Tech Data

Tech Data Corporation Anuncia Acordo para Adquirir Participação de Parceiro na Joint venture Brightstar Europe Limited


LISBOA, 16 de Julho de 2012 – A Tech Data Corporation, um importante fornecedor mundial de tecnologia de informação e de serviços de gestão logística, acaba de anunciar que chegou a um acordo para adquirir a participação de 50% do seu parceiro Brightstar Corp. (Brightstar) na Brightstar Europe Limited (BEL), fornecedor e distribuidor pan-Europeu de soluções integradas para a cadeia de fornecimento no sector da mobilidade. As duas empresas constituíram uma joint venture em 2007, por forma a capitalizar o crescente mercado dos equipamentos móveis e wireless na Europa. A transação encontra-se sujeita à revisão pelas entidades reguladoras e espera-se que esteja concluída durante o terceiro trimestre do ano fiscal 2013 da Tech Data.

“O nosso negócio Europeu de mobilidade é um elemento chave na nossa estratégia de diversificação para áreas de especialidade de elevado crescimento e elevado retorno,” refere Robert M. Dutkowsky, chief executive officer Tech Data Corporation. “O que começou como uma operação de raiz com a Brightstar em 2007, é já um líder bem estabelecido no mercado da mobilidade na Europa com vendas de aproximadamente 1,8 mil milhões de dólares no nosso último ano fiscal. Estamos agradecidos à Brightstar pela sua parceria e experiência ao longo dos últimos cinco anos, mas acreditamos que a propriedade total do nosso negócio de mobilidade europeu é, a longo prazo, mais proveitosa para os nossos acionistas. Esperamos trabalhar com a Brightstar no futuro em oportunidades específicas a nível europeu, bem como permanecer comprometidos com a nossa joint venture TDMobility nos Estados Unidos”

Os termos do acordo referem que a Tech Data deverá pagar à Brightstar aproximadamente 165,6 milhões de dólares pela participação da Brightstar na joint venture (refletida como “participações minoritárias” no balanço consolidado da companhia) bem como reembolsar todos os empréstimos avançados pela Brightstar à joint venture. Como resultado desta transação, a Tech Data espera registar um ajustamento que reduz o capital adicional dos acionistas em aproximadamente 92 milhões de dólares, representando o valor do prémio estimado incluído no preço de compra pago à Brightstar pela sua parte da joint venture e os custos associados inerentes à transação. O valor real do ajustamento vai variar, com base no preço final efetivo da compra, nas taxas de câmbio e nos custos reais incorridos. A Tech Data espera financiar a aquisição com base na liquidez disponível.

A BEL é uma subsidiária consolidada da Tech Data Corporation. Como tal, não se espera que a transação tenha impacto nas vendas líquidas, lucro bruto ou no lucro operacional da Tech Data no ano fiscal de 2013. Após a conclusão da transação, a parte da Brightstar do desempenho operacional da BEL, (refletido como “lucro liquido atribuível a participações minoritárias”), será eliminado, resultando num impacto positivo antecipado ao lucro liquido e ganhos por ação atribuível a acionistas da Tech Data Corporation no ano fiscal de 2013.