Intel

Intel regista receitas de 13.5 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2012

Lisboa, 16 de Outubro, 2012 –A Intel Corporation reportou hoje receitas trimestrais de 13.5 mil milhões de dólares, receitas operacionais de 3.8 mil milhões de dólares, receitas líquidas de 3.0 mil milhões de dólares e resultados por acção (earnings per share) na ordem dos 0.58 cêntimos. Ao longo do trimestre, a companhia gerou aproximadamente 5.1 mil milhões de dólares em cash flow operacional, pagou dividendos de 1.1 mil milhões de dólares e utilizou 1.2 mil milhões de dólares para recomprar acções.

“Os nossos resultados do terceiro trimestre foram impactados pelo desafiante ambiente económico global” defendeu Paul Otellini, Presidente e CEO da Intel. “O mundo da computação está a atravessar um período de inovação e criatividade revolucionárias. Olhando para o quarto trimestre, estamos satisfeitos com o contínuo progresso nos Ultrabooks e telefones, e estamos entusiasmados com a gama de tablets equipados com Intel que vão chegar ao mercado.”

Informação Financeira Q3 (de acordo com os padrões GAAP)

  • Aumento inter-anual entre 3 e 5%, uma redução em relação às anteriores expectativas, estimadas entre 7 e 9%.
  • Margens líquidas: 64%, 65% fora dos padres GAAP (sem incluir a amortização de intangíveis gerados pelas aquisições), em ambos os casos com um desvio de 2 pontos.
  •  Gastos em I+D, fusões e aquisições: 18.200 milhões de dólares, com um desvio de 200 milhões, uma redção de 100 milhões em relação às anteriores expectativas.
  •  Amortização de intangíveis gerados por aquisições: aproximadamente 300 milhões de dólares, sem variação.
  • Depreciação: aproximadamente 6.300 milhões de dólares, com um desvio de 100 milhões de dólares, o que supõe uma redução de 100 milhões em relação a estimativas anteriores.
  • Taxa de impostos: a rondar os 28%, sem variação.
  • Gastos de capital durante o exercício completo: 12.500 milhões de dólares, com um desvio de 400 milhões, sem variação.

Se deseja mais informação sobre os resultados financeiros e perspectivas comerciais da Intel, podem por favor consultar os comentários do director financeiro da empresa em: www.intc.com/results.cfm

 

Estado das perspectivas de negócio

As perspectivas comerciais da Intel estão publicadas em intc.com e podem reiterar-se em reuniões públicas e privadas que sejam mantidas com investidores e terceiros. As presentes perspectivas comerciais serão efectivas até ao fim do dia 14 de Dezembro, excepto se forem actualizadas antes da data referida. Para efeitos de amortização de activos intangíveis, impacto do capital social, juros e outros e ainda taxas de impostos, as presentes perspectivas comerciais só serão efectivas até ao final do dia 23 de Outubro. Desde o final do dia 14 de Dezembro até à publicação dos resultados do quarto trimestre, prevista para o próximo dia 17 de Janeiro de 2013, a Intel manterá um “Período de Silência” (Quiet Period), durante o qual as perspectivas de negócio que apareçam nos comunicados de imprensa da empresa e nos documentos apresentados perante a SEC (Security Exchange Commission, órgão equivalente à CMVM), deverão considerar-se como dados históricos válidos unicamente como referencia das actividades anteriores ao “Período de Silêncio” e para os quais a empresa não oferecerá actualizações.

Comparação financeira (aplicando os padões GAAP)

Trimestral

3º trimestre de 2012

2º trimestre de 2012

Respeito ao 2º trimestre de 2012

Receitas

13.500 milhões de dólares

13.500  milhões  de dólares

Sem variação

Margens líquidas

63,3%

63,4%

Sem variação

Receitas operacionais

3.800  milhões  de dólares

3.800  milhões  de dólares

Sem variação

Receitas líquidas

3.000  milhões  de dólares

2.800  milhões  de dólares

Aumento de 5,1%

Ganhos por acção

58 cêntimos

54  cêntimos

Aumento de 7,4%

Comparação financeira (sem aplicar os padres GAAP)

Trimestral

3º trimestre de 2012

2º trimestre de 2012

Respeito ao 2º trimestre de 2012

Margens líquidas

64,3%

64,4%

Sem variação

Receitas operacionais

4.100 milhões de dólares

4.100 milhões de dólares

Sem variação

Receitas líquidas

3.100 milhões de dólares

3.000 milhões de dólares

Aumento de 4,8%

Ganhos por acção

60 cêntimos

57 cêntimos

Aumento de 5,3%

Os resultados calculados sem aplicar os padõres GAAP não incluem a amortização de activos intangíveis gerados por possíveis aquisições, nem obrigações fiscais gerados pelos ditos custos.

Factores de risco

Tudo o que é exposto no presente documento referente a planos e expectativas para o quartro trimestre, o ano completo e o futuro a longo prazo, são previsões de futuro sujeitas a um conjunto de riscos e incertezas. Estas estimativas em relação ao futuro identificam-se de acordo com termos como “prevê”, “espera”, “planeia”, “intenção”, “considera”, “procura”, “estima”, “pode”, “no futuro”, “talvez”, e todas as possíveis variações. Tudo o que é exposto e que faça referencia ou esteja baseado em projecções, eventos incertos ou supostos também deverá ser considerado como estimativas futuras.

Existem múltiplos factores que podem  afectar os resultados finais da Intel e as possíveis discrepancias em relação às expectativas actuais da Intel relacionadas com os referidos factores podem fazer com que os resultados reais diferam consideravelmente em relação aos expressados nas estimativas actuais. A Intel considera que os factores indicados a seguir são aqueles que mais poderão influir na empresa, fazendo com que os resultados sejam substancialmente diferentes das estimativas aqui apresentadas.

  • A procura poderá não corresponder às expectativas da Intel devido a diversos factores entre os quais se incluem as mudanças na conjuntura económica e empresarial, problemas de fornecedores e outras disrupções que afectem os clientes: a aceitação dos produtos da Intel e da concorrência; mudanças na flutuação dos pedidos realizados pelos clientes, incluindo o cancelamento dos pedidos, e alterações nos níveis de inventário dos clientes. A incerteza mundial em redor da economia e das condições financeiras supõem um risco de que os consumidores e as empresas adiem as suas compras em resposta a eventos financeiros adversos, o que poderia afectar negativamente a procura de produtos e outros aspectos relacionados.
  • A Intel realiza as suas operações comerciais em sectores muito competitivos e que têm uma alta percentagem de custos fixos ou difíceis de reducir a curto prazo, para além de uma procura de produtos muito variável e difícil de estimar. As receitas e a percentagem de margem bruta podem ser afectadas pelo calendário de apresentações de novos produtos da Intel e pela receptividade do mercado e pela procura de produtos da companhia; as acções levadas a cabo pela concorrência, incluindo as ofertas e apresentações de produtos, os programas de marketing, as pressões sobre preços e as respostas da Intel a estas acções; e pela capacidade da Intel responder com rapidez aos avanços tecnológicos e para incorporar novas características nos seus produtos.
  • A percentagem de margem bruta pode variar significativamente em relação às estimativas em consequência de alterações na utilização da capacidade, as variações na valorização do inventário, incluindo as variações relacionadas com o calendário de validação de produtos para venda, as variações ao nível das receitas, a combinação de produtos para cada segmento e os volumes de inventário dos mesmos, os calendários e execução da introdução de novos produtos e os custos associados a este processo, os custos de início de operações, o inventário excessivo ou obsoleto, as variações nos custos por unidade, os defeitos ou perturbações no fornecimento de materiais e recursos, a qualidade e volume de produção e a deterioração dos bens de longa duração incluindo os bens para fabricação, montagem/testes e os intangíveis.
  • As previsões para as taxas de imposto calculam-se conforme a legislação fiscal vigente e as receitas previstas para o período. Dessa forma, as taxas de imposto podem ver-se afectadas pela jurisdição na qual se obtenham os rendimentos e pelo lugar onde estejam sujeitos ao pagamento de impostos, além das alterações nas estimativas dos créditos, benefícios e deduções, a resolução de incidentes que possam surgir com diferentes organismos e deduções, a resolução de incidentes que possam surgir com diferentes organismos tributários devido a auditorias fiscais, incluindo o pagamento de juros e sanções, e pela capacidade de compensar o pagamento de impostos em exercícios posteriores.
  • As perdas ou ganhos em acções ou juros e outros podem variar em relação ao estimado dependendo dos ganhos ou perdas produzidos pela venda ou intercâmbio de acções, para além das alterações devido a perda de valor associada aos títulos de dívida, valores ou outros investimentos; tipos de juros; saldos contáveis e câmbios no valor de mercado de possíveis instrumentos derivados. A maioria da nossa carteira de valores comercializáveis concentra-se na ASML Holding, N.V e possíveis perdas de valor podem envolver débitos por deterioração dos activos, que por sua vez afectariam os ganhos e/ou perdas por investimento em valores.
  • Os resultados da Intel poderiam ser afectados por conjunturas negativas a nível económico, social, político, fiscal ou relativo a infra-estruturas nos países nos quais a Intel, os seus clientes e fornecedores realizam actividades comericiais. Entre estes factores incluem-se possíveis conflitos militares e outros riscos para a segurança, desastres naturais, incidências nas infraestruturas, problemas sanitários e flutuações nos tipos de troca de moeda.
  • Os gastos, especialmente certos investimentos relacionados com marketing e retribuições salariais e imparidades associadas a restruturações ou perda de valor dos bens, variam dependendo dos níveis na procura de produtos da Intel e pelo nível de receitas e benefícios.
  • Os resultados da Intel podem ver-se afectadas pelo calendário de conclusão de possíveis aquisições ou desinvestimentos.
  • Os resultados da Intel podem também ver-se afectados por possíveis efeitos adversos associados a produtos defeituosos e erratas (desvíos em relação às especificações publicadas), assim como litigios ou assuntos normativos em redor da propriedade intelectual e assuntos relacionados acções, consumidores, leis anti-monopólio, a divulgação de dados confidenciais ou outros temas como aqueles relacionados com normas e litigios descritos nos documentos da Intel para a SEC. Uma possível sentença adversa pode causar repercussões económicas ou ordens judiciais que proíbam a Intel a produção ou a venda de um ou mais produtos, o que poderia impossibilitar a empresa de continuar as suas práticas empresariais concretas, ao afectar a capacidade da Intel de conceber produtos ou outras soluções como a expedição obrigatória das licenças de propriedade intelectual.