Panasonic

Super zoom e conectividade na nova Lumix TZ40

TZ40_hand5_ZWAME

  • A série TZ da Panasonic incorpora um novo modelo com conexão Wi-Fi e tecnologia NFC que se pode controlar a partir de um smartphone.
  • A Lumix TZ40 conta com 18,1 megapixéis e um zoom equivalente a 40x.
  • A Panasonic também apresenta a TZ35, sem conexão Wi-Fi mas com a mesma capacidade de super zoom.

Lisboa, 8 de Janeiro de 2013 –. As Lumix mais viajadas da Panasonic modernizaram-se para fazer parte dos sistemas de comunicação do século XXI. Agora, a nova Lumix DMC-TZ40 incorpora conexão Wi-Fi e tecnologia NFC (Near Field Communication) para poder partilhar as imagens e vídeos desde qualquer lugar.

Deste modo, a série TZ, popular pela versatilidade da sua objetiva – Grande Angular a teleobjetiva-, agora também facilita a subida de ficheiros para partilhar em redes sociais, enviar por e-mail ou armazenar na nuvem, entre outras vantagens.

Assim, por exemplo, através da incorporação da tecnologia NFC passar os ficheiros da câmara para um smartphone, tablet ou inclusivamente para um televisor é tão simples como aproximar a câmara ao dispositivo. O único requisito é que estes dispositivos disponham também de NFC de forma que ao aproximar a TZ40, a imagem que aparece no ecrã da câmara passa, sem necessidade de nenhum tipo de operação, diretamente para o ecrã do outro dispositivo.

A conexão Wi-Fi e a tecnologia NFC também possibilitam controlar a câmara TZ40 a partir de um smartphone ou tablet. Com a aplicação exclusiva da Panasonic Remote Live View o dispositivo é capaz de controlar, por exemplo, o zoom e o obturador da câmara à distância como se fosse um controlo remoto.

Esta aplicação é muito útil para tirar fotografias de grupo nas quais o fotógrafo também quer aparecer na imagem sem necessidade de usar o temporizador ou em imagens tiradas desde um ângulo pouco comum. A grande vantagem em comparação com a função tradicional de temporizador, é que o utilizador visualiza a imagem resultante no telefone e em caso de querer repetir ou voltar a fazer outra fotografia diferente, não é necessário que o fotógrafo se aproxime da câmara. Adicionalmente, também se pode utilizar o smartphone para reproduzir e editar as imagens da câmara.

Outra das vantagens do Wi-Fi e NFC é a comodidade para enviar ficheiros a outros dispositivos, uma vez que não é necessário retirar o cartão de memória SD da câmara para inseri-lo num outro dispositivo ou conectar a câmara com o cabo de conexão USB para poder visionar ou arquivar os dados. A TZ40 envia diretamente os ficheiros a outros dispositivos compatíveis como os PC’s, tablets, molduras digitais e inclusivamente, o ecrã do televisor.

TZ40k_slant_ZWAME

Mais megapixéis e zoom até 40 aumentos

A incorporação do Wi-Fi e a tecnologia NFC não é a única novidade na nova câmara da série TZ. A Lumix TZ40 melhora, em relação às antecessoras, o sensor MOS de alta sensibilidade que agora conta com 18,1 megapixéis. Juntamente com o Venus Engine consegue os melhores resultados mesmo em situações de pouca luz e com muito ruído de fundo.

Apesar desta alteração, a TZ40 conserva a peculiaridade que faz as Lumix serem únicas nesta gama: o seu super zoom. A TZ40 conta com a objetiva LEICA DC VARIO-ELMAR que alcança uma potência de zoom ótico até 20x e pode ampliar até ao equivalente a 40x com a função de Zoom Inteligente.

Também, por ser a gama ideal para viajantes, a TZ40 conta com sistema de GPS, bússola e, pela primeira vez num modelo desta série, com um medidor de níveis (Level Shot). Este último, faz com que a câmara por si só corrija as linhas horizontais da imagem para evitar capturas torcidas. Este detalhe é muito útil para conseguir enquadramentos perfeitos inclusivamente em disparos com apenas uma mão.

Relativamente ao GPS, a Panasonic melhorou esta prestação em comparação ao modelo anterior. Agora a TZ40 está vinculada ao satélite russo Glonass que outorga uma maior cobertura inclusivamente no interior dos edifícios. Este faz que a câmara detete por si só a localização da fotografia e através da função de Mapa de fotos permite visualizar, desde o ecrã tátil LCD de 3 polegadas Multitouch, o plano do local onde foi tirada a imagem.

Para eliminar o desfocar causado pelo tremor das mãos, a Panasonic melhorou o POWER O.I.S. (Estabilizador Óptico de Imagem) com 5 eixos de correcção que compensa os movimentos do braço e da mão. O resultado são imagens nítidas inclusivamente quando se utiliza o potente zoom óptico.

O POWER O.I.S. também se ativa durante a gravação de vídeo para proporcionar a máxima qualidade da imagem. A TZ40 também possui a capacidade de gravação em Full HD 1920×1080 50p no formato AVCHD ou MP4 e som estéreo de Dolby Digital Stereo Creator.

A grande rapidez do auto enfoque e a resposta da câmara é outra das grandes peculiaridades da TZ40. Ao premir o botão para disparar, a câmara captura a imagem em apenas 0,1 segundos. Deste modo, o utilizador tem a garantia que conseguirá captar a cena tal como esta era no momento em que fez a fotografia. Esta rapidez também se apercebe no disparo em modo sequencial, uma vez que a TZ40 é capaz de realizar até 10 fotografias num segundo num mesmo disparo.

TZ40_41_ZS30s_back_ZWAME

Com a TZ40 também é possível conseguir fotos artísticas sem necessidade de utilizar Photoshop. Este novo equipamento inclui um total de 14 filtros entre os quais se encontram, entre outros, o efeito de Foto 3D, fotos panorâmicas, retoque automático e retoque criativo. Também inclui efeitos especiais para aplicar nos ficheiros de vídeo como o Super slow-motion para conseguir vídeos em câmara lenta.

No entanto, a grande novidade é o modo Panorâmico Criativo, uma vez que a TZ40 é a única do mercado a oferecer esta função. Através deste, agora é possível realizar capturas panorâmicas desde diferentes pontos de vista (vertical, horizontal e 360º), sendo também possível aplicar sobre estas panorâmicas 12 filtros para conseguir imagens mais criativas.

Por último, o modo iA (Intelligent Auto) da Panasonic não podia faltar nesta nova compacta. Disponível também na gravação de vídeo, este modo permite aos utilizadores deixar todo o controlo à câmara para conseguir fotografias perfeitas sem necessidade de ser um expert. Apenas carregando no botão iA, ativam-se as funções como o HDR (High Dynamic Range) com o qual é possível tirar fotos excelentes inclusivamente à contraluz, o POWER O.I.S. no Modo Ativo para evitar as fotos em movimento, o AF Tracking, o Control ISO Inteligente, o Reconhecimento de Caras, o Seletor de cenas Inteligente, a Captura Noturna Inteligente sem tripé, modo Motion Deblur (anti desfocagem), o modo sequencial Inteligente e a Exposição Inteligente.

 

A menor das TZ também evolui

TZ35k_slant_ZWAME

É também novidade na gama TZ da Panasonic a nova Lumix DMC-TZ35. A diferença para a sua irmã maior é que este modelo conta com um sensor MOS de alta sensibilidade de 16,1 megapixéis e não incorpora GPS nem, Wi-Fi, mas conserva as prestações e características da TZ40 para conseguir imagens nítidas inclusivamente com super zoom.

Apesar de ser mais pequena, a sua lente LEICA DC VARIO-ELMAR também alcança uma potência de zoom ótico até 20x capaz de aumentar até o equivalente a 40x e pode gravar vídeo em Full HD 1920×1080 50p em formato AVCHD e MP4. Também conta com os mesmos filtros criativos e a última tecnologia da TZ40, como o POWER O.I.S. e o Venus Engine.

TZ35k_top_ZWAME

*Cores disponíveis:

DMC-TZ40: preto e titânio.

DMC-TZ35: preto e prateado.

Disponível: Março-Abril 2013