IBM

IBM anuncia novas funcionalidades de Big Data e de Cloud Computing para PMEs

Power 750_ZWAME

IBM alarga o âmbito das suas soluções para setores de rápido crescimento, como pequenas e médias empresas; 
As novas ofertas ajudam a responder a questões como: défice de competências, complexidade de TI e redução de custos.

Lisboa, 05 de fevereiro de 2013 – A IBM anunciou hoje que vai alargar a oferta de novas funcionalidades a setores de rápido crescimento, como pequenas e médias empresas (PMEs) e mercados emergentes, de modo a tirarem partido de soluções de Big Data e de Cloud Computing, tornando estas tecnologias mais acessíveis. Com o lançamento de oito novos produtos da gama Powers Systems, três novos modelos PureSystems, e novos sistemas de Storage, é agora mais fácil e menos oneroso para os clientes usufruírem dos serviços da Cloud e gerir grandes quantidades de dados.

As PMEs – que representam uma grande parte do tecido empresarial português –, têm-se debatido com grandes dificuldades na adoção de soluções de Big Data e Cloud devido ao custo elevado destes sistemas e ao facto de a maioria delas não estar ainda preparada para estas soluções. Mas a partir de hoje as pequenas e médias empresas de todo o mundo já podem obter a mesma base tecnológica das grandes empresas, estejam elas sediadas em mercados maduros ou emergentes.

Novos sistemas sintonizados com o Big Data

A IBM estima que 2.5 exabytes de dados sejam criados todos os dias – de tal forma que 90% dos dados que existem hoje no mundo foram criados nos últimos dois anos.

Como resultado, as empresas de todas as dimensões e de todas as indústrias são desafiadas a encontrar formas mais simples e eficazes de analisar os dados e atender melhor às necessidades dos seus clientes.

O anúncio de hoje ajuda a minimizar os dois maiores obstáculos para a adoção de soluções de Big Data – o custo referente à análise dos dados e a complexidade envolvida no processo de conferir sentido à informação desestruturada para tomar melhores decisões.

Por exemplo, a IBM está agora a alargar a sua oferta de tecnologia de microprocessadores  POWER7+ para sistemas de entrada e de gama média. Os processadores POWER da IBM são uma plataforma mais eficaz a endereçar Big Data e Cloud do que os wintel, uma vez que a virtualização, um elemento chave para a computação de Big Data, está embutida no processador. Com um valor de aquisição economicamente competitivo, o poder da analítica nunca foi tão rentável.

IBM simplifica adoção de Cloud 

Segundo um estudo recente da IBM, quase três quartos dos CEOs revelaram já ter adotado o modelo de Cloud Computing nas suas empresas – desde projetos-piloto a implementações mais abrangentes – e de entre os restantes 90% esperam adotá-lo nos próximos três anos. No entanto, apesar de a procura ser elevada, muitas empresas – sejam pequenas ou médias – não terão competências para o conseguir.

Para ajudar os clientes a contornar esses obstáculos, a IBM lança hoje uma versão low cost do seu sistema PureSystems Application – projetado para ajudar os clientes a libertar tempo e dinheiro para se concentrarem na inovação.

Na verdade, todos os membros da família PureSystems são parte da oferta IBM SmartCloud que permite aos clientes  desenvolver clouds privadas e híbridas em modelos de Infraestrutura-como-um-Serviço (IaaS) e Plataforma-como-um-Serviço (PaaS). Este novo modelo PureSystem, mais pequeno, é projetado para empresas que não têm as capacidades de TI necessárias para abraçar a Cloud. Em quatro horas, o sistema fornece todo o software de infraestrutura e de gestão necessários para rapidamente desenvolver e implementar novas aplicações na Cloud ou no próprio local. O sistema torna mais fácil automatizar serviços na Cloud sem experiência interna e reduz o consumo de energia em 30%.

Além disso, e uma vez que as empresas procuram rapidamente adotar as tecnologias Cloud e de virtualização para melhorar a eficiência, a redução de custos e ganhar acesso rápido à capacidade de armazenamento, a IBM acaba também de lançar novos sistemas de Storage.

O IBM SmartCloud Storage Access é um novo software que permite às empresas criarem clouds de armazenamento seguras. O software possui um portal self-service que permite a qualquer utilizador criar uma conta, configurar a quantidade de armazenamento necessária, e, em seguida, iniciar o upload de arquivos através da cloud – tudo com apenas alguns cliques e sem a assistência de um administrador de TI.

Mais informações sobre as características dos novos modelos em anexo.