ASUS

Encontro Overclocker ROG obtém seis novos recordes mundiais

Andre Yang with 12 Smoke and Piwor ZWAME

A sede da ASUS foi novamente anfitriã para overlockers extremos, apresentando hardware ROG como a melhor plataforma de desempenho de afinação e benchmarking

Lisboa (9 de Outubro, de 2012) – Um grupo de overlockers profissionais visitou a sede da Asus empenhado em obter novos recordes de benchmarking globais. Usando Motherboards Rog Maximus V Extreme, processadores Intel® Core™ i7-3770K e uma vasto numero de sistemas de arrefecimento líquido, a equipa conseguiu bater recordes em quatro categorias, incluindo uma velocidade de relógio CPU 7.1843GHz, 5.094 segundos em SuperPi 1M, 4 minutos e 43 segundos em SuperPi 32M e 10.16 segundos em PiFast. Ainda durante o evento foram depois obtidos dois novos recordes: wPrime 1024M a 109.937 ms e AquaMark 3 com 556.303 pontos.

Os participantes

Respondendo à chamada, muitos dos líderes mundiais de overlockers reuniram-se na sede da Asus em busca de novos recordes mundiais de desempenho. No local estiveram presentes a TeamRU, os membros Smoke e 12, Hazzan (que já participou no evento Rog Absolute Zero), Piwor, e os maestros profissionais de hardware Rog Andre Yang e Shamino. 

Motherboard base para quatro recordes mundiais

Para este empreendimento de monta foram utilizadas grandes quantidades de nitrogénio e hélio líquido, permitindo atingir um novo recorde de velocidade de relógio da CPU a 7.1843GHz utilizando processador Intel® Core™ i7-3770K. Para SuperPi 1M, os 5.094 segundos representam o mais recente recorde mundial, enquanto que, em relação ao SuperPi 32M, foi alcançado o marco de 4 minutos e 43 segundos. Finalmente, os overlockers conseguiram bater o anterior recorde PiFast, num benchmark de 10.16 segundos.

Dois recordes mundiais com a participação do Mestre Andre Yang

Num trabalho conjunto entre Andre Yang, TeamRU e os membros Smoke e 12, foi estabelecido um novo recorde wPrime 1024M, com 109 segundos e 937 ms. Foi utilizado um processador de 3ª geração Intel® Core™ i7-3770K com clock a 6.617GHz, arrefecido com líquido de nitrogénio e a ajuda da memória G.Skill. A motherboard utilizada foi a ROG Maximus V Extreme. A placa tem várias características de overclock que a tornam na escolha natural para desempenhos extremos. Estas incluem OC Key para monitorização e ajuste, ao nível do hardware, e independente dos recursos do sistema.

Esta equipa obteve ainda um novo recorde mundial de desempenho GPU AquaMark 3. A nova marca está agora em 556303 pontos no teste de stress de placas gráficos do popular Guru3D. O novo recorde ultrapassa o anterior e já de si elevado por uma margem significativa de 17945 pontos. O hardware utilizado incluía uma placa gráfica ASUS HD 7970 GHz Edition com overclock a 1600MHz e 1850MHz GDDR5 graças à utilização generosa de nitrogénio líquido. O processador foi um Intel® Core™ i7-3770K de terceira geração com overclock a 6.851GHz (com recurso também a nitrogénio líquido) e a motherboard utilizada voltou a ser outra vez a Maximus V Extreme. O overvolting por hardware através do VGA Hotwire provou ser muito útil neste cenário, tal como aconteceu com o Subzero Sense para detecção de baixas temperaturas que foi desenhado para funcionar com as configurações do sistema de arrefecimento líquido.

O hardware

No centro do coração desta cimeira de overlocking estava a motherboard Rog Maximus V Extreme Intel® LGA 1155/Z77. Vem equipada com todo o tipo de métodos de optimização, como por exemplo OC Key (sistema de overclocking ao nível de hardware), Subzero Sense cryogenic, sistema de leitura de temperaturas abaixo de zero, VGA hotwire que permite o overvolting por hardware ás placas gráficas. A Maximus V Extreme já se estabeleceu como a motherboard de eleição dos overlockers, e os últimos recordes mundiais estabelecidos reforçam esta posição.