Apple

Apple apresenta iPhone 5

O iPhone mais fino e mais leve de sempre apresenta um novo design em alumínio, um fantástico ecrã Retina de 4 polegadas, um processador A6 e tecnologia wireless ultrarrápida

SÃO FRANCISCO— 12 de setembro de 2012— A Apple apresentou hoje o iPhone 5, o iPhone mais fino e mais leve de sempre, que foi totalmente redesenhado para integrar um fantástico ecrã Retina de 4 polegadas; o processador A6 desenhado pela Apple e que garante um desempenho impar; e tecnologia* wireless ultrarrápida. Tudo isto suportado por uma bateria com uma autonomia melhorada.** O iPhone 5 traz já consigo o iOS 6, o sistema operativo móvel mais avançado do mundo que oferece mais de 200 novas funcionalidades, incluindo: a nova aplicação Maps, com cartografia criada pela Apple e navegação detalhada curva-a-curva; integração do Facebook; organização via Passbook; e ainda mais funcionalidades e idiomas para o Siri.

“O iPhone 5 é o dispositivo mais bonito que criámos”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “Conseguimos integrar uma incrível quantidade de inovação e tecnologia avançada num equipamento extremamente elegante, distinto, fino e leve, que oferece um inacreditável ecrã Retina com 4 polegadas, um processador A6 com um desempenho fantástico, um acesso wireless ultrarrápido e uma autonomia de bateria ainda melhor. Acreditamos que os consumidores vão adorar este novo modelo.”

O iPhone 5 é o smartphone mais fino do mundo, com uma estrutura feita em alumínio anodizado com 7.6 mm, cerca de 18 por cento mais fina e 20 por cento mais leve que aquela oferecida pelo iPhone 4S. Desenhado com um nível de precisão nunca antes conseguido, o iPhone 5 combina uma estrutura de alumínio anodizado com cantos biselados, e incrustações de vidro que dão a este modelo um design de destaque e acabamentos incríveis.

O novo ecrã Retina de 4 polegadas do iPhone 5 oferece ainda mais píxeis que o do iPhone 4S. Isto significa que o já fantástico ecrã Retina consegue agora exibir uma qualidade de imagem ainda melhor. Ao integrar um ecrã mais alto, mas não mais largo, o iPhone 5 é agora ainda mais fácil de usar apenas com uma mão. O utilizador poderá tocar, escrever e deslizar o dedo pelo ecrã com a mesma facilidade com que sempre fez, mas agora pode aceder a ainda mais conteúdos, incluindo fantásticas aplicações que são agora otimizadas para um ecrã Retina de maior dimensão, um ecrã panorâmico para vídeo em HD, a um calendário que exibe agora os cinco dias da semana e mais conteúdos das páginas web.

O iPhone 5 suporta também padrões wireless ultrarrápidos, incluindo a tecnologia LTE e DC-HSDPA, para que o utilizador possa navegar e fazer stream de conteúdos de uma forma ainda mais rápida. Para suportar a mais recente tecnologia LTE, a Apple avança com uma solução pioneira de single-radio LTE, que garante velocidades inacreditáveis sem qualquer compromisso para o fino e fantástico design deste novo modelo. O iPhone 5 suporta dual-band 802.11n Wi-Fi, que oferece uma experiência de navegação em wireless com velocidades até 150 Mbps.***

O novo chip A6 foi desenhado pela Apple para maximizar o desempenho e a eficiência energética deste equipamento, com o objetivo de garantir o suporte para todas as incríveis novas funcionalidades que integram o iPhone 5 – incluindo o ecrã Retina de 4 polegadas – ao mesmo tempo que assegura uma melhorada autonomia da bateria. Com até o dobro da capacidade de processamento e do desempenho gráfico, quase todas as operações feitas com o iPhone 5 serão muito mais rápidas, nomeadamente o carregamento das aplicações, das páginas web e o download de anexos recebidos no email.

A câmara iSight de 8 megapixéis, a câmara mais popular do mundo, torna-se ainda melhor com o iPhone 5. A nova câmara foi completamente redesenhada e oferece agora um incrível  desempenho ótico. No entanto, consegue ser 25 por cento mais pequena que a câmara que equipa o iPhone 4S. A nova câmara iSight do iPhone 5 possui uma cobertura de lente em safira cristalina, que para além de ser mais fina e resistente que o vidro normal, garante ainda imagens mais nítidas. A nova funcionalidade panorâmica permite a captura de imagens panorâmicas impressionantes, de alta qualidade, até 28 megapixéis. O utilizador terá apenas de movimentar suavemente, e de forma simples, a câmara pelo cenário que pretende fotografar. As novas funcionalidades de vídeo incluem maior nível de estabilização, deteção de rostos em vídeo, até 10 rostos, e ainda a possibilidade de poder tirar fotografias enquanto filma uma cena. A nova câmara frontal FaceTime HD torna as chamadas via FaceTime ainda mais nítidas, para além de que pode também ser usada para tirar autorretratos e para gravar vídeos em 720p HD video. O iPhone 5 permite ainda a partilha de fotos com amigos e familiares através do Shared Photo Streams do iCloud.

O iPhone 5 traz ainda o novo conector Lightning, mais pequeno, mais inteligente e mais resistente que os conectores anteriores. O novo conector digital Lightning disponibiliza um interface adaptável que usa apenas os sinais que cada um dos acessórios necessita. É também reversível, o que simplifica bastante a ligação dos acessórios. Um adaptador de 30 pins para o Lightning está disponível para que este novo modelo possa ser facilmente ligado a acessórios com este tipo de conectores.****

O iPhone 5 oferece ainda novas e melhoradas funcionalidades ao nível do áudio, incluindo um novo sistema de microfone direcional, de formação de feixe, que garante uma qualidade de som bastante superior e uma nova tecnologia de cancelamento de ruído que assegura uma significativa diminuição do ruído de fundo. O iPhone 5 inclui também suporte para áudio móvel de banda larga, para uma qualidade de voz mais nítida e clara e um discurso mais natural. O áudio em banda larga será suportado por mais de 20 prestadores em todo o Mundo, aquando a data de lançamento. O iPhone 5 traz ainda os novos Apple EarPods, que não só possuem agora um novo design mais ergonómico e naturalmente confortável e maior durabilidade, como também oferecem uma incrível qualidade acústica, que está tipicamente reservada para os auscultadores de gama alta.

O iPhone 5 integra já o iOS 6, o sistema operativo móvel mais avançado do mundo que oferece mais de 200 novas funcionalidades incluindo: a nova aplicação Maps com cartografia desenhada pela Apple, navegação detalhada curva-a-curva e o fantástico modo de visualização Flyover™; integração do Facebook com os Contactos e Calendário, com a possibilidade de serem efetuadas atualizações diretamente a partir do Centro de Notificação; o Passbook, a forma mais simples de conseguir manter todos os seus bilhetes e cupões no mesmo local; novas funcionalidade do Siri, incluindo o suporte para mais idiomas, acesso simplificado a resultados desportivos, recomendações de restaurantes e listagens de filmes;***** aplicações com suporte direto para o Siri e o Facebook, como a aplicação Fotos, o Safari e o Maps; e acesso ao Shared Photo Streams via iCloud®.

Preço & Disponibilidade

O iPhone 5 vai estar disponível em Branco e Prateado ou em Preto e Ardósia, e estará à venda na Apple Online Store (www.apple.com/pt), lojas de retalho da Apple e através de operadores e Revendedores Autorizados Apple seleccionados. O iPhone 5 vai estar disponível nos Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e no Reino Unido a 21 de setembro e os clientes podem fazer a pré-encomenda do seu iPhone 5 a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de setembro. O software iOS 6 estará disponível na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, enquanto atualização gratuita. Preços vão estar disponíveis aquando do lançamento.******

O iPhone 5 vai estar disponível em mais 22 países no dia 28 de Setembro, incluindo Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça.


* LTE está disponível através de operadores seleccionados. As velocidades de rede estão dependentes das redes dos operadores. Consulte o seu operador para mais informações.
** A autonomia da bateria depende das definições do dispositivo, da sua utilização e de outros fatores. Os resultados reais podem variar.
*** Baseado em velocidade teóricas. Velocidades reais podem variar.
**** Vendido em separado.
***** Nem todas as funcionalidades são suportadas em todos os países.
****** Disponibilidade varia consoante o operador.