Intel

Intel disponibiliza gama alargada de novas experiências móveis

Novos Smartphones, Tablets e Ultrabooks convertíveis para redefinir a Computação Móvel

DESTAQUES

  • Novo processador Intel® Atom™ baseado em plataforma, com o intuito de acrescentar valor ao segmento de mercado de smartphones com o apoio da Acer®, Lava International* e Safaricom*. Os destaques da próxima plataforma “Clover Trail+” vão para o segmento de mercado mainstream e de desempenho;
  • Gama alargada de Tablets com características Intel que executam o Windows 8 agora disponíveis para compra em loja ou online; O primeiro quad-core Atom ™ SoC de 22 nanómetros para Tablets deverá duplicar a performance computacional da plataforma de processador Atom™ Z2760, disponível já no Verão;
  • A linha de processadores Intel® Core™ de baixo consumo atinge valores tão baixos como os 7 watts, fazendo com que Ultrabooks e Tablets convertíveis, tácteis e destacáveis sejam mais finos e mais leves;
  • A 4ª geração da família de processadores Intel® Core™ (com nome de código “Haswell”) irá permitir que a nova gama de Ultrabooks e Tablets inclua uma bateria com um tempo de vida útil de um dia, considerado o maior avanço da história da empresa3 em termos de tempo de vida útil de uma bateria comparativamente à geração anterior.

 

INTERNATIONAL CONSUMER ELECTRONICS SHOW, Las Vegas, Jan. 7, 2013 – Os responsáveis da Intel Corporation realizaram uma conferência de imprensa para anunciar um plano de forma a acelerar as novas experiências em dispositivos móveis através do crescente portfólio da empresa no que diz respeito à oferta de smartphones, tablets e UltrabooksTM.

Os anúncios incluíram uma nova plataforma de smartphones para mercados emergentes, detalhes sobre o próximo quad-core SoC de 22 nanómetros para Tablets e o anúncio de dispositivos Ultrabookmais pessoais e intuitivos, com um design inovador convertível, desenvolvido por Mike Bell, Vice-Presidente e Director Geral do Grupo Mobile and Communications, e por Kirk Skaugen, Vice-Presidente e Director geral do Grupo PC Client na Intel.

“O melhor da Intel está a chegar a um dispositivo móvel perto de si”, afirmou Skaugen. “Com a 4 ª geração dos processadores Intel ® Core ™, estamos preparados para apresentar o maior aumento na eficiência de uma bateria na história da Intel, ao mesmo tempo que incluímos novas e mais alargadas interfaces humanas aos dispositivos informáticos, através do reconhecimento facial, por voz, por toque e interacção baseada em gestos. Por outro lado, aumentámos significativamente a performance e a poupança energética em processadores Atomà medida que aumentámos, sem precedentes, as nossas ofertas móveis.”

 

Smartphones com Intel Inside®

Com base nos primeiros avanços detalhados há um ano atrás no CES, a Intel apresentou um novo processador Atom de baixo consumo baseado na plataforma (anteriormente designado “Lexington”) e um smartphone com um design de referência, destinado ao valioso segmento de mercado dos smartphones. Fontes da indústria prevêem que este mercado chegue às 500 milhões de unidades até 2015. A Acer*, Lava International* e Safaricom* são alguns dos clientes que já anunciaram o apoio a esta plataforma.

A nova plataforma demonstra as forças dos produtos base da Intel para este segmento de mercado dos smartphones em constante crescimento, incluindo uma performance impressionante para uma navegação rápida e uma excelente experiência através de aplicações multimédia e Android1.

 “A integração da plataforma Atom de baixo consumo faz com que a Intel integre novos segmentos de mercado e permite um maior conhecimento do nosso portfolio alargado de ofertas ao nível dos smartphones”, explicou Bell. “Acreditamos que a experiência que vem com o Intel Inside será uma escolha bem recebida pelos primeiros compradores em mercados emergentes, bem como por outros clientes que podem, de forma consciente, ter custos com dispositivos sem sacrificar a sua performance ou a experiência do utilizador”.

A nova oferta inclui várias características topo de gama, tais como, o processador Intel Atom Z2420 com a tecnologia Intel Hyper-Threading que permite atingir velocidades de 1.2 GHz, com hardware de codificação/descodificação de 1080p, e suporta até duas câmaras com 5 megapixeis que disponibilizam recursos avançados de imagem, incluindo o modo burst que permite capturar sete fotografias em menos de um segundo. A plataforma inclui igualmente o processador Intel XMM 6265 HSPA+ com capacidade Dual Sim/Dual Standby.

Bell destacou que a próxima plataforma de processadores Intel Atom Z2580 (designada anteriormente de “Clover Trail +”) é dirigida ao mercado de smartphones de performance e mainstream. A plataforma inclui o processador dual core Atom com a Tecnologia Intel Hyper-Threading, incluindo igualmente um motor gráfico dual-core. Bell explicou ainda que a nova plataforma irá duplicar os benefícios de performance em comparação à actual solução (plataforma de processador Intel Atom Z2460) e, simultaneamente, oferecer um consumo e um tempo de vida útil de bateria competitivos.

 

Roadmap de tablets alargado com o próximo Processador Intel® Atom™ Quad-Core

Ao falar para um roadmap de produtos alargado e um crescente ecossistema de tablets e dispositivos convertíveis que executam a tecnologia Intel, Bell reforçou os designs da vasta gama de tablets baseados no processador Z2760 que executam o Windows2 8. A gama já se encontra disponível nas lojas e websites de OEMs como a Acer*, ASUS*, Dell*, Fujitsu*, HP*, Lenovo*, LG* e Samsung*. Espera-se que, nas próximas semanas, cheguem ao mercado mais tablets. A plataforma Atom é caracterizada por uma bateria que dura um dia inteiro, sendo mais eficiente em termos de consumo do que as ofertas da concorrência. Esta plataforma permitirá ainda uma experiência interligada e móvel com o Windows 2*8.

Paralelamente, foram revelados detalhes sobre a próxima geração Atom SoC de 22 nanómetros da Intel, com nome de código “Bay Trail”, que já se encontra em fase de desenvolvimento e que deverá estar disponível no Verão. O primeiro Atom SoC quad-core será o processador mais poderoso até agora, uma vez que disponibiliza duas vezes mais performance do que a actual geração de tablets da Intel. Irá incluir, igualmente, ofertas novas, melhoradas e integradas que irão permitir novas experiências para uso profissional e pessoal em dispositivos tão finos como os de 8mm, caracterizados pela duração da bateria- um dia – e do tempo que poderá permanecer em standby – semanas. Tudo a preços mais baixos.

“Com o Bay Trail vamos trabalhar sobre o que já conquistámos com o actual desenvolvimento do SoC e crescer rapidamente, aproveitando os pontos fortes do núcleo de computação da Intel”, continuou Bell. “Vamos aproveitar os fortes activos de software e conhecimentos que temos à nossa disposição, para oferecer os melhores produtos com as melhores experiências”.

 

Baixo consumo impulsiona inovação de Ultrabook

Desde meados de 2011, a Intel tem vindo a impulsionar a indústria através da disponibilização de Ultrabooks que oferecem novas experiências de computação em dispositivos com um design fino, elegante e cada vez mais convertível e destacável. De forma a garantir o funcionamento destes designs inovadores, a Intel anunciou no passado mês de Setembro que iria acrescentar uma nova linha de processadores à sua próxima 4ª geração da família de processadores Intel Core, com cerca de 10 watts de potência, ao mesmo tempo que garante a performance máxima que as pessoas precisam.

Skaugen anunciou que a empresa irá apresentar uma linha de processadores de baixo consumo para a 3ª geração da família de processadores Intel Core. Estes chips, já disponíveis no mercado, irão trabalhar a uma potência de 7 watts, o que irá permitir aos fabricantes um maior flexibilidade em designs convertíveis mais finos e mais leves. Existem, actualmente, mais de uma dezena em desenvolvimento baseados na sua oferta de baixo consumo e, espera-se que estes projectos permitam uma experiência de computação completa em factores de forma móveis e inovadores, incluindo tablets e Ultrabooks convertíveis. O IdeaPad Yoga da Lenovo*, o Ultrabook 11S e o futuro Ultrabook destacável da ACER, cuja demonstração foi realizada em Palco por Skaugen, estarão entre os primeiros a disponibilizar estes dispositivos baseados no novo processador da Intel, já na primavera.

A 4ª geração da família de processadores Intel Core permite que a bateria dure o dia todo, representando o melhor avanço da capacidade de duração de uma bateria na história da Intel. Skaugen divulgou ainda que a bateria dos novos sistemas terá capacidade de duração de cerca de 9 horas, permitindo que as pessoas não necessitem de utilizar cabos de energia ou as grandes fontes de energia – tomadas – que normalmente se encontram nas instalações.

“A 4ª geração de processadores Core caracteriza-se por ser aquela em que os chips da Intel foram desenvolvidos a partir do zero tendo já o Ultrabook em mente,” afirmou Skaugen. “Esperamos um tremendo avanço em processadores Core de baixo consumo e uma rampa de lançamento para sistemas baseados no toque que irão levar-nos a uma onda significativa de Ultrabooks e tablets convertíveis, caracterizados por serem mais finos, leves e, ao mesmo tempo, por terem a performance indicada para a interacção humana como por exemplo o toque, a voz e o controlo por gestos”.

Para demonstrar o impacto da 4ª geração da família de processadores Intel Core, Skaugen apresentou um novo Ultrabook de factor de forma com um design de referência destacável (com o nome de código “North Cape”), convertível num Tablet de 10mm e que pode ter, igualmente, uma duração de bateria de cerca de 13 horas enquanto estiver encaixado. 

Ao longo da CES, foram também demonstradas novas formas de interacção entre o consumidor e os dispositivos informáticos, incluindo experiências de interacção naturais e mais envolventes através da utilização de uma câmara de profundidade 3-D. A Intel demonstrou ainda algumas aplicações executadas pelo Ultrabook, através das quais os objectos podem ser manipulados naturalmente com o movimento das mãos, dedso, cara e voz. Uma das aplicações em demonstração poderá ser utilizada para permitir uma nova e mais envolvente colaboração em vídeo, bem como experiências de blogging, potenciadas através da utilização do Intel® Perceptual Computing SDK Beta. A Intel espera que, ainda este ano, Ultrabooks e sistemas tudo-em-um (AIO – sigla inglesa de all-in-one) disponibilizem aplicações para controlo de voz (Dragon Assistant*) e reconhecimento facial (Fast Access*) para uma maior conveniência e liberdade de passwords.

 

Regresso às “Noites em Familia”

Durante o evento, Skaugen demonstrou igualmente o novo sistema de adaptação AIO caracterizado por ter a bateria no ecrã mas que pode ser facilmente transportada entre casa e trabalho conforme a necessidade do utilizador. Os sistemas de adaptação AIO são computadores de alta performance com grandes ecrãs tácteis que podem ser utilizados como um sistema de jogo táctil para vários utilizadores, ou até mesmo como um dispositivo de criação de arte interactiva, servindo também para partilhar muitas outras experiências entre utilizadores. Fáceis de utilizar, estes dispositivos caracterizam-se por ajudar a trazer de volta as famosas “noites de jogo” à sua agenda de hobbies através de experiências partilhadas, onde famílias e amigos se reúnem em torno de um sistema para interagir, brincar e divertir-se.

A Intel também continua a impulsionar o acesso a conteúdos em dispositivos baseados em sistemas Intel, ao trabalhar com fornecedores de serviços internacionais como a Comcast e Bouygues Telecom, de forma a criar experiências televisivas que permitem que os clientes vejam conteúdos s em directo e serviços on-demand pagos. A Intel está, actualmente, a colaborar com a Comcast no sentido de apresentar uma experiência televisiva XFINITY* para os diversos televisores de uma casa, incluindo dispositivos Ultrabook e sistemas informáticos AIO e Tablets baseados em sistemas Intel.

Esta experiência só é possível através do portal de vídeo multi-screen XG5, desenvolvido pela ARRIS e baseado no Intel® Puma™ 6MG. Esta nova categoria de dispositivos permite que qualquer ecrã em casa tenha acesso directo e on-demand a conteúdos de entretenimento premium. Por outro lado, a Intel está ainda a trabalhar com a Bouygues Telecom para disponibilizar aos seus clientes em França, a experiência televisiva Bbox* para os mesmos dispositivos baseados em sistemas Intel. Desta forma, os clientes terão acesso a uma experiência televisiva e de vídeo em directo e on-demand em todos os locais onde a Bouygues opera.