Intel

Intel: Processadores de baixa voltagem vão moldar o futuro da inovação da computação móvel

Computação perceptual vai reformular a forma como as pessoas interagem com os dispositivos

  

  • Em 2013, a 4ª geração da família de processadores Intel ® Core ™ baseada na micro-arquitectura “Haswell”, apresentará sistemas mais rápidos, finos, leves, elegantes e mais seguros com gráficos embutidos para mainstream.
  • Nova gama de processadores de baixa energia proporciona menor potência para a criação de Ultrabooks™ ainda mais inovadores, convertíveis e designs de tablet com o desempenho da microarquitectura “Haswell”.
  • O Kit de Desenvolvimento de Software de Computação Perceptiva beta da Intel ajudará a trazer experiências naturais e intuitivas utilizando a interacção por gestos e por voz para plataformas Intel.

 

Intel Developer Forum – 11 de Setembro – 2012 – O Director Executivo de Produto da Intel Corporation deu a conhecer como a baixa potência dos processadores da empresa, começando pela 4 ª geração da família de processadores disponível a partir do próximo ano, Intel ® Core ™, irá definir um novo padrão para as experiências de computação móvel bem como inovações no Ultrabook™, convertíveis e design de tablets.

David (Dadi) Pelmutter referiu no Developer Forum da Intel em São Francisco, que a empresa reduziu a energia idle da plataforma da 4ª geração da família dos processadores Intel Core, baseado na próxima geração da microarquitectura “Haswell”, em mais de 20 vezes em relação à 2ª geração, ao mesmo tempo que oferece um excelente desempenho e capacidade de resposta. Referiu ainda que a Intel irá lançar uma nova linha de processadores de ainda mais baixa energia, baseados na mesma micro-arquitectura, ao seu roadmap a partir de 2013.

Ambos os novos produtos evidenciam o objectivo da empresa de reduzir consideravelmente o consumo de energia, de forma a permitir uma maior vida útil da bateria e uma nova onda de projectos, mais designs móveis, ao mesmo tempo que oferece cada vez mais qualidade nos processadores, nos gráficos e no desempenho multimédia.

“A quarta geração da família de processadores Intel Core e a linha de processadores de baixo consumo de energia da Intel irão inaugurar uma era de inovação sem precedentes na computação móvel”, comentou Perlmutter. “O nosso foco em fornecer um elevado desempenho através do menor consumo de energia, pelo qual os nossos processadores são conhecidos, é tão importante como quando em 2011 alterámos o nosso foco de desenvolvimento e fomos mais além da simples velocidade do processador. Como resultado, ver-se-ão os nossos clientes a disponiblizar elegantes e diferentes designs convertíveis, bem como experiências inovadoras através de um espectro cada vez maior de dispositivos móveis. “

 

Intel alimenta o espectro de Experiências Móveis e Designs Convertivéis

Desde que a Intel criou e investiu no ecossistema para a nova categoria de sistemas Ultrabook no ano passado, que este já inspirou uma dramática inovação em computação pessoal. Mais de 140 modelos de Ultrabooks estão a ser desenvolvidos, sendo que alguns dos quais são convertíveis e mais de 70 alimentados pela 3 ª geração de processadores Intel Core actualmente disponíveis.

Quando em 2013 a quarta geração da família de processadores da empresa, Intel Core 22nm, for lançada para o Ultrabook e outros computadores, trará à Intel suportes gráficos HD, novas instruções para encriptações e desempenhos mais rápidos, novas características de segurança de hardware e processadores sub-states de baixa voltagem que permitirão uma maior durabilidade da bateria.

            Para estimular ainda mais a inovação na computação móvel, os novos chips de baixa voltagem da Intel baseados na microarquitectura “Haswell” irão ampliar o roadmap móvel da empresa, inicialmente operando com cerca de 10 watts para que os Ultrabooks sejam mais finos, mais leves, conversíveis e designs de tablet com melhor desempenho e durabilidade da bateria.

Voltando a sua atenção para o espectro de mobilidade total, Perlmutter explicou como a Intel proporciona as melhores escolhas para cada experiência móvel. Brevemente, a próxima geração do processador Intel® AtomTM (com o nome de código “Clover Trail”) será um novo system-on-chip (SOC) desenhado especificamente para o Windows 8. Baseado no processo de tecnologia da Intel 32nm, alimenta tablets leves e conversíveis e inclui uma bateria de longa duração e tecnologia always-on num design elegante.

Perlmutter apresenta também as vantagens dos dispositivos Intel para dispositivos com Windows 8, sublinhando que os tablets e convertíveis baseados nas arquitecturas Intel Atom e Intel Core oferecerão uma gama de novas características desde recursos avançados de multimédia, segurança adaptada para soluções de mercados empresariais e amplitude de aplicações escritas para processadores Intel, mantendo assim o investimento em software de TI e consumidores.  

“Acreditamos que o Windows 8 na arquitectura Intel® oferecerá uma melhor experiência, desempenho e compatibilidade entre plataformas de computação”, conclui.

 

A ascenção de experiências de computação intuitivas e naturais

A experiência de computação pessoal está a alterar-se para uma experiência baseada em computação perceptiva na qual os dispositivos assumirão sentido como os dos humanos com o intuito de perceber as intenções do usuário, de acordo com Perlmutter, com estas novas adições, a Intel está a utilizar estes recursos nas suas plataformas, tanto no presente como no futuro.

Perlmutter convidou a comunidade de fabricantes para trabalhar com a Intel no sentido de trazer a próxima onda de capacidade de computação perceptual para plataformas Intel Core com o lançamento do primeiro Intel Perceptual Computing Software Development Kit (SDK) beta da empresa. O SDK, cujo lançamento está previsto para o início do próximo trimestre, permitirá que fabricantes de hardware e software tragam a interacção por gesto e reconhecimento facial e de voz, e realidade aumentada para o actual e futuro processadores Intel Core, sistemas Ultrabook e PCs.

Perlmutter falou sobre o progresso feito para trazer o reconhecimento de voz para o Ultrabook ao mesmo tempo que apresentava um sistema executando o Nuance Dragon Assistant * Beta optimizado para processadores Intel Core. A Dell planeia disponibilizar o Dragon Assistant* Beta no próximo trimestre nos Estados Unidos no seu próximo Dell * XPS13 Ultrabook.