Canon

Canon apresenta EOS C100: qualidade profissional e flexibilidade para profissionais independentes

EOS C100 FSL w EF 24 70mm ZWAME

Lisboa, 29 de Agosto de 2012 – A Canon acaba de expandir o seu Sistema EOS Cinema com o lançamento da nova EOS C100 – uma câmara de vídeo profissional com objetivas intermutáveis compacta e versátil, desenhada para produtores independentes. Construída tendo por base a aclamada EOS C300, o novo modelo combina especificações de hardware impressionantes com várias características automáticas – tornando-a ideal para profissionais que trabalham sozinhos ou videógrafos utilizadores de EOS que pretendem iniciar-se no Sistema EOS Cinema.

Com o sensor CMOS Super 35mm de 8.3MP e com filtro Bayer da Canon como característica principal, a EOS C100 combina uma qualidade de imagem excecional com um design aproximadamente 15% mais pequeno que a avançada EOS C300. O potente sistema de imagem da câmara permite o mesmo processamento que os sistemas RGB de três chips, proporcionando uma cor excecional, gama dinâmica ampla e excelente desempenho em condições de pouca luz, enquanto o suporte NLE faz com que se adapte a vários utilizadores e objetivos de produção. Com o encaixe EF da Canon os utilizadores podem adicionar mais de 60 objetivas EF líderes na classe, e fazer experiências com as várias objetivas EF Cinema da Canon.

Sistema de câmara de primeira classe

Desenhada para oferecer qualidade e portabilidade líderes, a EOS C100 integra definições desenvolvidas de acordo com as necessidades dos produtores individuais. O seu sistema de imagem avançado utiliza um codec AVCHD bastante usado, com o sensor CMOS a filmar a uma resolução de 1920×1080 (Full HD) para cartões SD[1] a 24Mbps com amostra de cor de 4:2:0 – oferecendo qualidade de vídeo profissional nítido e vivido. Vídeo sem compressão pode também ser copiado diretamente para dispositivos externos através de um terminal HDMI integrado, com a hora e a data associadas. 

Equipada para proporcionar um desempenho excecional, a EOS C100 permite aos utilizadores captar imagens de alta qualidade para vários propósitos criativos. Suporte para taxas de enquadramento de 24/25/30p e 50/60i oferece uma maior flexibilidade e a extensão do ISO de 320-20.000 permite um maior controlo da exposição e baixo ruído em todas as condições de luz. Uma nova Gama Dinâmica Ampla em termos de cor permite filmar em situações difíceis e com elevado contraste – atingindo uma gama dinâmica de até 800% sem ser necessária maior gradação de cor na pós-produção. Adicionalmente, o Log Gamma da Canon permite gravação de vídeo de alta qualidade rico em exposição em termos de latitude e em gama dinâmica, e garante conteúdo com um aspeto consistente quando se usa outras câmaras do Sistema EOS Cinema em disparos multi-câmara.

Operação fácil para utilizadores independentes

Ao mesmo tempo que oferece um controlo totalmente manual, a EOS C100 integra novas características para apoiar o trabalho das produtoras independentes de documentários e informação noticiosa. Um novo botão One Shot AF permite aos utilizadores verificar instantaneamente a focagem, verificando automaticamente a área central da imagem antes da filmagem. A Push Auto Iris avalia a exposição e faz os ajustes necessários antes da gravação, enquanto o novo Balanço de Brancos Automático usa a potência do processador de imagem DIGIC DV III da Canon para detetar e equilibrar a cor – permitindo aos operadores centrar-se na história que pretendem captar.

Um novo interface de utilizador em forma de gráfico permite aos videógrafos ajustar as definições da câmara convenientemente usando o ecrã LCD. Os utilizadores podem afinar as definições do Gamma e o ecrã da câmara mostra curvas com o “antes” e o “depois”, enquanto as definições do Balanço de Brancos podem ser alteradas usando o joystick da câmara, com um gráfico cor/linha a mostrar a quantidade de compensação que está a ser aplicada em tempo real. Em 2013, através de uma atualização do firmware, será adicionado um suporte para focagem contínua e automática e um ajuste da íris, oferecendo um desempenho rápido e suave quando se utiliza modelos específicos da gama de objetivas EF Stepper Motor (STM) da Canon.

A EOS C100 também disponibiliza um armazenamento altamente flexível, gravando para dois cartões SD. Os utilizadores podem gravar para ambos os cartões simultaneamente com a Gravação de Slot Dupla e usar a Relay Recording para mudar automaticamente para outro cartão de memória quando o que está a utilizar fica completo. A conversão na câmara também permite aos utilizadores converter conteúdo HD gravado num cartão para resolução SD noutro cartão – ideal para utilizadores que pretendem reduzir o tamanho ou a resolução do conteúdo antes de o transferir ou alojar na web.

Design profissional, som profissional

A EOS C100 possui o mesmo conceito modular da EOS C300. Desenhada para oferecer mobilidade e durabilidade, possui uma construção robusta e leve, ideal para utilização em várias situações. A sua construção em liga de magnésio proporciona resistência e rigidez enquanto mantém o peso no mínimo, permitindo aos utilizadores desfrutar da versatilidade e da comodidade – mesmo utilizando um dia inteiro.

Um ecrã LCD multi-ângulo de 8,8cm (3.5”) amplo e de alta qualidade situa-se na parte traseira do corpo da câmara e pode ser movido para facilitar o acesso a vários botões de funções situados por detrás do mesmo. Uma pega ajustável também oferece a ergonomia das DSLRs durante os disparos manuais, e pode ser retirada quando se está a gravar em espaços apertados ou numa plataforma multi-câmara. O design de botões da câmara também foi desenvolvido tendo em conta o feedback dos utilizadores, com todos os botões de gravação a oferecer agora marcações a vermelho para uma maior comodidade durante a gravação. Podem ser personalizados até 15 botões oferecendo uma maior flexibilidade e permitindo a cada utilizador otimizar a câmara de acordo com as suas necessidades.

A EOS C100 também proporciona áudio e conectividade com qualidade profissional, suportando a gravação de som Dolby Digital AC3 ou Linear PCM de 16 bits a 48 kHz – o sinal de alta qualidade necessário para conteúdo de transmissão profissional. A câmara integra um microfone stereo, bem como dispositivos de controlo do áudio e dois terminais XLR que permitem aos utilizadores ligar microfones externos e outras fontes. A câmara também integra um novo terminal HDMI que bloqueia e que garante que os cabos se mantêm ligados durante a gravação[2].

Objetivas EF e EF Cinema – poder para criar

Parte integrante do Sistema EOS, a EOS C100 é compatível com mais de 60 objetivas EF e com as objetivas EF Cinema da Canon, e é complementada com duas novas objetivas zoom de cinema compactas e leves, a CN-E15.5-47mm T2.8 L S e a CN-E30-105mm T2.8 L S. Ambas oferecem uma mobilidade e uma qualidade impressionantes, proporcionando desempenho e valor, o que as torna excelentes opções para profissionais independentes e produtoras.

Adicionalmente, a conhecida série de objetivas EF da Canon para DSLRs oferece uma criatividade virtualmente ilimitada, com opções que vão ao encontro de qualquer orçamento. A gama EF-S integra uma seleção de objetivas de zoom compactas e leves que oferecem uma qualidade de imagem elevada a um preço acessível, enquanto o alinhamento de objetivas EF full-frame contribui para uma qualidade e flexibilidade excecional – utilizando ótica de excelência e líder na classe em várias opções de profundidade focal de 8mm to 800mm. Desde o lançamento do Sistema EOS em 1987, foram fabricadas mais de 80 milhões de objetivas EF, evidenciando a qualidade, a popularidade e a capacidade inigualável do sistema, indo ao encontro das necessidades de qualquer tipo de utilizador de fotografia e vídeo.

Canon EOS C100 – principais características:

  • Sensor CMOS Super 35mm de 8.3MP; Full HD
  • Elevada sensibilidade, baixo ruído
  • AVCHD a 24Mbps para cartões SD
  • Funções de disparo automáticas
  • Objetivas EF intermutáveis
  • Canon Log Gamma
  • Compacta, modular, leve
  • Áudio profissional
  • Fácil integração no fluxo de trabalho
  • Suporte CPS para vídeo
 

 

 

Tecnologias – EOS C100

Sensor CMOS Pro Super 35mm da Canon

 

A Canon possui um conhecimento inigualável no design e fabrico dos sensores de imagem CMOS. Em 2006, o investimento da Canon em I&D resultou na apresentação do seu primeiro sensor CMOS, desenhado para a gravação de vídeo HD. O aperfeiçoamento contínuo desta tecnologia líder na indústria resultou nos sensores CMOS a serem utilizados em toda a gama de câmaras de vídeo profissionais HD da Canon. 

 

A EOS C100 integra um sensor CMOS Super 35mm de 8.29MP, tal como a conhecida EOS C300, que foi desenhado e fabricado pela Canon. Usando um filtro de matriz Bayer, o sensor oferece imagens em Full HD para cada cor primária a partir de um único chip – proporcionando processamento de imagem comparável a um sistema RGB de três chips. Produz imagens com uma resolução de 1.000 TV linhas e o seu tamanho maior oferece a profundidade de campo superficial requerida pelos cineastas.

 

O sensor de imagem também emprega uma técnica de leitura avançada que oferece largura de banda total individual de componentes de vídeo RGB sem serem necessários algoritmos de de-bayering. Cada um destes componentes possui uma estrutura de amostra de 1920×1080 até 60 frames. A partir destes componentes de vídeo originais, é derivado um formato de 1080 linhas de forma seletiva.

 

Tendo por base o modelo Super 35mm 3-perf, o sensor CMOS Super 35mm tem um tamanho de imagem ativo de 24.4 x 13.5mm. Usa photosites de 3840×2160 para ativar a transformação optoelectrónica da imagem digital. Cada photosite é de 6.4 x 6.4 micrómetros e possui uma microlente que garante uma maior eficiência na transferência de luz para cada fotodiodo individual.

 

A EOS C100 também usa um sinal de processamento melhorado para minimizar exposições rolling shutter e para reduzir o efeito moiré. Uma leitura de alta velocidade reduz significativamente a visibilidade da inclinação vertical em objetos em movimento rápido na horizontal, a típica armadilha do sensor de imagem CMOS neutralizada pela tecnologia Canon.

 

Alta sensibilidade

 

Tal como a EOS C300, o sensor CMOS da EOS C100 foi desenhado especificamente para imagens de movimento com frame rates elevadas, oferecendo não apenas alta resolução e profundidade de campo suave, mas também alta sensibilidade com baixo ruído. Funcionando em conjunto, o sensor Super 35mm e o processador de imagem DIGIC DV III da Canon atingem uma taxa bastante elevada de sinal-ruído que permite gravações com grande detalhe e gama dinâmica, mesmo com pouca luz.

 

Processadores de imagem DIGIC DV

 

A família de processadores DIGIC DV da Canon tem vindo a evoluir e a ser melhorada para processar cada vez maiores quantidades de dados, enquanto também proporciona uma operação mais fácil aos operadores de câmara. A versão mais recente, o DIGIC DV III, oferece um processamento de alta velocidade dos sinais de vídeo Full HD gerados pela EOS C100 – que requer uma capacidade de manuseamento 5x maior que o vídeo de Definição Standard. Gerindo a grande quantidade de dados envolvida na imagem HD, o DIGIC DV III emprega um sistema de redução de ruído único. O vídeo final vai apresentar uma excelente reprodução de cor e uma ampla gama de tons.

 

Uma das principais tecnologias Canon, o DIGIC DV III contribui para um vasto leque de funções de imagem sofisticadas na EOS C100, desde ajustes Custom Picture à gravação com o Log Gamma da Canon.

 

Canon Log Gamma

 

O Canon Log é uma função de transferência não linear integrada no sistema de processamento de vídeo RGB DIGIC DV III. Esta função foi especificamente desenvolvida para facilitar a pós-produção de imagens digitais geradas pelas câmaras do Sistema EOS Cinema, de uma forma semelhante à pós-produção de imagens digitalmente transferidas a partir de filmes animados. O Canon Log assegura uma excelente reprodução dos tons em áreas com muita e pouca luz de uma imagem digital – mantendo uma gama dinâmica máxima de 800%.

 

AVCHD

 

O AVCHD (Advanced Video Codec High Definition) é uma forma de compressão de vídeo que permite que ficheiros com uma grande quantidade de dados sejam guardados em suportes digitais, como discos externos e cartões de memória flash. Com um volume de dados mais baixo, o standard AVCHD permite gravação Full HD durante períodos mais longos em comparação com outros codecs, e o conteúdo pode ser facilmente integrado nos sistemas de trabalho existentes graças à compatibilidade com vários sistemas NLE.

[1]Suporta cartões SD, SDHC SDXC

[2]Necessário um cabo HDMI compatível