Microsoft

Microsoft assinala primeiro mês de vida do Windows 8 em Portugal com novas aplicações nacionais na loja Windows

AppsW8 ZWAME

  • EatOut, Background Wallpapers HD, Notícias Palco Principal, Porto Editora, Sábado, e Jornal Record são algumas das novas aplicações “made in Portugal” que ficaram disponíveis na Loja Windows neste primeiro mês de vida do sistema operativo da Microsoft.
  • De modo a fomentar e apoiar o ecossistema nacional de desenvolvimento de Apps, nos dias 9-11 de Novembro a Microsoft Portugal promoveu a primeira grande maratona de desenvolvimento de Apps para Windows 8 que juntou mais de 100 pessoas oriundas de todo o País.
  • A Microsoft Portugal está também a trabalhar na evolução da iniciativa lançada no início do ano, o App Me Up. Associado a esta iniciativa, a Microsoft irá também anunciar em breve a nova edição do programa App VIP.

 

Lisboa, 27 de novembro de 2012 – A Microsoft celebrou ontem o primeiro mês de disponibilidade do Windows 8 em Portugal anunciando as novas aplicações que entretanto ficaram disponíveis na nova Loja Windows.

Para além do novo aspeto visual único e muito atual, que permite deslizar com grande fluidez no ecrã inicial, o Windows 8 distingue-se dos seus antecessores por funcionar segundo uma lógica de aplicações. As aplicações Windows 8 materializam-se em pequenos mosaicos dinâmicos, que o utilizador pode afixar no seu ecrã inicial e que constituem um dos seus mais fortes elementos de personalização.

As aplicações Windows 8 encerram em si potencial económico, pois permitem que todo um ecossistema de empresas ou indivíduos possam desenvolver estes programas, que podem ser vendidos na loja online ou disponibilizados gratuitamente. As aplicações Windows 8 podem ter uma natureza de entretenimento e ir ao encontro dos interesses pessoais do utilizador Windows, ou podem ter funções profissionais, permitindo a esse mesmo utilizador, a partir do mesmo dispositivo, executar tarefas dentro do sistema informático da sua organização.

Aplicações Portuguesas disponibilizadas no 1º mês do Windows 8

A Loja Windows tem aplicações desenvolvidas em todo o mundo, que estão disponíveis para os utilizadores portugueses. Tem também inúmeras aplicações portuguesas, muito relevantes para a vida dos utilizadores em Portugal, as quais destacamos:   

  • EatOut – a app que permite consultar toda a informação sobre os restaurantes imprescindíveis da cidade, apresentando-os por preferência gastronómica, proximidade geográfica, preços, popularidade e muito mais.
  • Background Wallpapers HD – Esta App é uma fonte de imagens em alta resolução que o utilizador pode usar como Background, Wallpaper, Fotos ou simplesmente imagens para o seu dispositivo Windows 8. Pode pesquisar imagens por várias categorias, guardá-las na sua pasta de Imagens, defini-las como Lock Screen, Account Picture, e mais.
  • Notícias Palco Principal – trata-se de uma app de notícias do “Palco Principal, uma rede social de música e também um portal especializado em conteúdos relacionados com música, apresnetando notícias, eventos, reportagens, entrevistas, passatempos, entre outros tipos de artigos.
  • Porto Editora – esta app com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora permite o acesso às versões deste dicionário com e sem Acordo Ortográfico.
    Criado a pensar nas necessidades dos educadores e educandos, este dicionário foi desenvolvido especificamente para Windows 8, garantindo assim uma excelente experiência de utilização.
  • Sábado – A App oficial da revista Sábado permite ler a revista em qualquer dispositivo Windows 8, bem como consultar as edições anteriores.
  • Record – Esta app apresenta o Jornal Record atualizado ao minuto. Muito mais que notícias. Os jogos em direto com informação detalhada, os resultados e as classificações. O noticiário de Benfica, FC Porto, Sporting e Internacional e o acompanhamento especial de Mourinho e Cristiano Ronaldo no Real Madrid. E como o desporto não é só futebol, tudo o que interessa das diversas modalidades. E ainda os melhores vídeos, os da Record TV.

Para além destas novas aplicações, a Loja Windows apresenta outras novidades como a Banca SAPO, a Banco Espírito Santo (BES), a Brisa Info Transito, a Informação para investidores, a Bind Tuning, a Pplware, a Mobizy, a Educ8, a Mini Radio Player, a Portugal a Programar, a Urbaneous ou a Máquina da Poupança do Montepio Geral, entre outras.

Estas novas aplicações vêm juntar-se às que a Microsoft Portugal escolheu para realçar no dia de apresentação do Windows 8 há um mês: Caixadirecta, a aplicação de operações bancárias por homebanking da CGD; ChefOnline, a aplicação de receitas culinárias como referência para as compras realizadas no Continente Online da SONAE; CTT, a aplicação Pesquisa CTT, permite aos utilizadores acompanharem o percurso de uma encomenda nos Correios de Portugal; EDP Mobile, a Aplicação que permite ao consumidor manter-se a par da sua conta de eletricidade online e com a maior facilidade; InvoiceXpress, a aplicação onde qualquer utilizador do serviço InvoiceXpress pode consultar e gerir a sua faturação de uma forma otimizada para a plataforma Windows 8; MeoGo, a aplicação do serviço de televisão por cabo da Portugal Telecom; RTP, a aplicação da estação pública de televisão que permite visualizar em direto os principais programas da grelha da RTP; Público, a aplicação que permite uma experiência de leitura online melhorada e otimizada das notícias diárias do jornal Público TVI, a aplicação que reune os principais programas de televisão da estação detida pela Media Capital; e ZonCinema, a aplicação da Zon Lusomundo que permite aos cinéfilos consultarem o cartaz e comprarem bilhetes de cinema online. 

No início de Dezembro a Microsoft Portugal fará a apresentação pública de duas novas aplicações para Windows 8, criadas em Portugal e pioneiras a nível mundial.

Apoio ao desenvolvimento de Apps “made in Portugal”

De modo a fomentar e apoiar o ecossistema nacional de desenvolvimento de Apps, nos dias 9-11 de Novembro a Microsoft Portugal promoveu a primeira grande maratona de desenvolvimento de Apps para Windows 8, onde mais de 100 pessoas oriundas de todo o País e dos vários quadrantes da sociedade (como estudantes, startups, ou empresas já cimentadas) se juntaram nas instalações da ANJE do Porto para, em 48h, darem vida às suas ideias. A “Windows 8 App-a-thon” contou ainda com parcerias como a ASUS e a HTC, que providenciaram os prémios para as melhores Apps do evento, entre os novos dispositivos Windows 8 e os novos Windows Phone 8. Esta iniciativa fez parte de um movimento mundial, denominado WOWZAPP, onde mais de 17.000 criadores de Apps se juntaram ao desafio em mais de 100 localizações distintas de 50 Países.

A Microsoft Portugal está também a trabalhar na evolução da iniciativa lançada no início do ano, o App Me Up (www.app-me-up.com), o desafio e conjunto de recursos lançados a toda a sociedade para utilizar a tecnologia, em particular a criação de Apps, para dar vida à sua ideia. Com esta nova versão, qualquer pessoa poderá ter acesso aos conhecimentos e apoio necessários para dar vida à sua ideia, e transformá-la numa App, para que seja disponibilizada na Windows Store, caso seja desenvolvida para Windows 8, ou na Windows Phone Store, caso seja desenvolvida para o novo Windows Phone 8. Associado a esta iniciativa, a Microsoft irá também anunciar em breve a nova edição do programa App VIP, que irá disponibilizar vários dispositivos Windows 8 e Windows Phone 8 para os melhores criadores de Apps nacionais. Para o efeito, serão contabilizadas todas as Apps submetidas a partir de 26 de Outubro na Windows Store (data de lançamento do Windows 8) e a partir de 29 de Outubro na Windows Phone Store (data de lançamento do Windows Phone 8).