Google

Onde Mora a Internet – Um olhar ao interior dos Data Center da Google

Post de Urs Hölzle, Senior Vice President, Technical Infrastructure

Poucas pessoas entraram nos data centers da Google e por uma boa razão: a nossa principal prioridade é a privacidade e a segurança da informação e temos percorrido um longo caminho para a proteger, mantendo estes locais debaixo de um olhar apertado. Ao mesmo tempo que temos partilhado as nossas melhores práticas e design, e vindo a publicar, desde 2008, informação sobre a sua eficiência, apenas um pequeno grupo de colaboradores tem acesso ao próprio piso dos servidores. A partir de hoje, qualquer um de vós pode ver o interior dos nossos data centers e realizar uma visita virtual sem comprometer a segurança do local.

No nosso website Where the Internet lives (onde mora a Internet) e através de fotografias de Connie Zhou, é possível ver, pela primeira vez, tecnologia, pessoas e locais que permitem manter o Google a funcionar.

Image002

Aqui centenas de ventoinhas extraem o ar quente dos racks dos servidores para uma unidade de refrigeração assegurando a recirculação do ar. As luzes verdes são os LED’s de status dos servidores reflectidos a partir da parte frontal dos servidores da Google.”

Image003

Hamina é um dos três data centers que a Google tem na Europa. Anteriormente, era uma fábrica de papel.

Image004

Piso dos servidores em Hamina “Servidores como estes requerem quantidade massivas de espaço e de eficiência de energia para dar resposta à família de produtos Google para o mundo inteiro. Em Hamina, na Finlândia, a Google escolheu renovar esta fábrica de papel antiga e tirar partido da infra-estrutura pre-existente bem como da proximidade com as águas frias do Golfo da Finlândia”.

Mais imagens disponíveis em: www.google.com/about/datacenters/inside/streetview

Adicionalmente, é possível explorar, através do Street View e ao ritmo de cada um, o nosso data center em Lenoir na Carolina do Norte. Caminhe pela porta de entrada principal, suba as escadas, vire à direita junto à mesa de ping-pong e desça ao piso do data center. Ou então, dê uma volta pelos das instalações e veja as nossas infra-estruturas de refrigeração eficientes energeticamente. Poderão ainda assistir a um vídeo com uma visita guiada sobre o que se está a ver no Street View e sobre o equipamento.

Finalmente, convidámos Steven Levy, autor e repórter da WIRED, para uma conversa com os arquitectos da nossa infra-estrutura e ter um olhar sem precedentes sobre o funcionamento interno. No seu novo trabalho “Powerhouse: deep inside a Google data center,” é explorada a história e a evolução da nossa infra-estrutura tornando-se no primeiro jornalista a entrar no piso de servidores.

Há 14 anos, quando o Google é um projecto universitário, Larry e Sergey alimentaram o novo motor de pesquisam recorrendo a servidores normais, baratos e empilhados através de formas criativas. Desde aí, crescemos um pouco, e esperamos que desfrutem deste olhar ao que criámos. Nos próximos dias, iremos partilhar uma série de posts no “Google Green Blog explorando algumas das fotografias com maior detalhe. Estejam atentos.

Post assinado por Mark Yoshitake, Product Manager do Google Cultural Institute