Vodafone

Vodafone acusa Optimus de publicidade enganosa

Queixa no ICAP apresentada hoje

Lisboa, 7 de Fevereiro de 2013 – A Vodafone entregou hoje no ICAP uma queixa contra a campanha publicitária da Optimus, veiculada desde ontem na imprensa e meios exteriores, segundo a qual aquele operador é o único a oferecer acesso à rede 4G nos equipamentos de última geração da Apple (iPhone 5, iPad 4ª Geração e iPad Mini).

Desde o passado dia 28 de Janeiro que, com o lançamento da nova versão do sistema operativo móvel da Apple (iOS 6.1), os mais recentes equipamentos deste fabricante permitem o acesso à tecnologia 4G/LTE na rede da Vodafone, facto de imediato divulgado pela Vodafone junto de Clientes, rede comercial e comunicação social.

Este acesso é efectuado na frequência de 1800MHz, a única suportada nos equipamentos da Apple para acesso à tecnologia 4G.

Assim, não tem qualquer fundamento a mensagem veiculada pela campanha em questão, a qual induz em erro o público, violando os princípios basilares da actividade publicitária. A Vodafone aguarda agora uma decisão célere do Júri de Ética Publicitária do ICAP quanto ao teor enganoso desta campanha, para que possa ser reposta a verdade e removidos em tempo útil os materiais de comunicação respectivos.