projetado para acompanhar pessoas com mobilidade reduzida, onde quer que vão, auxiliando-as na realização de tarefas do dia-a-dia, como sendo uma simples ida ao supermercado ou o transporte de objetos.

Desenvolvido pela equipa de alunos da Universidade da Beira Interior e liderado por Luís de Matos, este dispositivo pretende auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, particularmente em situações que exijam o transporte de objetos, podendo, por isso, ser utilizado em diversas áreas e atividades, tais como uma ida ao supermercado, para o transporte de bagagem em aeroportos, ou até mesmo para o transporte de objetos entre divisões nas suas próprias casas.

Mantendo um total alinhamento com a pessoa, este dispositivo eletrónico tem a capacidade de contornar obstáculos, dando total segurança e conforto ao seu utilizador, ao mesmo tempo que une o conhecimento tecnológico e a responsabilidade civil na construção de um caminho comum para a integração de pessoas com mobilidade reduzida e, consequentemente, para a melhoria da sua qualidade de vida.

Categoria Game Design: Equipa Portuguesa Red Phoenix entre as 10 melhores do mundo

 

Para além do 3º lugar na categoria de Software Design, Portugal ficou, ainda, classificado entre os 10 melhores na categoria de Game Design com o projeto Red Phoenix, um jogo 3D projetado para promover a consciência sobre os problemas ambientais que assolam o planeta.

De acordo com José Fernandes, Diretor de Apoio ao Desenvolvimento e Academias da Microsoft Portugal“É com enorme satisfação que assistimos, pela primeira vez, à chegada ao pódio de uma equipa portuguesa na Final Mundial da Imagine Cup. Trata-se de um projeto que para além de aliar a mais recente tecnologia, cumpre de forma exemplar um dos principais critérios desta competição: ajudar a dar resposta a problemas sociais complexos e muitos atuais através do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. O Wi-Go é o sinal claro de que estamos no caminho certo, que podemos fazer mais e melhor através da tecnologia, intervindo ativamente na resposta a importantes causas sociais e humanitárias.”

“O balanço da participação portuguesa nesta 10ª edição Mundial da Imagine Cup não poderia ser mais satisfatório, na medida em que conseguimos a melhor classificação de sempre na principal categoria, o Software Design. Adicionalmente, conseguimos este ano colocar, pela primeira vez também, uma segunda equipa nestas olimpíadas do software, também oriunda da Universidade da Beira Interior e que se classificou entre os 10 melhores na categoria de Game Design. Ambas as equipas estão, por isso, de parabéns pela elevada qualidade e inovação tecnológica dos projetos apresentados”, conclui José Fernandes.

À Final Mundial da Imagine Cup, disputada este ano em Sydney, Austrália, de 6 a 10 de julho, concorreram mais de 350 estudantes de 75 países diferentes. Os projetos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: definição do problema, o design e o modelo de negócio (inovação, impacto na sociedade, eficácia, experiência de utilização), a apresentação do projeto e respetivo desenvolvimento (perspetivas de evolução da ideia e solução tecnológica apresentada), de acordo com uma escala de pontuação de 1 a 10, atribuída por cada elemento do júri internacional.

A Imagine Cup é uma competição internacional de tecnologia dirigida a estudantes universitários com fins sociais, promovida pela Microsoft Corporation. Trata-se da maior competição tecnológica à escala mundial, que mobilizou, nos últimos 10 anos desde que foi criada, 1.65 milhões de estudantes de 190 países. A iniciativa pretende encorajar os estudantes em todo o mundo a refletir sobre formas de como a tecnologia pode ajudar a resolver os mais prementes desafios da humanidade, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, com forte impacto social e humanitário, orientando e apoiando ideias que se pretende tenham viabilidade e materialização prática num futuro próximo.

A equipa portuguesa receberá um prémio pecuniário de 4,067.36€

 

Mais informações:

  1. Web imprensa Imagine Cup (internacional): http://www.microsoft.com/en-us/news/events/imaginecup/
  2. Facebook:   http://www.facebook.com/imaginecupsocialmediateam
  3. Site do projeto Wi Go: http://www.wi-go.is2you.eu/index.html
  4. Site Internacional Imagine Cup 2012: http://www.imaginecup.com/