ASUS

ASUS lança Xonar Essence One Plus Edition

PR ASUS Xonar Essence One Plus Edition with Op Amp Swap Kit ZWAME

O premiado DAC USB com amplificador de auscultadores integra agora um kit de amplificadores operacionais (Op-Amp) substituíveis permitindo aos audiófilos maior poder de modificação das características do som

Lisboa (6 de Setembro de 2012) — O conversor analógico/digital externo (DAC) e amplificador de auscultadores ASUS Xonar Essence One foi aclamado pela crítica e arrecadou um prémio CES Innovations Award em 2012 na categoria de componentes áudio, ao ser o primeiro com upsampling simétrico 8x.

Agora, o novo ASUS Xonar Essence One Plus Edition acrescenta-lhe um kit de Op-Amp com seis amplificadores operacionais – testados extensivamente – para tornar a afinação das características do som mais fácil e sem necessidade de soldagem. Ele evita, desta forma, a necessidade dos consumidores adquirirem os Op-Amps separadamente. 

 

Modificação do audio mais acessível com os seis Op-Amps integrados

Os Op-Amps desempenham um papel crítico no hardware de áudio, amplificando os sinais analógicos e determinando as características dos tons e timbre. Os audiófilos mais dedicados optam, habitualmente, por trocar Op-Amps para obterem um desempenho superior de afinação, algo que o Xonar Essence One original já permitia ao suportar onze Op-Amps substituíveis.

Esta funcionalidade que se tornou muito popular levou agora a que a equipa do Xonar testasse extensivamente mais de 100 Op-Amps diferentes no Xonar Essence One original, de modo a testarem o espectro mais amplo possível de afinação de áudio. Os seis Op-Amps que mais se destacaram pelo seu impacto nas características do som foram então seleccionados para integrar o Xonar Essence One Plus Edition, o primeiro DAC USB, a incluir um kit de troca de Op-Amps.

Ao combinar os Op-Amps originais Texas Instruments TI-NE5532 com quatro Texas Instruments TI-OPA2132PA e dois Op-Amps NS-LM4562NA, esta edição especial permite cinco opções únicas de personalização de tons. O kit inclui ainda uma mola de substituição de IC, uma chave de fendas e um guia de troca dos Op-Amps no qual são partilhadas várias dicas e conselhos baseados na investigação e nos testes realizados pela equipa Xonar. Tal permitirá tornar a troca de qualquer um dos onze Op-Amps pré-existentes num processo simples e obter-se assim uma modificação rápida do áudio em função das preferências pessoais. Este kit oferece ainda compatibilidade com outros produtos Xonar, incluindo o Xonar Essence ST/STX, o Xonar Xense e o Xonar DS/DSX.

 

Reprodução nítida e precisa dos detalhes do som

Com upsampling simétrico 8x a 32-bit, o Xonar Essence One Plus Edition proporciona um áudio de elevada resolução sem perdas, criando um desempenho real e detalhado na música e em outras aplicações. Com o amplificador de auscultadores optimizado de 600ohm integrado pode ser utilizado com qualquer headset profissional actualmente disponível no mercado, garantindo aos clientes que pretendem uma fruição pessoal do áudio um som com impacto genuíno, nítido e com elevado detalhe.

Na nitidez, o Xonar Essence One Plus Edition mantém as especificações elevadas – SNR de 120dB – eliminando as distorções e ruídos indesejados. Isto é apoiado pela tecnologia exclusiva Asus Hyper Grounding que separa os sinais analógicos e digitais, anulando a interferência electromagnética -EMI- permitindo um som mais puro.

Em termos de fonte de alimentação, o seu design com fonte interna dedicada previne perdas e dá os componentes a energia que necessitam para atingirem o melhor desempenho, ao mesmo tempo, que se reduzem as interferências e as flutuações graças às condições da linha AC. A Asus integrou ainda um condensador WIMA (fabricado na Alemanha), um dos mais conceituados componentes para os entusiastas do áudio que procuram um som mais quente, nítido e equilibrado. Entre as restantes especificações técnicas, incluem-se a transferência assíncrona de dados para eliminar o jitter e saídas XLR equilibradas que permitem uma associação fácil a equipamentos de áudio profissional. 

 

Especificações

SNR

120dB

Frequency response (3dB, 24-bit/192KHz output)

<10Hz to 48KHz

Input source

USB 2.0/SPDIF

Sample/bit rate support

44.1KHz/48KHz/88.2KHz/96KHz/176.4KHz/192kHz @16-bit/24-bit

Main DAC

TI PCM1795

Headphone amplifier

NS LME49600TS, optimized for 600ohm impedance

Analog playback sample rate and resolution

44.1KHz/48KHz/88.2KHz/96KHz/176.4KHz/192KHz @16-bit/24/32-bit

Upsampling capability

Up to 352.8KHz (44.1KHz/88.2KHz/176.4KHz input) or 384KHz (48KHz/96KHz/192KHz input), 32-bit

Outputs

Balanced XLR line-out

1/4” headphone=out

Unbalanced RCA line-out

Op-Amp swap kit contents

 

Op-Amps (recommended for swapping I/V and buffer slots):                  

4 x TI Burr-Brown OPA2132PA

2 x NS LM4562NA             

Tool kit:

1 x screw driver

1 x IC clamp

1 x Op-Amp swap guide