Intel

Intel Labs Tunes para um futuro sem fios

  • O Intel Labs deu a conhecer o primeiro rádio totalmente digital com WiFi, integrado no mesmo chip com outra estrutura de blocos digital adaptado ao tamanho e eficiência energética, de forma a permitir ligar mais coisas um ao outro.
  • Ao apresentar uma nova técnica de identificação biométrica, o  Intel Labs demonstrou como eliminar palavras-chave ao mesmo tempo que  torna mais seguro o acesso a serviços baseados em nuvem.
  • O novo padrão WiFi, WiGig, irá reduzir drasticamente o número de fios e permitir disposições e docks completamente sem fios.
  • O estabelecimento de novas tecnologias e colaborações com a Verizon, China Mobile e Cisco irão melhorar a eficiência do sistema e, simultaneamente, melhorar a experiência do utilizador no geral.

SÃO FRANCISCO, Calif., 13 de Setembro de 2012 – Justin Rattner, Chief Technology Officer da Intel, afirmou ontem durante o seu discurso no Intel Developer Forum que, “no futuro, tudo o que é informático, estará ligado. Desde os mais simples sensores incorporados até aos mais avançados data centers em nuvem, vemos técnicas que permitem que todos eles estejam ligados sem quaisquer fios”. 

Rattner demonstrou pela primeira vez um trabalho baseado em rádios WiFi totalmente digitais, apelidados de “Radio da Lei de Moore” (em inglês “Moore’s Law Radio”). O CTO da Intel explicou que um rádio totalmente digital segue a Lei de Moore pela adaptação da dimensão da área e eficiência energética com alguns processos de chip digitais como a última tecnologia de 22nm tri-gate da Intel. Os projectos de “sistema no chip” (em inglês “system-on-chip”) para smartphones e computadores tablet serão o local mais provável para a integração de todos os rádios digitais. O tamanho reduzido e o baixo custo dos rádios digitais integrados irá permitir uma panóplia de novas aplicações a partir de dispositivos portáteis para “A Internet das Coisas”onde, dispositivos tais como os electrodomésticos com sensores, podem comunicar uns com os outros, trocar informações, podendo ser controlados remotamente.

Rattner passou então a descrever a próxima geração de um padrão sem fios, denominado WiGig, que opera em cada milímetro do comprimento da onda do espectro do rádio e que oferece largura de bandas muito acima dos 5 gibaytes por segundo. O padrão WiGig caracteriza-se por ser um esforço da indústria para consolidar várias tecnologias sem fios de 60 GHz sob o padrão standard de WiFi.

“O WiGig é tão rápido que vai permitir ligar remotamente o seu Ultrabook™, tablet ou smartphone, sem quaisquer fios”, referiu Rattner. “Será até possível ligar vários monitores ao mesmo tempo”.

 

Garantir a Comodidade e Aumentar a Vida útil da Bateria dos Dispositivos Ligados em Nuvem

Os utilizadores adoram a capacidade de receber emails e actualizações sociais enquanto os seus dispositivos se encontram em standby. De forma a conseguir que isto aconteça, ou seja, de forma a ligar esta capacidade à plataforma Ultrabook™, a tecnologia Intel® Smart Connect acorda o Ultrabook ™ o tempo suficiente para receber todas as entradas de informação para que, logo após este período, o dispositivo regresse ao modo standby, poupando assim a duração da bateria.

Ao mostrar que as vantagens desta tecnologia podem ser melhoradas para incluir a operação activa para a transferência de ficheiros e streaming de vídeo, Rattner demonstrou o “Spring Meadow”, que gere a comunicação entre a nuvem e o dispositivo mais inteligente. Ao pré processar o tráfego da rede e ao gerir proactivamente o seu fluxo, o “Spring Meadow” torna o uso do processador mais eficiente, permitindo que este se mantenha num estado de poupança de energia durante mais tempo, sem afectar o desempenho do sistema”.

 

Eliminar Palavras-Chave, Aumentar a Segurança

As palavras-chave mantêm-se iguais, no entanto, de uma forma pouco conveniente para a protecção do acesso a informação valiosa ou sensível. Num esforço para eliminar qualquer necessidade de palavras-chave, o Intel Labs desenvolveu um esquema substituto chamado Client Based Authentication Technology que, não só substitui as passwords, como simplifica drasticamente e acelera o processo de acesso a contas bancárias, carteira de acções e outras informações pessoais baseadas na nuvem.

A tecnologia permite que o utilizador use um sensor biométrico para fazer a autenticação uma vez num dispositivo físico, como um Ultrabook ™ ou smartphone, permitindo depois que o dispositivo faça a autenticação automaticamente com um ou mais serviços baseados em nuvem. Ao ler as características únicas das veias da palma da mão de uma pessoa, o utilizador é então, direccionado para a sua conta bancária, página de rede social ou qualquer tipo de serviço seguro. Esta tecnologia proporciona ainda a capacidade de monitorização da presença que bloqueia a ligação do dispositivo e do serviço de segurança quando o utilizador fecha o dispositivo. Uma nova verificação biométrica desbloqueia a plataforma e restaura imediatamente as ligações anteriores do serviço seguro. Todo o processo é mais seguro, virtualmente transparente e fácil de utilizar.

 

Redes de Acesso de Rádio baseados em Nuvem, o Futuro da Banda Larga Sem Fios

O Dr. Chih-Lin I, Cientista Chefe do China Mobile Research Institute, em Pequim, juntou-se a Rattner no palco para discutir a colaboração de investigação entre o Intel Labs e o China Mobile, no sentido de desenvolver e prototipar um Rede de Acesso de Rádio numa escala completa em nuvem (C-RAN). O C-RAN é uma alternativa à tradicional RAN, que é a base para as comunicações dos telemóveis modernos. Em vez de mover simplesmente o hardware da estação base do proprietário para o data center, é substituído por servidores Intel standard que executam uma aplicação de rádio definida por software. O Dr.I explicou que a tecnologia C-RAN irá reduzir drasticamente tanto os custos de capital como os custos operacionais para os fornecedores de serviços sem fios, proporcionando níveis superiores destes serviços para os utilizadores com menos ligações interrompidas durante os períodos de maior procura.