HP

HP Aumenta a Performance das Aplicações com Tecnologia Solid State para HP 3PAR

Hp logo

A integração entre os sistemas de storage HP 3PAR e os servidores HP ProLiant maximiza o potencial da tecnologia de solid state, potenciando a redução de custos

Lisboa, 26 de setembro de 2012 — A HP acaba de anunciar a nova configuração Solid State Drive (SSD) do sistema HP 3PAR P10000 Storage para empresas que necessitem de melhorar o desempenho aplicacional e complexidade e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais dos sistemas de Tecnologia de Informação.

As organizações com ambientes cloud e virtualizados de grandes dimensões estão a considerar cada vez mais a utilização de tecnologia SSD, para solucionarem os problemas de performance aplicacional e para otimizarem a eficiência da infraestrutura. No entanto, a integração de tecnologia SSD nos ambientes de TI existentes é desafiante e sobretudo dispendiosa. As limitações no número de discos SSD por array, pode forçar os clientes a adquirirem vários sistemas, o que por sua vez aumenta a pegada física da infraestrutura, o consumo energético e as despesas inerentes às necessidades de arrefecimento do datacenter.

Além disso, os administradores são confrontados com a necessidade de mover dados manualmente entre tiers de armazenamento de forma a otimizarem os níveis de serviço aplicacionais. Para além de muito demorado, este processo aumenta os requisitos de manutenção do datacenter, prejudicando desta forma a melhoria de desempenho e os benefícios potenciados pela tecnologia SSD.

A nova configuração All SSD para o sistema HP 3PAR P10000 elimina estas questões, graças a um único tier de storage com tecnologia Solid State Drive, mantendo a garantia de uma performance líder (1). Suportando até 512 discos SSD por array, o sistema HP 3PAR SSD reduz o custo do equipamento, o footprint do data center e os custos com energia. O custo de cada operação de input/output por segundo é reduzido até 70 por cento e a despesa por quilowatt por hora é reduzida em mais de 80 por cento, tornando assim o sistema de storage SSD HP 3PAR P10000 ideal para aplicações que necessitam de elevados níveis de performance. (2)

Os sistemas HP 3PAR P10000 permitem ainda que os clientes combinem discos SSD com discos tradicionais Fibre Channel e implementem a funcionalidade de software HP 3PAR Adaptive Optimization, para obterem tiering de storage automatizado. A funcionalidade Adaptive Optimization distribui os dados do array pelo tier de storage adequado, de acordo com as necessidades de performance e de resposta das aplicações, reduzindo assim os custos de gestão do datacenter e maximizando o desempenho do array.

“Antes de optarmos por sistemas HP 3PAR com a funcionalidade Adaptive Optimization Software com tecnologia Solid State Drive, os níveis de serviço aplicacionais eram constantemente comprometidos e era gasto muito tempo na movimentação manual de dados entre os vários tiers do array de forma completamente reativa”, disse Ken Kirchoff, diretor de Unix Systems e Storage da Priceline. “Agora que a informação é tratada de forma automática, o nosso Custo Total de Propriedade (TCO) melhorou significativamente, e o nosso staff tem mais disponibilidade para se concentrar nas oportunidades e estratégias de crescimento”.

Integração transparente de server-to-storage SSD melhora a performance e reduz os custos

A Infraestrutura Convergente da HP tem a capacidade de integrar SSDs de forma transparente em ambientes de servidores e de armazenamento, permitindo aos clientes melhorias no desempenho de aplicações, enquanto reduz a complexidade e os custos operacionais.

O novo HP Smart Cache para os servidores HP ProLiant Generation 8 (Gen8) estará brevemente disponível com funcionalidades avançadas que recorrem a SSDs para caching de forma a acelerar o desempenho dos workloads. A solução vai utilizar tecnologia HP Smart Analytics para atribuir de forma inteligente os dados mais usados a discos SSD de elevada performance. Ao garantir um sistema inteligente de controlo de fluxos de trabalho para otimizar as operações do sistema, esta capacidade de “smart caching” ajuda os clientes a obterem uma performance seis vezes superior para workloads transacionais (3), bem como 50 por cento de performance superior em aplicações de streaming de vídeo, quando comparado com gerações mais antigas.(4)

A HP está ainda a potenciar as funcionalidades da HP Smart Cache nos servidores HP ProLiant Gen8 para uma solução convergente com soluções HP 3PAR Storage. Esta capacidade de caching colaborativa consegue copiar dados em tempo real e de forma automática dos arrays HP 3PAR para a cache dos HP Smart Array SSD nos servidores HP ProLiant Gen8. Esta capacidade inovadora permite que os clientes obtenham melhorias no desempenho e reduções nos custos e na latência, o que resulta em processos mais ágeis quando é necessário assegurar respostas aos níveis de serviço exigidos.

“Muito embora os SSDs assegurem uma performance crítica para workloads de cloud e virtualizados, as infraestruturas legacy não conseguem maximizar o retorno do investimento, já que requerem processos intensivos de administração de data-tiering,” disse David Scott, senior vice president e general manager da Storage Division da HP. “A capacidade de gerir de forma inteligente a mobilidade de dados entre os servidores HP ProLiant e entre tiers dos arrays HP 3PAR, permite atualizar o desempenho e a eficiência dos discos SSD, para que os clientes possam focar-se no seu negócio e não nas tarefas de back office.”

Preço e disponibilidade

O HP 3PAR P10000 com SSDs está disponível por um preço a partir de 250,000€.(5)

O principal evento de clientes da HP na Europa, Médio Oriente e África, o HP Discover, vai ter lugar em Frankfurt, na Alemanha, nos dias 4 a 6 de Dezembro.


(1)  Baseado nos resultados do benchmark do Storage Performance Council’s SPC-1, disponível em www.storageperformance.org/results/benchmark_results_spc1/#a00109.

(2)  Baseado em comparações internas da HP entre um HP 3PAR P10000 V800 com Fibre Channel e um equipamento equivalente HP 3PAR P10000 V800 com discos SSD.

(3)  Testes internos das novas controladoras HP Smart Array (para servidores HP ProLiant Gen8) comparados com a geração anterior de controladoras HP Smart Array (para os servidores HP ProLiant G7) numa configuração de RAID 6.

(4)  Testes nos laboratórios HP Performance Lab: Benchmark de comparação num servidor HP ProLiant DL380 G7 com os mais recentes processadores, memória e controladora HP Smart Array vs. um servidor HP ProLiant DL380 Gen8 com os mais recentes processadores, memória e controladoras HP Gen8 Smart Array.

(5)  Preços indicativos, sem IVA incluído. Preços finais poderão variar.