Canon

Canon apresenta a PowerShot G15 com abertura f/1.8 e a PowerShot SX50 HS, a primeira câmara compacta com zoom ótico de 50x

Lisboa, 17 de Setembro de 2012 – A Canon apresenta a PowerShot G15 e a PowerShot SX50 HS – duas novas câmaras compactas que demostram a competência da Canon no design de objetivas da próxima geração. A PowerShot G15 integra a nova objetiva com abertura f/1.8-2.8 e zoom de 5x, a objetiva mais luminosa presente num modelo Powershot G até à data, capaz de oferecer aos fotógrafos uma abertura extra ampla em toda a gama focal da câmara. Por sua vez, a PowerShot SX50 HS é a primeira câmara fotográfica compacta da Canon a integrar um zoom ótico de 50×1, oferecendo controlo manual avançado e suporte para formato RAW.

Desenvolvidas para utilizadores avançados que procuram qualidade premium, desempenhos líderes na classe e corpos compactos, os dois modelos PowerShot integram tecnologias de imagem Canon reconhecidas, produzindo fotos e vídeos Full HD de qualidade superior. Ambas integram também o aclamado Sistema HS, que proporciona excelente desempenho com situações de luz fraca e níveis de ruído excecionalmente baixos em todas as condições. O Estabilizador de Imagem ótico da Canon com IS Inteligente garante nitidez em todos os níveis de zoom da câmara, enquanto o controlo manual e o suporte para ficheiros RAW oferece aos fotógrafos um controlo máximo sobre a forma como as imagens são captadas e editadas na pós-produção.

Design de objetivas da próxima geração

A PowerShot G15 e a PowerShot SX50 HS possuem objetivas Canon inovadoras e precisas que dão origem a vastas possibilidades criativas. A PowerShot G15 integra uma objetiva f/1.8-2.8, que foi desenvolvida com um novo vidro extremamente refrativo com um revestimento exclusivo com material variado, desenhado para lidar com comprimentos de onda da luz específicos na escala nanométrica. O seu zoom ótico de 5x oferece uma versatilidade impressionante, proporcionando uma abertura f/1.8 numa grande angular de 28mm e uma abertura f/2.8 na profundidade focal máxima de 140mm. Isto oferece aos fotógrafos uma liberdade adicional para fotografar com pouca luz, usar velocidades do obturador rápidas para congelar a ação ou adicionar ambiente às imagens usando uma menor profundidade de campo, em toda a gama de zoom da câmara.    

Para fotógrafos que pretendem captar o detalhe de motivos distantes, a PowerShot SX50 HS integra o zoom ótico mais potente da Canon numa câmara compacta. Uma construção ótica líder na classe integra 13 elementos, com três lentes UD incorporadas em 10 grupos óticos – proporcionando um desempenho excecional em toda a gama do potente zoom ótico de 50x. Um renovado Motor Ultrasónico (USM) e um Motor Voice Coil (VCM) garantem zoom rápido e quase silencioso quando se muda da grande angular de 24mm até ao alcance máximo de 1200mm[1], enquanto o ZoomPlus expande digitalmente o zoom para 100x mantendo a excelente qualidade de imagem.

O Zoom Framing Assist melhorado da PowerShot SX50 HS integra agora as funções de Pesquisa e Bloqueio, que foram desenvolvidas para ajudar os fotógrafos a localizar e bloquear motivos em telefotografia. Os utilizadores podem pressionar o botão de Pesquisa localizado na objetiva, que faz com que a objetiva faça zoom out para reposicionar os motivos. Uma vez localizado o motivo, os utilizadores podem largar o botão e a objetiva volta a à profundidade focal telefotográfica. Adicionalmente, o botão de Bloqueio pode também ser usado para ativar um modo IS ótico potente que mantém o motivo enquadrado enquanto a foto é tirada.   

Excelente nitidez com o Estabilizador de Imagem ótico

A tecnologia de Estabilização de Imagem ótica da Canon líder na indústria e presente em ambos os modelos combate as trepidações da câmara, evitando a desfocagem em fotos e conteúdo de vídeo em movimento. Os estabilizadores de imagem óticos de 4-stops (PowerShot G15) e 4.5-stops (PowerShot SX50 HS) asseguram nitidez e detalhe quando se fotografa a uma profundidade focal telefotográfica ou com pouca luz. Adicionalmente, o IS Inteligente deteta automaticamente a situação de disparo e aplica o modo de Estabilização de Imagem adequado de entre sete possíveis. A PowerShot SX50 HS também integra um novo e avançado modo IS Dinâmico para gravar vídeo enquanto o utilizador se desloca.

Qualidade de imagem e velocidade premium

Ambos os modelos integram o Sistema HS da Canon – uma combinação de um sensor CMOS de 12.1 megapixels de alta sensibilidade e de um potente processador de imagem DIGIC 5. A PowerShot G15 possui o novo sensor CMOS de tipo 1/1.7 de alta sensibilidade da Canon que proporciona uma ainda maior entrada de luz que o seu antecessor, resultando numa flexibilidade impressionante nos disparos com pouca luz. Disparos a velocidades até 12.800[2] de ISO permitem usar velocidades do obturador e disparos contínuos mais rápidos, mesmo em condições de pouca luz. O potente processador DIGIC 5 presente em cada modelo foi também melhorado para se conjugar perfeitamente com os sensores de alta resolução, mantendo o ruído da imagem no mínimo em todas as condições de luz.

Os sistemas de Auto Focagem (AF) melhorados em ambos os modelos tornam fácil captar fotos perfeitamente focadas. A velocidade da AF[3] da PowerShot G15 oferece um desempenho excecional – apenas 0,17 segundos em grande angular – representando uma melhoria de 53%[4] em comparação com a PowerShot G12, tornando-a na câmara compacta da Canon mais rápida até à data.

O modo Burst HQ de alta velocidade, disponível em ambos os modelos, também permite a captura de imagens de sujeitos em movimento rápido com elevada qualidade e alta resolução. A PowerShot SX50 HS capta ação a 13 disparos/segundo, perfeita para fotografia de vida selvagem, enquanto os 10 disparos/segundo da PowerShot G15 são ideais para captar ação de ritmo acelerado.

Flexibilidade criativa com controlo manual e modos automáticos

Oferecendo níveis de controlo manual semelhantes aos encontrados nas EOS DSLRs da Canon, ambas as câmaras permitem aos fotógrafos ajustar definições como a abertura, a velocidade do obturador, o equilíbrio de brancos e a sensibilidade do ISO. O RAW em ambos os modelos inclui agora suporte para multi-aspeto, permitindo aos fotógrafos explorar diferentes níveis de aspeto na pós-produção.

Várias funções de disparo automáticas incluídas contribuem também os utilizadores conseguirem o melhor disparo. O modo Automático Inteligente usa a tecnologia de deteção de cenário avançada e seleciona a definição mais apropriada de entre 58 diferentes, enquanto o Face ID reconhece rostos de amigos e família pré-registados e ajusta as definições adequadas para assegurar que aparecem sempre no seu melhor. O Equilíbrio de Brancos Multiárea ajusta automaticamente os tons de cor em imagens captadas no exterior com diferentes fontes de luz, logo as imagens ficam mais naturais. 

Desenhada para fotógrafos profissionais

A PowerShot G15 possui as características de design da série PowerShot G, oferecendo um excelente manuseamento para uma utilização diária. O seu corpo em alumínio leve e robusto é aproximadamente 17% mais pequeno que o da PowerShot G12, tornando-a num complemento ideal para uma câmara DSLR.

Desenvolvida para uma operação rápida, a PowerShot G15 integra um controlo de dois níveis no topo, um controlo frontal, um botão de Gravação de Vídeo dedicado e botões de atalho para tornar fácil o acesso e ajuste das definições da câmara entre disparos. O ecrã LCD PureColor II G de 7,5 cm (3.0’’) ideal para composição e visionamento, com um ângulo de visão amplo e um revestimento em vidro temperado, oferece durabilidade e visibilidade melhoradas. Para visualizar a composição em tempo real, o visor ótico proporciona uma experiência de disparo mais tradicional.

Desenvolvida para oferecer os benefícios de uma DSLR numa forma mais compacta, a PowerShot SX50 HS possui um design angular com um punho seguro e ideal para disparo com ultra zoom. Excecionalmente compacta para a flexibilidade do zoom ótico de 50x, a PowerShot SX50 HS dispõe de um painel de controlo de fácil acesso e navegação através do sistema de menu, bem como botões a um toque incluindo um botão de Gravação de Vídeo dedicado. Um Visor Ótico, combinado com um ecrã LCD PureColor II VA rotativo de 7,1cm (2.8’’), permite aos utilizadores enquadrar os seus disparos de acordo com o seu estilo e fotografar em diferentes ângulos.

Vídeos Full HD instantâneos

Perfeitas para captar vídeo de grande nitidez, a PowerShot G15 e a PowerShot SX50 HS suportam gravação de vídeo Full HD (1080p) a 24fps. Os zooms óticos das câmaras podem ser utilizados durante a gravação, enquanto a AF nos vídeos também garante que os motivos aparecem nítidos e focados. Ambos os modelos também gravam som stereo de alta qualidade.

Faça experiências com os acessórios Canon

Os novos modelos PowerShot são compatíveis com vários acessórios Canon, permitindo aos utilizadores aumentar o seu kit fotográfico. Uma sapata permite aos fotógrafos fazer experiências criativas com o flash usando a gama de flashes Speedlite da Canon, enquanto os Adaptadores de Filtros de Lentes oferecem compatibilidade com os filtros da gama EOS da Canon. Ambos os modelos são compatíveis com o Controlador Remoto RS-60E3, perfeito para controlar longas exposições ou fotografar à noite, reduzindo as trepidações da câmara. Está também disponível uma nova Caixa Estanque WP-DC48 para a PowerShot G15 – perfeita para utilizadores que gostam de fotografar a vida marinha.

PowerShot G15 – principais características:

  • Objetiva de 28mm, com abertura f/1.8-2.8 e zoom de 5x
  • CMOS de 12.1 MP CMOS; Sistema HS com DIGIC 5
  • IS Inteligente de 4-stops
  • LCD de 7,5 cm (3.0”); OVF
  • Controlo frontal, Totalmente Manual, RAW
  • Vídeos Full HD, HDMI-CEC
  • Auto focagem rápida
  • Automático Inteligente e Face ID
  • Modo HDR
  • Vários acessórios

PowerShot SX50 HS – principais características:

  • Zoom ultra grande angular de 50x
  • Estabilizador de Imagem ótico de 4.5-stops. IS Inteligente
  • Sistema HS de 12.1 MP com DIGIC 5
  • Full HD, HDMI
  • LCD rotativo de 7,1 cm (2.8″), EVF
  • Modos manuais, RAW
  • Zoom Framing Assist melhorado
  • Automático Inteligente, WB Multi-área
  • Burst HQ de alta velocidade

 

 Tecnologias – PowerShot G15 e PowerShot SX50 HS

 

 

 

 

Objetiva grande angular de 28mm com abertura f/1.8-2.8, zoom ótico de 5x (PowerShot G15)

 

Desenvolvida segundo os processos e padrões de qualidade utilizados no fabrico das objetivas profissionais, a PowerShot G15 possui uma objetiva grande angular de 28mm e zoom ótico de 5x com uma abertura ampla de f/1.8-2.8, permitindo uma maior entrada de luz do que os modelos anteriores. 

 

A objetiva da PowerShot G15 usa o novo vidro extremamente refrativo com um revestimento único com vários materiais, desenvolvido para atingir comprimentos de onda de luz específicos à escala nanométrica. O vidro e o revestimento contribuem para uma abertura mais luminosa em todos os níveis de zoom, reduzindo o efeito fantasma e os reflexos nas imagens mesmo ao usar uma grande abertura.

 

A nova objetiva oferece uma série de benefícios incluindo a capacidade para usar velocidades do obturador mais rápidas e para reduzir a desfocagem, mesmo quando se está a usar o zoom ótico de 5x no máximo. A ampla abertura também permite aos utilizadores fazer experiências com a profundidade de campo, especialmente em profundidades de campo mais superficiais, para produzir fundos desfocados com aspeto profissional.

 

A objetiva integra ainda o renovado Estabilizador de Imagem ótico com a tecnologia IS Inteligente, que se combina com a ótica de alta qualidade para captar imagens nítidas, de alta resolução e com a mínima desfocagem.

 

 

 

Objetiva grande angular de 24mm, zoom ótico de 50x (PowerShot SX50 HS)

 

A PowerShot SX50 HS é a primeira câmara compacta da Canon a dispor de um zoom ótico de 50x, que oferece uma distância focal equivalente de 24-1200mm. A construção compreende 13 elementos em 10 grupos, dos quais três lentes são UD e uma outra que é asférica dos dois lados.

 

 

Autofoco

 

A PowerShot G15 e a PowerShot SX50 HS utilizam algoritmos AF novos e mais eficientes, oferecem uma maior velocidade na leitura dos dados do sensor e sequências revistas, dando a ambas as câmaras uma maior velocidade AF em comparação com as suas antecessoras. A velocidade da leitura dos dados do sensor foi melhorada através do aumento da frame rate na leitura, e os novos modelos processam agora múltiplas sequências simultaneamente.

 

A PowerShot G15 é o modelo da série PowerShot G mais rápido até à data, oferecendo uma velocidade AF de 0,17 segundos[1] em grande angular, uma redução de 53% em comparação com a PowerShot G12. O intervalo de tempo de disparo total foi reduzido em 45%, em comparação com a PowerShot G12 e é agora de 0,22 segundos.

 

A PowerShot SX50 HS oferece uma velocidade AF de 0,19 segundos1 em grande angular, uma redução de 50% em comparação com a sua antecessora, a PowerShot SX40 HS. Adicionalmente, o intervalo de tempo de disparo total foi reduzido em 44% para 0,25 segundos.

 

 

 

ZoomPlus

 

O ZoomPlus é uma tecnologia de zoom digital que permite aos utilizadores ampliar a gama de zoom ótico da sua câmara e posicionar-se mais perto dos motivos mantendo a qualidade da imagem. O ZoomPlus usa algoritmos avançados de processamento da imagem digital para tirar partido da alta resolução da imagem oferecida pelo sensor e pelo processador DIGIC, mantendo a qualidade de imagem muito acima da oferecida pelo zoom digital standard. O ZoomPlus aumenta o alcance do zoom para 10x na PowerShot G15 e na PowerShot SX50 HS para 100x. 

 

Para ajudar os utilizadores a identificar que modo de zoom está a ser aplicado, a barra de zoom no ecrã está dividida em três secções. A primeira secção mostra o zoom ótico gerado pela lente da câmara e a segunda secção, a amarelo, mostra o nível de ZoomPlus que está a ser usado. Uma terceira secção, a azul, mostra o zoom digital standard, que oferece uma maior magnificação com um decréscimo na qualidade da imagem.

 

 

 

Zoom Framing Assist melhorado (PowerShot SX50 HS)

 

Esta versão melhorada do Zoom Framing Assist integra agora dois botões, Bloqueio e Pesquisa, que estão localizados no anel da objetiva, permitindo um acesso fácil durante longas exposições com zoom. Pressionando o novo botão de Pesquisa, a câmaras faz zoom out rapidamente, permitindo aos fotógrafos reposicionar o sujeito e voltar a enquadrá-lo assim que o botão é largado, antes do disparo. O novo botão de Bloqueio ativa um modo de Estabilização de Imagem ótica potente para garantir que, quando se está a fotografar com o zoom no máximo, o sujeito se mantém no enquadramento, permitindo que se tire a foto.

 

 

 

IS Inteligente

 

O IS Inteligente é uma tecnologia que permite à câmara detetar a situação de disparo e selecionar o modo de Estabilizador de Imagem ótico mais apropriado para evitar a desfocagem. Como a origem do movimento da câmara pode mudar de acordo com a situação de disparo há sete diferentes modos IS que podem ser usados:

 

  • IS Normal: este modo de Estabilização de Imagem padrão é apropriado para fotografia onde as trepidações da câmara mais comuns são corrigidas. Dependendo da profundidade e distância focal do sujeito, a câmara irá aplicar o nível de correção angular (rotativa) e de movimento apropriado para obter os melhores resultados.
  • IS Panning: quando está a captar um sujeito em movimento, como um ciclista ou carros de corrida, este modo deteta o movimento de arrastamento e aplica o Estabilizador de Imagem no eixo oposto para assegurar que o sujeito se mantém nítido e que o efeito de movimento é suave. 

 

  • IS Macro: corrige movimentos angulares e trepidações que muitas vezes ocorrem quando se está a fazer close-ups de motivos como flores.
  • Modo tripé: quando a câmara deteta que está fixa num tripé, o modo tripé desliga automaticamente o Estabilizador de Imagem porque não é necessário.
  • IS Dinâmico: durante a gravação de vídeos, este modo produz conteúdo de vídeo nítido compensando as pequenas vibrações que ocorrem quando os utilizadores estão a filmar em movimento.
  • IS Powered: quando os utilizadores estão a gravar vídeos de sujeitos distantes com o zoom telefotográfico no máximo, este modo é usado para assegurar que o sujeito se mantém nítido, combatendo as mais extremas trepidações da câmara originadas quando se está a usar a definição telefotográfica.
  • IS Dinâmico e Macro: este modo é ativado quando se está a filmar motivos macro e corrige zonas desfocadas causadas pelos movimentos típicos da fotografia macro.

 

 

 

A PowerShot SX50 HS também possui o modo IS Dinâmico otimizado que combate o movimento de rotação e inclinação, que pode ocorrer quando se está a filmar em movimento.

 

 

[1] Equivalente a 35mm

[2]A PowerShot G15 consegue fotografar até 12.800 de ISO. A PowerShot SX50 HS consegue fotografar até 6.400 de ISO

[3] Baseado no novo standard da CIPA

[4] Em comparação com os 0.36 segundos na grande angular de 28mm da PowerShot G12. A definição do tempo da AF está de acordo com as novas regras da CIPA (estabelecidas em Abril de 2012).