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Panasonic fomenta a eficiência energética com smart towns, eco-houses e veículos elétricos

5 de março: Dia Mundial da Eficiência Energética

Lisboa, 5 de março de 2013 – Hoje celebra-se o Dia Mundial da Eficiência Energética, uma data que se coaduna com o empenho da Panasonic em promover o uso racional dos recursos do planeta. Neste sentido, a companhia japonesa desenvolve tecnologias que permitem às pessoas poupar energia nas suas cidades, nos transportes e dentro das suas casas.

Assim, é cada vez mais uma necessidade a construção de cidades inteligentes, casas ecológicas e a melhoria da tecnologia dos veículos elétricos.

A nível mundial a Panasonic está a promover as smart towns, cidades inteligentes onde se respeita o meio ambiente e se usam sistemas de energia como os painéis solares ou as células de combustível. É o caso da Fujisawa Sustainable Smart Town, uma cidade inteligente em Tóquio, edificada no espaço de uma antiga fábrica da Panasonic. Trata-se de uma cidade verde que terá 1.000 casas com as últimas tecnologias para criar, armazenar e controlar a energia e reduzir, assim, as emissões de CO2. Esta smart town abrirá as portas em 2014 e já tem inquilinos interessados. Outras características deste novo modelo de cidade são a criação de espaços para facilitar a recarga de carros elétricos e bicicletas elétricas e um pavimento pedestre totalmente favorável.

Na Europa, a Panasonic é uma das quatro empresas envolvidas na criação do conceito da Skolkovo Smart City, a maior cidade europeia sustentável que se localiza a 20 quilómetros de Moscovo, Rússia. A “Cidade Inovadora” em Skolkovo estará pronta entre 2014 e 2015 e contará com habitações para 31.000 pessoas, numa área de 400 hectares. O projeto envolve a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia, centros de investigação e desenvolvimento, instituições de ensino, habitações, infraestruturas e pequenas empresas.

 

A aposta no setor automóvel e nas casas sustentáveis

A Panasonic está a transformar a sua experiência em soluções energéticas para o lar em soluções para os veículos elétricos. A empresa desenvolveu um Sistema de Gestão de Energia que melhora a eficiência das baterias do carro elétrico e um Sistema de Gestão do Calor desenhado para reduzir o enorme consumo de energia que o uso do ar condicionado provoca nos veículos híbridos e elétricos.

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Além de estimular a mobilidade 100% elétrica, a Panasonic está a fomentar a construção de eco-casas, projetadas tendo por base o respeito pelo meio-ambiente e zero emissões de gases de estufa. Esta casa combina a ventilação natural e mecânica para poupar energia na climatização; os aparelhos de ar condicionado têm um sensor que deteta a presença das pessoas na casa para adequar a temperatura às atividades que estiverem a realizar. A casa está também toda equipada com luzes LED e as paredes são isoladas com o sistema U-Vácuo, que isola 20 vezes melhor que a espuma normalmente utilizada.

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A eco-casa da Panasonic tem no telhado um sistema de energia solar para converter a luz do sol em eletricidade. Dispõe também de células de combustível que geram eletricidade mediante a combinação de hidrogénio e oxigénio. Adicionalmente, as baterias de lítio de alta capacidade preservam a energia criada pelos painéis solares e pelas células de combustível.

Estas casas permitem, ainda, uma gestão completa da energia através da TV Viera Panasonic.

Panasonic leva lâmpadas solares a zonas sem eletricidade

Em paralelo com as inovações que promovem a eficiência energética nas cidades, a Panasonic tem trabalhado para levar eletricidade a zonas nas quais não está disponível.

No mundo, há cerca de 1.320 milhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento da Ásia e de África, que não têm eletricidade. Isto gera uma série de problemas, tanto a nível prático nos seus trabalhos e nos estudos, como na saúde, já que se veem forçados a usar lâmpadas de querosene que podem danificar gravemente o sistema respiratório.

A Panasonic desenvolveu um plano, chamado 100 Thousand Solar Lantern Project, para fazer chegar 100.000 lâmpadas solares a diversas regiões do mundo sem eletricidade até ao ano de 2018, ano em que a Panasonic irá celebrar o centenário da sua fundação. As lâmpadas solares geram eletricidade a partir da luz solar que acumulam durante o dia numa bateria, e que podem utilizar como pequenas luzes à noite.

Este projeto já começou, e com sucesso, nalguns locais, como em Mianmar, onde foram entregues 3.000 lâmpadas solares a organizações sem fins lucrativos e organizações não-governamentais. A cobertura territorial dos serviços de eletricidade no país é uma das mais baixas da Ásia, apenas com 13%, o que dificulta o desenvolvimento económico. Neste mês de março também se entregaram 5.000 lâmpadas solares a uma ONG na Índia e 2.000 a um campo de refugiados em África.

 

Primeira empresa verde em eletrónica de consumo

Através do Green Plan 2018, a Panasonic procura converter-se, em 2018, na primeira empresa “verde” do setor da eletrónica de consumo, ano em que se cumprem os 100 anos da sua fundação.

O plano é muito específico e estabelece áreas de atividades-chave e objetivos numéricos concretos que permitirão à empresa, com o apoio de todos os trabalhadores, integrar a sua estratégia ambiental e os seus planos de crescimento. Entre estas áreas destacam-se a redução das emissões de CO2, aumentando a reciclagem até aos 99.5%, minimizando o consumo de água ou fazer com que os produtos ecológicos da campanha sejam 30% das vendas totais.