Intel

Intel disponibiliza o primeiro processador de 6 watts para servidores em todo o mundo

Vários fabricantes de microservidores, sistemas de armazenamento e dispositivos de rede utilizam a família de produtos Intel® Atom™ S1200 de 64 bits

  • O sistema em chip Intel® Atom™ S1200 para servidores atinge níveis mais baixos de energia e inclui características essenciais, tais como, código de correcção de erro, suporte de 64 bits e tecnologias de virtualização necessárias para a utilização em centros de dados.
    • Mais de 20  projectos de baixo consumo, entre os quais, os microservidores, sistemas de armazenamento e dispositivos de rede, utilizam a família de processadores Intel Atom S1200.

 

Lisboa, 18 de Dezembro de 2012. A Intel Corporation apresentou hoje a sua família de processadores Intel ® Atom ™ S1200, disponibilizando o primeiro sistema em chip (SoC) de baixo consumo de 6 Watt com uma categoria de servidor para microservidores de alta densidade e para um novo tipo de dispositivos de rede e sistemas de armazenamento energeticamente eficientes. Este microprocessador de baixo consumo e de qualidade industrial proporciona recursos essenciais para alcançar o máximo de fiabilidade, capacidade de gestão e eficácia da categoria do servidor. 

“Os centros de dados continuam a evoluir em segmentos únicos e a Intel continua a liderar esta transição”, afirmou Diane Bryant, Vice-Presidente e Directora Geral do Data Center do Grupo de Centros de Dados e Sistemas ligados na Intel. “Há vários anos, reconhecemos a necessidade de um novo tipo de servidores de alta densidade e eficiência energética, para além de outros equipamentos para centros de dados. Actualmente, fornecemos o único SoC1 de 6 watts do sector que oferece serviços essenciais para os centros de dados. Sendo assim, continuamos o nosso compromisso de liderar nestes segmentos”.

 

A próxima geração de microservidores da Intel: o autêntico

À medida que as nuvens públicas continuam a crescer, o mesmo acontece com a oportunidade de transformar as empresas, disponibilizando um alojamento especializado, entrega de conteúdo e servidores web front-end. Os servidores de alta densidade baseados em processadores de baixo consumo podem oferecer o rendimento desejado, reduzindo simultaneamente, e em grande peso, o consumo energético – um dos elementos que mais diminui os custos de um centro de dados. No entanto, antes de instalar o novo equipamento em centros de dados, as empresas procuram algumas avaliações de desempenho. O SoC inclui dois núcleos físicos e um total de quatro tópicos com Intel ® Hyper-Threading, bem como um suporte de 64 bits, um controlador de memória com suporte para até 8 GB de memória DDR3, tecnologia de virtualização, (Virtualization Technology, VT), 8 faixas de PCI Express 2.0, suporte de Código de correcção de erros [Error Correction Code (ECC)] de forma a garantir uma maior fiabilidade, e outras interfaces I / S, todos integrados em chipsets Intel. A nova família de produtos será formada por três processadores com uma frequência que varia entre 1.6GHz e 2.0GHz.

A família de produtos Atom S1200 também suporta o software x86, normalmente utilizado em centros de dados actuais. Isto permite uma fácil integração de novos equipamentos de baixo consumo e evitar  investimentos adicionais em portabilidade e manutenção de novas baterias de software.

 

Novos padrões em eficiência de consumo

A Intel continua a impulsionar a redução do consumo de energia nos seus produtos, permitindo que os sistemas sejam o mais eficiente possível. Desde o lançamento dos processadores Intel® Xeon® de baixo consumo em 2006, a Intel tem disponibilizado, todos os anos, uma nova geração de processadores de baixo consumo que reduziu a potência do projecto térmico (Thermal Design Power, TDP), desde os 40 watts em 2006 aos  17 watts este ano, devido à tecnologia de processo avançada de 22 nanómetros (nm). A família de processadores Intel Atom S1200 é o primeiro SoC de baixo consumo com serviços de categoria de servidor que oferece uma quantidade reduzida de até 6 watts TDP.

 

Apoio alargado do sector

Actualmente, existem mais de 20 projectos de baixo consumo, entre os quais estão incluídos os Microservidores, dispositivos de armazenamento e dispositivos de rede que utilizam a familia de processadores Intel Atom S1200 em empresas como: Accusys *, CETC *, HP *, a Huawei *, * Inspur, Microsan *, * QNAP, Qsan *, * Quanta, a Supermicro * e * Wiwynn.

“As empresas que oferecem um suporte de cargas de trabalho de hiperescala necessitam de servidores potentes para maximizar a eficiência,de forma a obter grandes poupanças de custo, espaço e energia”, afirmou Paul Santeler, Vice-Presidente e Director Geral da Unidade de Negócios de Hiperescala, Servidores de Padrão Industrial e Software na HP. “Os servidores da HP são usados por muitas dessas organizações e o Intel Atom S1200 é um componente essencial à medida que desenvolvemos a próxima gama de aplicações informáticas definidas para reduzir em grande escala os custos e a utilização da energia para os nossos clientes”.

 

Um futuro ainda melhor

A Intel está a trabalhar na próxima geração de processadores Intel Atom energeticamente eficiente, com o nome de código “Avoton”. Disponível em 2013, o Avoton  irá aumentar ainda mais as capacidades do SoC e os transístores 3-D Tri-Gate de 22nm da Intel, de forma a fornecer os mais elevados níveis de consumo energético e desempenho.

Para clientes interessados em modelos baseados no Intel Xeon de baixo consumo energético para servidores, armazenamento e dispositivos de rede de baixo consumo de energia, a Intel irá apresentar no próximo ano uma nova família de processadores Intel Xeon E3 v3 baseada na microarquitetura Haswell. Estes novos processadores tirarão o máximo proveito dos novos benefícios da poupança energética fornecidos pela Haswell, oferecendo um rendimento por watt equilibrado e um maior número de opções.

Para mais informações sobre o lançamento, incluindo a apresentação de Diane Bryant, documentos e imagens, visite o Intel Newsroom.

 

Preço e Disponibilidade

O processador Intel Atom S1200 já está a ser distribuído a clientes, a um preço de venda recomendado a partir de $54 em pedidos de 1.000 unidades.