Microsoft

Microsoft apoia plataforma Link Cities para aumentar produtividade e eficiência das Autarquias Locais

Linkcities

  • Acessível online em www.linkcities.pt, a plataforma pretende ligar em Portugal mais de 4000 Cidades e 300 mil Profissionais;
  • A plataforma disponibiliza informação em tempo real, que pode ser vista pelos cibernautas, mais de 2,1 mil milhões em todo o mundo, a qualquer momento e a partir de qualquer lugar;
  • A Microsoft patrocinou o desenvolvimento da plataforma tecnológica que suporta a rede Link Cities (uma solução alojada na cloud e desenvolvida em Windows Azure), por acreditar que esta iniciativa permite a melhoria dos serviços prestados as cidadão, aumenta e melhora a produtividade dos colaboradores da administração pública local, apresenta um baixo custo e possui a flexibilidade de se ajustar à medida das necessidades dos utilizadores. Para os profissionais do setor a inscrição é gratuita.

Lisboa, 14 de fevereiro de 2013 – A Microsoft Portugal dá hoje a conhecer a plataforma Link Cities, um projeto que liga as cidades e autarquias locais, através das suas organizações, profissionais do setor e entidades profissionais a uma rede de conhecimento que pretende promover o trabalho colaborativo e a interação, em tempo real, entre estas entidades e o cidadão em geral.

Trata-se de um projeto ambicioso e inovador que visa fomentar a colaboração, interação e partilha de conhecimento, tornando as cidades e as organizações que as compõem mais eficientes e sustentáveis.

À plataforma poderão aderir Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas, Associações, Delegações e outros organismos locais com competência territorial e gestão local, Profissionais do setor, com vínculo profissional às organizações locais, Entidades Públicas e demais Parceiros com competência ou relevância na gestão local, e ainda o cidadão em geral.

Através da plataforma Link Cities é possível organizar, relacionar, comentar e partilhar conteúdos temáticos e informação útil para a gestão das cidades, desde conteúdos mais técnicos – legislação atualizada, jurisprudência, minutas, entre outros – a conteúdos mais lúdicos, produzidos por todos os membros da comunidade. Na plataforma é, ainda, possível partilhar exemplos de boas práticas na gestão das cidades e casos de sucesso. Os conteúdos são, por isso, diversos, podem ser apresentados em diferentes formatos – PDF’s, vídeos, Fotos, Links – e pretendem aproximar cidadãos e cidades.

A simplicidade de utilização da plataforma é outras das suas principais características já que o seu funcionamento é semelhante ao das redes sociais. De forma prática e intuitiva é possível criar uma página de perfil, procurar colegas, criar redes por áreas de competência, seguir cidades, receber alertas por assunto ou autor, pesquisar na base de dados, consultar informações oficiais e obter informação estatística sobre páginas e conteúdos, mais vistos, mais recentes e mais votados. Trata-se, ainda, do único canal agregador de conteúdos sobre cidades que integra uma base de dados profissional e um motor de busca.

De acordo com Mauro Xavier, Diretor da MicrosoftEste é um projeto que resulta de um trabalho de grande proximidade entre a Microsoft e a Link Think (www.linkthink.pt)  que acreditamos vai constituir um importante motor para o desenvolvimento de uma maior eficiência e produtividade das entidades locais e organismos que as compõem, mas também para uma maior proximidade entre estas e os cidadãos através da partilha de conhecimento, de uma maior interatividade e participação cívica de todos.”

O Link Cities está disponível online desde o início do ano www.linkcities.pt e conta já com a associação de várias entidades oficiais, entre elas o Tribunal Constitucional, o Tribunal de Contas, a Procuradoria-Geral da República, DGAL, CCDR-LVT, CCDR-ALG, CCDR-ALT, CCDR-N, ANMP, bem como algumas Comunidades Intermunicipais, Capitais de Distrito e outros Municípios > 50 Lisboa, Porto, Bragança, Coimbra, Faro, Santarém, Castelo Branco, Évora, Vila Real, Setúbal, Trofa, Vila Real, Cascais, Óbidos, Fundão, Rio Maior, Vila de Rei, Sertã, Vila Real de Santo António e muitos outros.

Em Portugal a plataforma Link Cities pretende ligar mais de 4000 Cidades e 300 mil Profissionais, e nos Palop’s cerca de 20 000 Cidades e 9 milhões de Profissionais.

A plataforma foi desenvolvida recorrendo à mais recente tecnologia da Microsoft, Windows Azure, uma solução tecnológica que oferece um ambiente computacional seguro e com elevados padrões de desempenho e disponibilidade.

A opção pela plataforma Azure garante total flexibilidade em termos de infraestrutura, alinhamento total entre o negócio e o custo da tecnologia, permitindo-lhe crescer sem ter que nascer grande. A capacidade de incorporar e disponibilizar serviços em diferentes tecnologias, desde .NET a PHP e bases de Dados SQL Azure e o potencial nativo de despoletar o serviço a partir de datacenters espalhados por todo o mundo, permite grande flexibilidade quando em cenários de internacionalização.

A parceria estabelecida com a Link Think é muito importante para a Microsoft, porque permite disponibilizar de forma rápida e simples, uma solução de ponta a ponta de colaboração entre profissionais, a baixo custo e de acordo com as necessidades das organizações, totalmente desenvolvida em tecnologia Microsoft e que se enquadra nos projectos de modernização administrativa actualmente em implementação na Administração Pública Local.