Panasonic

Wi-fi integrado na nova Lumix todo-o-terreno da Panasonic

FT5d_slant_ZWAME

  • Pela primeira vez, a Panasonic integra um sistema Wi-Fi e tecnologia NFC na sua gama de câmaras fotográficas.
  • A nova Lumix FT5 é a câmara mais resistente da Panasonic sendo a única capaz de suportar até 100 quilos de pressão.
  • A marca apresenta também a FT25, uma versão mais compacta mas também todo-o-terreno

Lisboa, 8 de Janeiro de 2013 – É resistente à água, resistente a quedas, baixas temperaturas e agora também vem com Wi-fi e tecnologia NFC integrada. É a Lumix FT5 da Panasonic, a nova câmara todo-o-terreno que está preparada para capturar e partilhar fotografias a partir de qualquer lugar, em qualquer situação.

A nova Lumix FT5 pode submergir-se até 13 metros debaixo de água, resistir a quedas até 2 metros e suportar temperaturas negativas até -10ºC. A isto foi também acrescentada uma nova resistência, pelo que a Panasonic foi capaz de criar a primeira máquina com uma resistência de pressão de até 100 quilos. Todas estas características tornam possível capturar imagens em situações extremas e, agora, partilhá-las de maneira imediata.

A conexão Wi-Fi e a tecnologia NFC tornam possível partilhar as suas fotografias de forma rápida e simples. Através da tecnologia Wi-Fi, os utilizadores podem publicar imagens de forma a partilhá-las nas redes sociais, como no Facebook, Twitter, Flickr, Picassa ou YouTube. Outras características da conectividade Wi-Fi são a capacidade de armazenamento de 1GB que a Panasonic disponibiliza ‘On Cloud’.

Além da vantagem de Wi-Fi integrado e tecnologia NFC é a possibilidade de converter o visor do seu smartphone no controlo remoto da FT5. Com a aplicação Remote Live View, o dispositivo móvel transforma-se numa espécie de comando à distância da câmara fotográfica. Isto é, através de um smartphone é agora possível controlar à distância, por exemplo, o zoom e o obturador da câmara. Este controlo total da câmara a partir do telemóvel trata-se de uma característica única da Panasonic.

FT5d_top_ZWAME

A aplicação é muito útil para fotografar espaços onde é difícil disparar fotos, como por exemplo um local elevado. É tão simples como colocar a câmara no lugar certo e, à distância, controlar facilmente o visor do smartphone para que a câmara FT5 funcione sozinha. O Remote Live View também é bastante útil, por exemplo, na captura de fotografias de grupo em que o fotógrafo também queira aparecer na fotografia sem necessidade de utilizar o temporizador, ou em imagens capturadas a partir de ângulos mais complicados.

Por outro lado, através da incorporação da tecnologia NFC, mover os ficheiros da câmara para um smartphone ou tablet torna-se tão simples como aproximar a câmara ao dispositivo. O único requisito é que ambos os dispositivos disponham também de NFC de maneira a que, ao juntarem-se à FT5, a imagem que surja no visor da câmara seja enviada, sem necessidade de nenhum tipo de operação, diretamente para o outro dispositivo.

Da mesma maneira, o Wi-Fi integrado oferece a facilidade de partilhar ficheiros com outros dispositivos compatíveis como PC, tablets, moldura digitais e inclusive televisores. Desta maneira, os utilizadores não têm que retirar o cartão de memória SD da câmara e inseri-lo noutros dispositivos nem mesmo conectar a câmara com cabo de conexão USB antes de poder ver ou arquivar dados.

Sensor de 16 megapixéis e filtros criativos

A nova todo-o-terreno da Panasonic também melhorou o rendimento comparativamente com as suas antecessoras. Por exemplo, agora conta com um sensor de 16,1 megapixéis, uma objetiva LEICA DC VARIO ELMAR Grande Angular de 28mm e um zoom ótico de 4.6x capaz de se estender até ao equivalente de 9.3x.

Outra das características mais destacadas da FT5 é a capacidade de gravação Full HD em formato AVCHD 1920×1080 50p e, pela primeira vez, com som estéreo. No modo vídeo destaca uma nova função de reprodução para imagens tiradas no Modo Intervalo de Tempo, uma função que permite programar a câmara para que se dispare automaticamente às horas definidas pelo utilizador. Esta nova aplicação é muito útil para, por exemplo, obter o vídeo de um amanhecer, os movimentos de um animal ou o processo de uma planta a desflorar.

FT5_TS5d_back_ZWAME

A nitidez das imagens também está garantida durante a gravação com o Modo Ativo e o POWER O.I.S. (Estabilizador Ótico de Imagem), que suprimem os tremores das imagens enquanto a máquina está em movimento.

Ao mesmo tempo, o processador Venus Engine possibilita um tempo de resposta bastante rápido. O autofoco ultra rápido (Sonic Speed AF) e a rápida resposta da câmara permitem capturar qualquer oportunidade inesperada. Além disso, é capaz de realizar até 10 fotografias por segundo com disparo rápido.

Uma das principais novidades apresentadas pela FT5 relativamente às suas antecessoras é a incorporação de 14 filtros artísticos para permitir ao utilizador explorar a sua criatividade. Entre eles destaque-se o Panorâmico Criativo, exclusivo da Panasonic, que permite acrescentar efeitos às fotografias panorâmicas que se podem realizar tanto na vertical, como horizontal ou a 360º.

Também se destaque o Modo Submarino, uma característica que faz com que as imagens realizadas debaixo de água conservem as cores vivas, eliminando tons escuros ou desfocados habituais neste tipo de registos.

A nova Lumix incorpora, como nas suas antecessoras, a função GPS integrado. O GPS guarda os dados do lugar onde foram capturadas as imagens (latitude e longitude) e, assim, poderem ser localizadas em mapas digitais e ser partilhadas com amigos e familiares. Por outro lado, no momento da captura, a fotografia poderá ser identificada com o nome do país, cidade ou monumentos mais importantes, assim como informação em tempo real de alguns lugares. Em compensação, este ano a Panasonic melhorou esta característica ligando-a ao satélite russo Glonass que garante uma maior cobertura mesmo no interior de edifícios.

Conta também com um ecrã LCD de 3 polegadas e com um revestimento anti-reflexo que assegura uma alta luminosidade durante a captura e reprodução através do controlo de brilho automático. Foi também ampliada a duração da bateria comparativamente com a sua antecessora podendo agora chegar até à captura de 370 fotografias.

FT25, a irmã mais nova da FT5

FT25a_slant_ZWAME

 

Além da FT5, a Panasonic apresenta também a FT25, uma câmara também todo-o-terreno, mas concebida para uma utilização diária. Comparando com a sua antecessora, a FT20, a nova Lumix Todo-o-Terreno apresenta-se mais resistente: pode submergir-se até 7 metros (dois metros a mais que o modelo anterior), é resistente ao pó, resiste a quedas até 1,5 metros e suporta temperaturas de até -10ºC.

A FT25 está também equipada com um sensor de 16,1 megapixéis, uma lente Grande Angular de 25mm e zoom ótico de 4x (extensível até 8x com zoom inteligente). A FT20 grava em qualidade HD em 1280×720 e inclui, como novidade, 12 efeitos criativos. Tal como a FT25, apresenta o Modo Submarino e o Modo Panorâmico Criativo, um exclusivo da Panasonic.

FT25a_top_ZWAME

*Disponibilidade: Março – Abril 2013