Toshiba

Toshiba volta a inovar com o primeiro dispositivo pessoal de armazenamento na nuvem para a casa digital

Stor E Cloud 02 ZWAME

Com o STOR.E CLOUD é possível guardar, partilhar e transmitir os seus dados em qualquer lugar e a qualquer hora

 

Neuss, Alemanha, 30 de agosto de 2012 –  A Toshiba Europe GmbH, através da Storage Peripheral Division, anuncia na IFA, o lançamento do seu primeiro dispositivo pessoal de armazenamento na nuvem. Trata-se do STOR.E CLOUD, um hub de armazenamento fácil de usar que permite aos utilizadores guardarem as extensas bibliotecas de multimédia de uma forma segura nas suas próprias casas, com a vantagem adicional de ser possível aceder e transmitir esses arquivos remotamente através da nuvem. Desta forma, com o STOR.E CLOUD os utilizadores vão ser capazes de aceder aos dados digitais em suas casas ou em movimento através de um simples tablet, smartphone ou computador pessoal.

O STOR.E CLOUD funciona na perfeição com qualquer dispositivo eletrónico, independentemente de este funcionar com Windows, Android ou com sistemas operativos Apple iOS. Com até 3TB de capacidade, os utilizadores vão poder fazer a cópia de segurança das suas músicas a partir dos seus computadores portáteis, das suas fotos tiradas e gravadas no dispositivo tablet e ainda de transmitir filmes para as suas TV inteligentes. Por outro lado, também vão ser capazes de aceder ao STOR.E CLOUD através de qualquer dispositivo ligado à Internet e a partir de qualquer lugar no mundo. Desta forma, os utilizadores poderão mostrar fotografias dos membros da sua família, ouvir as suas próprias coleções de música na casa de um amigo ou reproduzir vídeos na TV[1].

Com as necessidades mundiais de armazenamento digital a crescerem dez vezes a cada cinco anos, é fundamental que os consumidores façam efetivamente backups dos seus preciosos dados[2]. As casas estão a tornar-se num ecossistema de dispositivos eletrónicos e os consumidores querem a liberdade de poderem partilhar dados de ecrã em ecrã, tanto dentro como também fora de casa.

Estando na vanguarda do mercado da eletrónica de consumo, a perspetiva única da Toshiba sobre as necessidades dos consumidores permitiu-lhe criar um ponto central de armazenamento para responder às necessidades dos utilizadores, ligando desta forma todos os pontos de uma casa sempre conectada.

 

Os consumidores vão poder usar o STOR.E CLOUD imediatamente graças à sua interface de utilização simples e ao processo de configuração rápida baseada em apenas três passos:

  1. Ligar o STOR.E CLOUD ao router de rede
  2. Executar o software de instalação (CD) no computador
  3. Escolher o nome do HDD, o nome de utilizador e a palavra chave.

Tudo o resto é feito automaticamente para que os utilizadores possam começar a fazer imediatamente as cópias de segurança das suas extensas bibliotecas de multimédia. As funcionalidades de configuração mais avançadas podem ser acedidas após a instalação, caso o utilizador assim o pretenda fazer.

Apesar de o armazenamento na nuvem estar a ganhar rapidamente um forte impulso, muitos consumidores ainda revelam preocupação em colocar os seus dados pessoais num dispositivo de armazenamento remoto. Ao contrário das soluções de backup online, o STOR.E CLOUD guarda os dados dos utilizadores na segurança dos seus lares e não num local desconhecido, dando-lhes assim uma forte paz de espírito. Esta sensação de segurança é complementada pela senha de ligação à internet, que garante a acessibilidade da informação a partir de qualquer lado mas sempre com um elevado nível de proteção. Ao contrário do que acontece com as aplicações de cloud pública e privada, o STOR.E CLOUD tem a capacidade de se gerir de uma forma completamente automatizada, de modo a que o conteúdo e a acessibilidade estejam sempre sob total controlo dos próprios utilizadores. Não menos importante, a solução não implica quaisquer taxas de utilização ou encargos de subscrição. 

“Embora o armazenamento na nuvem esteja a tornar-se cada vez mais popular, muitos consumidores ainda preferem as tradicionais soluções de armazenamento de hardware, pois estão preocupados com a segurança dos seus dados. O STOR.E CLOUD permite eliminar essas preocupações na medida em que combina o melhor de dois mundos: Oferece a paz de espírito de uma solução de armazenamento para usar na própria casa, mas com a capacidade de permitir o acesso à informação guardada a partir de qualquer lugar do mundo por intermédio de uma ligação à Internet”, afirmou Jorge Borges, Regional Marketing Director da Toshiba para Portugal e Espanha. 

“O STOR.E CLOUD vai permitir criar ilhas de conteúdo e juntá-las todas no seio da casa digital, disponibilizando ao mesmo tempo um meio seguro para salvaguardar os valiosos dados”, sublinhou o responsável, referindo ainda que “a Toshiba aproveitou os largos anos que tem de experiência na área da eletrónica de consumo para oferecer um hub de armazenamento centralizado que dá ao consumidor a liberdade de aceder aos dados de que precisa em qualquer momento e em qualquer lugar no mundo”.

O STOR.E CLOUD vai estar disponível a partir de outubro de 2012.

  

Especificações principais

Interface:

Ethernet RJ-45, USB 2.0

Acabamento da caixa:

Mate

Cores disponíveis:

Preto

Capacidades disponíveis:

2TB, 3TB

Sistema de ficheiros:

NTFS (MS Windows)
*A drive pode ser reformatada para o sistema de ficheiros HFS+ para uma total compatibilidade com Mac.

Alimentação:

Cabo adaptador de energia AC.
Entrada: 100-240V, 650mA
Saída: 12V – 2A
Cabeça de ligação permutável EU/UK

Dimensões:

160 (C) x 79 (L) x 191 (A) mm

Software

Toshiba Canvio Home Software

Requisitos de sistema:

• Windows® XP / VISTA® / Windows® 7
• Ligação de rede com porta Ethernet
• Ligação à Internet

 


[1] É necessário ter uma TV ou consola de jogos compatível com DLNA-DRM

[2] http://www.economist.com/node/15557443