Canon

Canon comemora os 25 anos do seu Sistema EOS

EOS25th ZWAME

Lisboa, 26 de Setembro de 2012 – A Canon assinalou hoje em Lisboa, o 25º aniversário do seu reconhecido Sistema EOS, num evento que teve lugar no Torreão da Ala Nascente do Terreiro do Paço. Para a iniciativa dirigida a clientes e parceiros da marca em Portugal, foi criada uma exposição dedicada às muitas dezenas de câmaras EOS e objetivas EF Canon lançadas no decurso dos últimos 25 anos. Em representação de duas gerações de fotógrafos portugueses de renome, Joel Santos, recentemente nomeado Embaixador Canon, e Eduardo Gageiro deram os seus testemunhos relativamente à sua experiência enquanto utilizadores dos equipamentos EOS da Canon.

Desde a sua criação em 1987, o Sistema EOS cresceu até se tornar na mais completa gama de câmaras reflex digitais (DSLR), objetivas intermutáveis e acessórios, preferida por fotógrafos de todo o mundo.

A designação EOS, abreviatura de “Electro Optical System” é também o nome da deusa do amanhecer. O Sistema EOS da Canon que deu os seus primeiros passos em 1987 com o lançamento da câmara SLR EOS 650 e de três objetivas EF intermutáveis, foi o primeiro sistema de montagem eletrónica do mundo, representando uma nova geração de câmaras reflex com focagem automática.

Na época das câmaras analógicas de película, os modelos reflex EOS alcançaram grande êxito junto dos mais diversos tipos de utilizadores graças às tecnológicas inovadoras e ao seu design que evidenciavam conceitos-chave como a velocidade e a facilidade de utilização. Durante esse período, a Canon foi pioneira no desenvolvimento de muitas inovações tecnológicas que tornaram possível, em 1989, o lançamento de um modelo profissional de topo, a EOS-1. Em 1993, a empresa continuou a expandir o número de utilizadores com o lançamento do modelo, leve e compacto, EOS 500.

Após a apresentação da EOS D30 em 2000, quando a popularização das câmaras digitais SLR já se encontrava em pleno auge, a Canon desenvolveu tecnologias avançadas próprias como sensores CMOS e os seus processadores de imagem digital DIGIC de elevado desempenho, de modo a poder oferecer produtos que cumprissem totalmente os princípios chave da marca: alta velocidade, facilidade de utilização e elevada qualidade de imagem.

Com os recentes lançamentos da EOS M e do topo de gama EOS 6D que se destacam pela excelente qualidade de imagem e funções de vídeo, o portfólio de câmaras SLR digitais da Canon vai ao encontro das necessidades de utilizadores de todos os níveis, desde fotógrafos profissionais a entusiastas com pouca experiência.

Adicionalmente, a série de objetivas EF intermutáveis da Canon, apresentadas com o sistema de câmara EOS SLR, detêm uma posição de liderança na indústria. As objetivas EF utilizam algumas das tecnologias óticas mais avançadas da Canon como o Motor Ultrasónico (USM), Estabilizador de Imagem (IS), Revestimento da Estrutura de Sub-Comprimento de Onda (SWC), a tecnologia antirreflexo e elementos Óticos Difrativos (DO) multicamadas. A atual gama de objetivas EF é formada por mais de 60 modelos que possibilitam uma ampla diversidade de expressões criativas.

Além disso, com o recente lançamento do Sistema EOS Cinema, constituído por equipamentos cinematográficos digitais, o Sistema EOS da Canon passou a permitir a produção de cinema profissional e outras aplicações de vídeo de alto nível.

A Canon vai continuar a aperfeiçoar as suas diversas tecnologias de imagem com base nas suas principais tecnologias óticas, visando produzir câmaras e objetivas excecionais e fiáveis capazes de satisfazer as necessidades específicas dos diferentes grupos de utilizadores, e contribuir, simultaneamente, para a expansão da cultura de imagem fotográfica e de vídeo.