HP

HP Agiliza a Transição das Empresas para a Cloud

A solução HP CloudSystem, otimizada para Microsoft Windows Server 2012, oferece aos clientes uma experiência de fornecedor único

 

Lisboa, 24 de setembro de 2012 — A HP acaba de anunciar a expansão da sua gama de soluções Converged Cloud com ofertas conjuntas da HP e da Microsoft que permitem simplificar e melhorar em todos os aspetos a jornada dos clientes em direção à cloud privada.

A iniciativa Joint Private Cloud da HP e da Microsoft garante o acesso a soluções otimizadas e previamente integradas, baseadas num intensivo desenvolvimento conjunto de tecnologia e que oferecem um ponto único de contacto em termos de ciclo de vida das vendas e do suporte.

Embora as organizações estejam a ser atraídas pela flexibilidade e pelos benefícios financeiros da cloud, elas estão preocupadas em definir a melhor forma de começar rapidamente e em como endereçar áreas de risco tais como a perda de dados, a segurança e a dependência de fornecedor. Ao oferecer um caminho claro, com provas dadas e que disponibiliza ao cliente o acesso a uma experiência de fornecedor único, a HP e a Microsoft estão a simplificar e a agilizar a evolução das empresas para o cloud computing.

“O lançamento da solução HP CloudSystem, otimizada para Microsoft Windows Server 2012 irá permitir a qualquer organização ter acesso aos benefícios da implementação de uma Converged Cloud de uma forma fácil e imediata, completamente integrada e entregue por um fornecedor único; a solução é construída sobre infraestrutura convergente HP e software Microsoft ambos líderes nos seus segmentos de mercado”, afirma Fernando Rio Maior, Líder da Equipa de Pré-venda da HP Portugal.

“Com uma arquitetura virtualizada e automatizada, esta solução utiliza a mesma plataforma de gestão e operação para o aprovisionamento de serviços de infraestrutura e aplicações. Atualmente, muitas empresas nacionais já possuem algumas componentes de infraestrutura e acordos de licenciamento desta solução nos seus datacenters, o que poderá ser uma oportunidade para acelerar ainda mais a adoção desta nova forma de entregar e utilizar as tecnologias de informação, trazendo mais competitividade e inovação às empresas nacionais”, acrescenta o mesmo responsável da HP Portugal.

O acordo entre a HP e a Microsoft tem por base a estratégia HP Converged Cloud, alargando o poder da nuvem da infraestrutura, às aplicações e informação, de forma a proporcionar aos clientes capacidade de escolha, confiança e consistência. Sendo uma estratégia pioneira e representando o primeiro portefólio da indústria que tem na sua base uma única arquitetura aberta, a HP Converged Cloud permite a integração de qualquer combinação de nuvem privada, gerida e pública, bem como das TI tradicionais.

A nova iniciativa Joint Private Cloud da HP e da Microsoft inclui:

  • Agilização da implementação de entrada na cloud graças às novas soluções e arquiteturas de referência previamente integradas
  • Gestão simplificada, transversal a todos os ambientes, quer físicos, quer virtuais, através de uma integração de gestão abrangente
  • Compromisso de confiança através de um só ponto de contacto, com o Windows Server 2012 e o Microsoft System Center 2012 SP1 a serem disponibilizados diretamente através da HP

 

“À medida que os clientes caminham para as clouds privadas, eles procuram uma abordagem simplificada que permita minimizar os riscos, aumentar a flexibilidade das organizações e promover uma maior economia de custos”, revela Stephen DeWitt, senior vice president do Enterprise Group da HP. “Através desta relação com a Microsoft, estamos a oferecer aos clientes uma experiência de confiança e através de um só ponto de contacto que lhes permita ter uma rampa de fácil acesso para a cloud”, sublinha o responsável.

“Tendo em conta que o Windows Server 2012 foi construído a partir da cloud, ele representa um salto de transformação para os negócios. As soluções HP Converged Cloud com Windows Server 2012 oferecem aos clientes um caminho claro para que possam ir além da virtualização e acelerar a sua viagem para a nuvem “, sustenta Michael Park, corporate vice president de Windows Server Marketing da Microsoft. O responsável acrescenta ainda que “com este acordo que envolve a cloud privada, e com base nos mais de 30 anos de provas dadas em termos de cooperação, a HP e a Microsoft assumem um forte compromisso no sentido de ajudarem os seus clientes a atingir o sucesso das suas organizações à medida que experimentam os benefícios da cloud”.

 

O caminho mais rápido para a cloud privada

A oferta alargada HP Converged Cloud inclui a integração de soluções HP CloudSystem e Microsoft para ajudar os clientes a transformarem rapidamente os recursos virtualizados em ambientes self-service de clouds privadas ou híbridas. A oferta HP CloudSystem otimizada para Microsoft oferece um time to value mais rápido através do acesso a soluções comprovadas e previamente integradas, onde se incluem a Infraestrutura Convergente HP, a gestão da cloud pela HP, o Windows Server 2012 e o Microsoft System Center 2012 SP1.

Com a solução HP CloudSystem otimizada para a Microsoft, os clientes podem simplificar e agilizar quer o design de serviços, quer os processos de aprovisionamento, usando modelos comprovados baseados nas melhores práticas, tais como os HP Cloud Maps, e ainda eliminar praticamente todos os riscos comuns associados a implementações de cloud. Esta solução também inclui o aumento da eficiência na gestão de armazenamento com thin provisioning autonómico da HP 3PAR, data tiering automatizado e funcionalidades de mobilidade de dados sem interrupções.

Além disso, e para as empresas de média dimensão que procuram um ponto de entrada económico no cloud computing, a HP e a Microsoft têm trabalhado em conjunto para oferecer uma HP Departmental Private Cloud Reference Architecture de dois nós. Esta solução combina a Infraestrutura Convergente HP com funcionalidades como “shared nothing” live migration, réplica de Hyper-V e outras capacidades inovadoras do Windows Server 2012, otimizando o equilíbrio em termos de preço e de simplicidade com desempenho, facilidade de gestão e alta disponibilidade.

 

Capacidade de gestão inovadora

As soluções integradas HP CloudSystem incluem uma interoperabilidade abrangente entre os softwares de gestão HP Insight Management e Microsoft System Center, o que garante ao System Center a capacidade para implementar, monitorizar e atualizar a infraestrutura HP sem que o administrador tenha de alternar entre várias consolas. 

A integração entre HP e Microsoft permite que as empresas possam:

  • Poupar tempo e economizar nos custos de formação, ao mesmo tempo que consolidam as operações com mais de 1.400 pontos de integração entre HP Insight Control e Microsoft System Center (1)
  • Reduzir o risco e eliminar a necessidade de downtime planeado, com um firmware não disruptivo e “cluster-aware” e atualizações de drivers para os servidores HP ProLiantGarantir uma criação de volumes até sete vezes mais rápida e uma migração live de storage com um impacto mínimo na rede, através da utilização de offload data transfer (ODX) com HP 3PAR e Windows Server 2012 (2)
  • Permitir que os departamentos de TI possam movimentar máquinas virtuais entre sites distantes entre si até 100 quilómetros, sem disrupção para os utilizadores finais.

 

Eliminar a complexidade

Os clientes podem solicitar toda a solução HP CloudSystem otimizada para Windows Server e Microsoft System Center diretamente a partir da HP ou através de um revendedor autorizado HP. Os clientes obtêm assim um único ponto de contacto para as suas soluções HP-Microsoft, incluindo a aquisição, a implementação, a integração e a manutenção, bem como o necessário suporte para melhorar a experiência do cliente e agilizar o tempo de resolução. Além disso, a HP vai poder oferecer aos clientes as soluções Windows Server 2012 e System Center 2012 a um preço equiparado aos acordos existentes de clientes com o Microsoft Enterprise Agreement, o que faz com que a HP seja capaz de disponibilizar uma oferta com o mesmo nível de preço e com o valor de transação de uma solução end-to-end.

 

A Arquitetura de Referência HP Departmental Private Cloud

A oferta HP Departmental Private Cloud Reference Architecture beneficia de uma entrega otimizada através dos parceiros de canal da HP. Como parte integrante do seu acordo plurianual que envolve cloud e gestão, a HP e a Microsoft reservaram uma significativa capacidade de financiamento para apoiar programas de cloud de parceiros, incentivos, marketing, geração de procura, formação em vendas e de implementação da HP Departmental Private Cloud.

 

Preço e disponibilidade

Para os clientes da HP que adquirirem soluções de cloud e virtualização que incluam o Windows Server e o Microsoft System Center, o preço da HP será equiparado ao atual acordo Enterprise ou Select Plus.

As soluções Select HP Converged Cloud, incluindo a HP Departmental Private Cloud Reference Architecture, já estão disponíveis através da HP e dos seus parceiros de canal em todo o mundo.

As soluções que requerem o Systems Center 2012 SP1 vão estar disponíveis no início de 2013.

Estão disponíveis informações adicionais em Windows Server 2012.


(1)  Baseado em estimativas de vendas internas da HP do HP CloudSystem e de outras soluções de cloud.

(2)  Resultados dependem da largura de banda da rede IP, dos modelos de servidor e array, tipos de discos e respetivas velocidades de rotação, número de drives e outros fatores baseados em testes e análises internas da HP.