HP

HP Apresenta Servidores ProLiant Gen8 que Otimizam o Desempenho para Virtualização e Facilitam a Transição para a Cloud

Servidores ultra densos de quatro vias elevam a fasquia da performance

Lisboa, 17 de Janeiro de 2013 — A HP alargou o seu portefólio HP ProLiant Generation 8 (Gen8) com dois novos servidores de quatro vias que facilitam a passagem dos clientes para a cloud e garantem maior poder de processamento em menos espaço e um retorno do seu investimento em apenas três meses. (1)

Como os primeiros servidores de quatro vias a incorporar HP ProActive Insight Architecture, os HP ProLiant BL660c e os DL560 Gen8 reduzem significativamente o tempo gasto nas tarefas de manutenção através de elevados níveis de automação e contínua monitorização do sistema, permitindo ao staff de TI uma redução de mais de 30 dias por ano em tempo gasto com tarefas de administração. (2)

Os clientes estão continuamente a virtualizar as aplicações que mais poder de computação exigem, de forma a atingirem maior eficiência na utilização dos recursos, e para facilitarem a sua transição para clouds privadas e híbridas. Muitos clientes já virtualizaram as suas infraestruturas básicas e as pequenas cargas de trabalho, mas mantém-se o desafio no que respeita a workloads de grande dimensão e mais complexos. Os clientes enfrentam muitas vezes pontos de estrangulamento de performance, limitações energéticas ou do footprint do centro de dados, ou capacidades de memória pouco adequadas de servidores tradicionais de duas vias.

Como blocos de construção da Infraestrutura Convergente HP, estes servidores com multiprocessadores satisfazem as elevadas necessidades de poder de computação que permitem aos clientes implementar uma virtualização end-to-end e garantir a fundação de uma plataforma de criação de clouds privadas e híbridas.

De acordo com Luís Rilhó, Industry Standard Servers Division Manager da HP Portugal, “estes dois novos servidores vêm elevar a fasquia no que respeita ao desempenho que se pode esperar de um servidor de 4 vias, nomeadamente em ambientes de bases de dados, processamento intensivo e em ambientes de virtualização. Com esta nova oferta conseguimos trazer para este segmento um servidor de elevado desempenho com um valor de investimento muito equilibrado. Temos investido muito em gestão, pelo que todas as tarefas de administração na geração 8 (Gen 8) dos servidores ProLiant estão muito optimizadas e automatizadas, incluindo nestes dois modelos de servidores.”

Com uma taxa de consolidação de servidores de três para um (3) e um footprint reduzido no centro de dados, os servidores HP ProLiant BL660c Gen8 oferecem uma densidade de quatro vias em metade do tamanho das gerações anteriores (4), e reduzem o custo total de propriedade (TCO – Total cost of ownership) em até 30 por cento. (5)

Além disso, o servidor HP ProLiant DL560 Gen8 é um servidor de quatro vias que garante poupança de espaço no centro de dados graças a um form factor de 2U, sem comprometer o desempenho, a escalabilidade ou os requisitos de expansão.

 

Novas capacidades num servidor poderoso e com um footprint compacto

Os HP ProLiant BL660c e os HP ProLiant DL560 Gen8 foram concebidos para garantir um desempenho superior para ambientes complexos e virtualizados, para que os clientes possam aceder aos seus dados mais rapidamente, otimizar os seus sistemas para alcançarem workloads com maior performance e mais máquinas virtuais adicionais por servidor. Os novos servidores garantem:

  • Melhor performance do armazenamento com a primeira integração da tecnologia PCIe 3.0 (6), assegurando assim o dobro da largura de banda de input/output (7) e até seis vezes melhor desempenho quando comparados com gerações anteriores; (8)
  • Suporte melhorado para máquinas virtuais com um design de memória que é cinco vezes mais denso que as ofertas da concorrência e que oferece uma latência inferior à das gerações anteriores; (9)
  • Até 50 por cento de melhorias de performance de memória que as ofertas da concorrência, permitindo uma superior consolidação de aplicações virtuais num número inferior de servidores. (10)

Os novos servidores equilibram o investimento e a densidade para os clientes, otimizando o desempenho das aplicações para ajudar a acelerar a inovação e o crescimento dos negócios dos clientes. Por exemplo, a ZTE Corporation, um dos maiores fabricantes de telemóveis do mundo, precisava de ultrapassar as limitações de capacidade e melhorar a adaptabilidade do seu centro de dados tradicional de forma a conseguir acompanhar o acelerado ritmo de crescimento do negócio.

“Precisávamos de modernizar os nossos centros de dados de forma a acompanhar o rápido crescimento e assegurar uma acompanhamento contínuo dos nossos clientes em 140 países”, disse Yu Yuan, product manager, ZTE Corporation—Guangdong NewStart Technology Service Ltd. “Optámos pelo servidor HP ProLiant DL 560 Gen8 entre as várias propostas disponíveis devido à sua oferta de maior densidade em máquinas virtuais e ao facto de permitir reduzir o espaço necessário e o custo, sem colocar em causa o desempenho. A escolha permitiu-nos desenvolver uma plataforma para construir clouds privadas”.

 

Arquitetura HP ProActive Insight embutida

Os servidores HP ProLiant Gen8 redefinem as expectativas e a economia do centro de dados alavancando a arquitetura HP ProActive Insight para oferecer os novos servidores de quatro vias com uma automação sem precedentes de ciclos de vida. Com uma ligação direta ao portal HP Insight Online, estes servidores aceleram o processo de resolução de problemas e reduzem o tempo de inatividade não planeado. Através de uma monitorização automática, de processos de diagnóstico automático e de suporte proativo, os clientes podem resolver os problemas até 66 por cento mais rapidamente. (11)

As avançadas tecnologias do portefólio HP ProLiant Gen8, testado em centros de dados reais, foram concebidas tendo por base 150 inovações de design baseadas em feedback de clientes, conseguindo, por isso, eliminar os mais comuns problemas relacionados com servidores e que são responsáveis por falhas de sistema, tempos de inatividade e perda de dados.

 

Preço e disponibilidade

Os servidores HP ProLiant DL560 Gen8 e HP ProLiant BL660c Gen8 estão disponíveis em todo o mundo a partir de $5,912 e $7,970, respetivamente.

(1)   Baseado em testes internos da HP e cálculos em Fevereiro de 2012 em servidores HP ProLiant DL560 Gen8 comparados com servidores HP ProLiant DL380 G5 e G6. ROI do HP DL560 de 2.9 meses, até 85 por cento de redução em despesas operacionais e poupanças gerais de TCO (Total Cost of Owernship) de 77 por cento em três anos. ROI (Return on Investment), custos operacionais e TCO podem variar devido a custos específicos de determinados países. Baseado em testes internos da HP e cálculos nos servidores HP ProLiant DL380 Gen8 comparados com os servidores HP ProLiant DL380 G5 e G6. O ROI do DL380 obtém-se em cinco meses.

(2)   Medições internas HP de poupanças de tempo de administração para gestão física dos servidores. Baseado em cálculos internos comparando a consolidação de três servidores blade de duas vias Dell M610 com um servidor blade de quarto vias HP BL660c Gen8 com capacidade máxima de máquinas virtuais.

(3)   HP BL660c comparado ao HP BL680c G7.

(4)   Baseado em cálculos internos comparando a consolidação de três servidores blade Dell M610 de duas vias com um servidor blade HP BL660c Gen8 de quarto vias baseando a comparação na capacidade máxima de máquinas virtuais. Trinta por cento de poupanças na aquisição de hardware, software e licenças, utilities (três anos) e trabalho de administração (três anos).

(5)   HP é a primeira no mercado com servidores de quarto vias com storage PCIe 3.0.

(6)   Testes internos da HP comparando PCIe Gen 3.0 versus PCIe Gen 2.0.

(7)   Testes internos da HP. Novas controladoras Smart Array (Gen8) comparadas com a geração de controladores Smart Array G7 numa configuração RAID. A performance varia dependendo da configuração do servidor.

(8)   Testes internos da HP comparando a capacidade de memória do HP BL660c Gen8 ao Dell PowerEdge M610x (192GB por servidor e 1.5TB para oito servidores de 10U para a Dell versus 1.0 TB por servidor e 8.0 TB para oito servidores de 10U para a HP).

(9)   Testes internos da HP. Comparação do HP ProLiant DL560 Gen8 com Intel Xeon E5-4600 tem latência idle local mais baixa e latência mais baixa no máximo de throughput de memória versus o DL580 G7 com Intel Xeon E7-4800.

(10) Testes internos da HP. Compara a performance de memória do BL660c à do PE M910 da Dell. Os testes internos também comparam o DL560 ao Dell R910, e revelam 50 por cento de melhorias no desempenho da memória (1600 versus 1066).

(11) Dados do call center da HP baseados numa análise de incidentes no último trimestre de 2011. Para os clientes que usam o HP Insight Remote Support (IRS), os problemas relacionados com hardware foram resolvidos 66 por cento mais rapidamente quando comparados com os problemas de clientes que não recorrem ao HP IRS, e em 95 por cento das vezes o problema foi resolvido numa primeira intervenção. Baseado em análises de mais de 12.000 incidentes por mês em todas as regiões e no último trimestre de 2011, em situações que obrigaram a uma visita ao local ou a uma substituição de hardware.