Icecat

Produtos ecologicamente classificados são 33% mais populares, de acordo com Icecat

Intel e LED-TVs com melhor desempenho no estagnado mercado de TI no 3º Trimestre de 2012

Amsterdão,15 de Outubro de  2012: O relatório de Icecat para o 3º Trimestre de 2012, baseado em 474 milhões de fichas técnicas descarregadas, mostra que os produtos ecologicamente classificados (por exemplo EnergyStar) são 33% mais populares que produtos similares não classificados. No mesmo período, a Intel é a marca que mais cresceu no canal online. Um desenvolvimento interessante é que as  LED-TVs estão na recta de ultrapassar a popularidade das LCD-TVs dentro de um ano. Finalmente, o comércio eletrónico, segundo medicões de Icecat, cresceu globalmente 41% no 3º Trimestre de 2012, mesmo com a forte desaceleração sentida nas marcas de computador nos segmentos Notebooks e PCs.

 

 

Produtos classificados com EnergyStar são 33% mais populares

Os produtos classificados com EnergyStar são 33% mais populares no canal online do que os não classificados com este logo (EnergyStar=No), de acordo com a análise de Icecat para o 3º Trimestre de 2012. Estes dados apoiam a ideia de que a sustentabilidade e a eficiência energética são pontos de vendas  muito importantes para os produtos hoje em dia.

De acordo com Martijn Hoogeveen, CEO da Icecat, “é, neste sentido, crucial que os fabricantes invistam nestas características e as exibam proeminentemente aos seus compradores.” Recentemente, as qualificações de sustentabilidade mais comuns são EPEAT e EU Flower, e ainda as etiquetas de energia como EnergyStar e EU Energy Efficiency Classes, normalmente utilizadas para produtos brancos, lâmpadas e carros. Martijn Hoogeveen espera “que no futuro os genéricos logos de sustentabilidade substituam as categorias específicas e regionais.”

O Comércio Eletrónico cresceu 41% no 3º Trimestre de 2012

O número de sites  de comércio eletrónico cresceu  41% no 3º Trimestre de 2012, ano após ano. A actividade de downloads cresceu 14% representando 474 milhões de fichas técnicas descarregadas (DDs). O número de marcas suportadas aumentou para 5,950 e o número de categorias suportadas cresceu 24%, agora 1,434.

Q3-2012

Q3-2011

change y-o-y

DDs in mio

474

414

14%

Eccommerce sites

23,504

16,695

41%

Brands

5,950

4,714

26%

Categories

1,434

1,160

24%

*DDs=Data-sheet Downloads by ecommerce sites

Desaceleração atinge marcas de computador com força total

Não vamos falar da contínua marca dominante no canal online, HP (20.3% share). No top 10, a Toshiba e a Philips estão em claro progresso, enquanto que a Lenovo regride. No geral, a maior parte das marcas que são muito dependentes dos notebooks e/ou PCs veem a sua relativa posição no canal online recuar no 3º Trimestre de 2012: são exemplos Acer, Asus, Fujitsu, e Sony. A Toshiba é a única excepção.

Intel, marca que mais cresceu no canal online no 3º Trimestre do ano

A Intel é a marca com maior renome no Top 10 das marcas que mais cresceram no canal online no 3º Trimestre de 2012, melhorando os downloads das suas fichas técnicas anos após ano em 328%. O fabricante Oncore, Cabos e suprimentos de mobilidade,  está presente pela segunda vez este ano no Top 10. O fornecedor de acessórios de computador, BTI,  é o campeão entre as marcas que mais cresceram no 3º Trimestre (+559%). Outras marcas fornecedoras de acessórios, Ergotron, Newstar e CablesToGo estão também com excelente desempenho. Interessante é a presença da Braun, que licenciou a sua marca a um alargado grupo de categorias de consumo eletrónico, desde molduras fotográficas, ecrãs planos às suas famosas depiladoras.

Notebooks e PCs recuam no estagnado Mercado de TI

No 3º Trimestre, o declíneo na procura por notebooks e PCs continuou, comparado com o mesmo período do ano passado. Contudo, a procura por acessórios, suprimentos e serviços, continua a desenvolver-se, uma vez que as estruturas de informação existentes necessitam ser mantidas.

LED-TVs na recta de ultrapassar as LCD-TVs dentro de um ano

O 3º Trimestre de 2012 mostra uma paralisação no Mercado das TI: a gestão de TI decidiu actualizar as infraestruturas existentes investindo em  software (office suites), suprimentos (print heads, printer drums, toner cartridges, printer ribbons, mounts, carregadores de telemóveis e printer kits) e em serviços (serviços co-localizados). As LED-TVs são as únicas principais categorias de produtos no Top 10 das que mais cresceram, e sublinha a contínua moda onde as antigas tecnologias de TV (LCD, plasma, CRT) são substituídas. Dentro de um ano as LED-TVs irão ultrapassar as LCD-TVs em termos de popularidade.

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