HP

HP Expande Portefólio de Armazenamento com sistema NAS X5000 e novos modelos EVA P6000

HP X5000 permite integração transparente com ambientes Windows®, promovendo o aumento de produtividade, reduzindo as necessidades de administração de TI e o custo total de propriedade (TCO)

Lisboa, 17 de setembro de 2012 – A HP acaba de anunciar novos modelos de armazenamento para endereçar as diferentes necessidades das pequenas e médias empresas (PMEs), com os sistemas NAS X5000 e EVA 6000.

Para Luís Brites, Storage Division Manager, da HP Portugal, “o novo sistema NAS X5000 encaixa na perfeição nas necessidades dos nossos clientes que pretendem um sistema NAS que se integre de forma rápida e transparente nas suas redes, sem necessidade de adaptar a infraestrutura existente e sem exigir grande esforço de gestão. Este novo modelo NAS X5000 vem instalado com o Windows Storage Server 2008 e como tal, possui de base funcionalidades como a deduplicação e a classificação automática de tipos de ficheiros, para fazer face ao crescimento explosivo da informação nas organizações.”

 

HP X5000 ajuda PMEs no desafio de gerir o crescimento explosivo de dados não estruturados

A redução de custos e a gestão da complexidade nos ambientes de TI com um crescimento elevado do volume de dados, é um tema especialmente desafiante para as PMEs.

Com orçamentos de TI e recursos de gestão escassos, estas empresas precisam de garantir o acesso contínuo à informação, com elevado desempenho, sem que para isso necessitem de aumentar os custos, o consumo de energia, ou o esforço de gestão do seu centro de dados.

As arquiteturas lecacy de Network Attached Storage (NAS) usadas nas PMEs já não conseguem dar resposta às necessidades das PMEs e são constantemente ultrapassadas pelo crescimento dos vários tipos de dados não estruturados, como por exemplo, ficheiros de imagem, áudio e vídeo.

Desenhadas com base em sistemas operativos proprietários, estas plataformas NAS legacy, apresentam elevada dificuldade na integração com serviços da infraestrutura baseada em Windows®, como por exemplo, Active Directory, Distributed File System e Microsoft® Systems Center.

O resultado da utilização destes sistemas, são a redução nos níveis de desempenho das aplicações e a indisponibilidade aplicacional, de forma cada vez mais frequente e por periodos cada vez mais longos. 

A expansão do portefólio de storage HP X5000 oferece uma capacidade superior e o suporte para discos small form factor (SFF) para ajudar as PMEs a fazerem face ao crescimento explosivo de dados não estruturados, ao mesmo tempo que diminuem o custo total de propriedade.

 

Integração transparente de ambientes Microsoft® simplifica administração de TI

O sistema de storage NAS HP X5000 é uma plataforma de armazenamento de elevada disponibilidade, desenhada em total colaboração com a Microsoft®, assegurando que os utilizadores tenham acesso contínuo aos seus dados e que as equipas de TI podem otimizar as suas competências em sistemas Microsoft.

O sistema HP X5000 é um sistema de Storage cem por cento compatível com serviços de infraestrutura Windows®, entre os quais se incluem o Active Directory e o Microsoft® Systems Center. Além disso, os antivírus e o software de backup certificados para sistemas Windows® podem ser instalados diretamente nos sistemas HP X5000, eliminando assim a necessidade de investimentos adicionais em hardware dedicado ao efeito.

Esta integração simplifica a implementação do storage e o aprovisionamento de capacidade em disco. Utilizar o sistema HP X5000 em ambientes Windows®, permite uma simplificação nas tarefas de gestão do datacenter, enquanto se reduz o tempo destinado à administração dos sistemas de TI, eliminando desta forma a necessidade de recorrer a interfaces de gestão secundários.

A administração é ainda mais simplificada graças às funcionalidades inteligentes de gestão de dados integradas no HP X5000, nomeadamente a funcionalidade BranchCache e a funcionalidade File Classification Infrastructure (FCI). A funcionalidade BranchCache permite reduzir a utilização da rede entre os datacenters principal e secundários, melhorando a experiência do utilizador, ao colocar em cache os conteúdos mais usados. A funcionalidade FCI facilita a gestão da informação mais sensível e assinalar dados mais antigos para arquivo, melhorando assim a segurança e reduzindo os custos nos ambientes de TI das PMEs.

 

Mais dados não estruturados sem a implicação de custos mais elevados

Com capacidade de suporte para mais de 10 mil utilizadores num único sistema base, o sistema de storage HP X5000 oferece eficiência e escalabilidade para permitir às PMEs crescerem à medida das suas necessidades.

O sistema HP X5000 suporta a utilização de discos SAS de 3 TB em formato Small Form Factor (SFF) ou Large Form Factor (LFF), assegurando um crescimento da capacidade do sistema, sem necessidade de aumento do espaço fisico do centro de dados, suportando igualmente o elevado volume de dados não estruturados e os crescentes tipos de ficheiros de dados em redes Windows®.

Além disso, o storage X5000 oferece de base as funcionalidades de deduplicação, compressão e classificação de ficheiros, argumentos que permitem aos clientes a recuperação de 40 por cento do espaço actualmente ocupado em disco, ao mesmo tempo que organizam os dados através de critérios de valor para o negócio, para reduzir futuros custos de crescimento de storage.(1) 

Como parte da estratégia HP Converged Infrastructure e das plataformas HP Converged Storage, as funcionalidades avançadas do HP X5000 Storage permitem ainda às PMEs:

  • Assegurarem a continuidade do negócio através de um design ativo-ativo de dois nós, que garante o acesso contínuo aos dados na eventualidade de falhas de hardware.
  • Reduzirem o consumo de energia até 58 por cento, os requisitos de refrigeração até 63 por cento e ocupação física até 50 por cento (2) ao eliminar nós separados de servidores e outras infraestruturas de rede.

Entre outras soluções de Storage HP para dados não estruturados, encontram-se os sistemas HP X1000 Storage, o HP X3000 Storage e o sistema de storage de elevada escalabilidade HP IBRIX Storage, para empresas com quantidades massivas de dados.

 

Novos modelos HP EVA P6000 disponibilizam desempenho superior e menor custo total de propriedade (TCO)

A família de sistemas de storage HP EVA P6000 é uma gama de equipamentos de armazenamento de classe empresarial para clientes de média dimensão, comercializada a um preço muito competitivo. Com virtualização de base, o EVA P6000 foi desenhado para melhorar a utilização da capacidade e é fácil de gerir, argumentos que contribuem para a redução do custo de propriedade quando comparado com equipamentos tradicionais. Estes arrays de storage possuem elevada performance, elevada escalabilidade e robustez.

De acordo com Luís Brites, Storage Division Manager, da HP Portugal, “os novos modelos de EVA P6350 e P6550 apresentam, entre outras melhorias técnicas, o dobro da cache dos modelos anteriores, melhorando até duas vezes a performance destes sistemas de armazenamento mid-range, que contam com um historial de sucesso em Portugal, testemunhado pelas mais de 1000 unidades vendidas ao longo de 12 anos.”

As principais novidades na família HP EVA são os dois modelos HP EVA P6350 e HP EVA P6550. Os equipamentos apresentam o dobro da cache dos sistemas HP EVA P6300 e HP P6500, com 8GB de cache no EVA P6350 e 16GB no EVA P6550. Os novos modelos beneficiaram ainda de um tempo de vida superior nas baterias de cache e um ABM (Array Based Management Module) mais rápido, com 667 MHz, para garantir um desempenho até 20% superior do software Command View para gestão do array.

Os novos modelos EVA P6350 e P6550 cumprem na totalidade com os novos requisitos da diretiva europeia RoHS (Restriction of Hazardous Substances Directive) que proíbe a utilização de substâncias perigosas em processos de fabricação de produtos de TI. 

Os sistemas EVA P6300/P6350 podem suportar até 10 enclosures de discos, para um total de 120 discos LFF ou 250 discos SFF. Podem ainda ser utilizadas combinações entre discos LFF e discos SFF.

Os sistemas EVA P6500/P6550 suportam até 20 enclosures para discos LFF, num total de 240 discos LFF ou 18 enclosures para discos SFF, para um total de 450 discos SFF. O sistema suporta combinações de espaços para discos LFF e SFF – até 30 enclosures num total de 450 discos.

 

Preços e Disponibilidade

Os sistemas HP X5000 já estão disponíveis a nível mundial, com um preço a partir de 20.000€ (3), que inclui controladoras em cluster ativo-ativo, todas as funcionalidades de software e uma conetividade a 10GbE. 

Os novos modelos HP P6000 também já se encontram disponíveis, com um preço desde 15.000€ (3) para uma configuração base. 


(1)  O sistema de deduplicação Single-instance Storage (SIS) recupera até 40 por cento do espaço em disco recorrendo a tarefas de deduplicação e reduzindo a quantidade de informação redundante que está armazenada (baseado em testes internos da Microsoft®).

(2)  Baseado em comparação do HP X5000 vs. Implementação de servidores de dois nós com prateleiras de discos dedicadas.

(3)  Preço de venda ao público recomendado, sem IVA incluído. Os preços dos equipamentos estão dependentes das configurações específicas.