Panasonic

A conectividade e a criatividade juntam-se na Lumix GF6 da Panasonic

image002

  • A nova Micro Quatro Terços da Panasonic incorpora as tecnologias Wi-fi e NFC.
  • Com um sensor de 16 megapixéis e a extensão de sensibilidade ISO até 25.600, a GF6 oferece uma maior qualidade de imagem e um design bastante compacto.
  • Um total de 19 filtros oferecem a possibilidade de conseguir fotos mais criativas sem ter de passar pelo computador.

Lisboa, 9 de abril de 2013 –. A família Lumix G, a gama da Panasonic baseada no standard Micro Quatro Terços incorpora um novo modelo. É a DMC-GF6, o modelo mais pequeno e versátil das CSC da Panasonic.

A nova GF6 está disponível em negro e branco e incorpora novas tecnologias criadas para dar resposta às novas necessidades dos utilizadores.

Uma destas novidades é a integração do Wi-Fi e NFC (Near Field Communication) no interior da câmara. Esta funcionalidade, incorporada nas novas câmaras compactas da Panasonic em 2013, surge pela primeira vez numa câmara Micro Quatro Terços da empresa. Desta forma a Panasonic torna mais fácil e rápido o upload de ficheiros para partilha nas redes sociais, envio por e-mail ou armazenamento na nuvem.

Graças a esta novidade a Panasonic desenvolveu a função Direct Wi-fi que permite passar a imagem do monitor da câmara para o monitor de outro dispositivo, como um tablet ou Smartphone, bastando para tal aproximar ambos os dispositivos.

Outra das vantagens desta forma de conectividade é a possibilidade de utilizar o smartphone ou tablet como um comando remoto da câmara. Com a aplicação “Panasonic Image App” o utilizador pode controlar a função de foto e vídeo da Lumix GF6. Entre outras opções, pode utilizar o zoom, iniciar ou terminar a gravação à distância e observar os resultados em tempo real no ecrã de outros dispositivos.

Uma nova alavanca permite-nos manusear a câmara apenas com uma só mão para ajustar funções como o zoom, a exposição ou a abertura do obturador. A alavanca funciona como uma lupa na reprodução de imagens e permite percorrer os menus dos ecrãs.

Outra funcionalidade oferecida pelo GF6 é uma qualidade de imagem superior associada a um design compacto. Pesa apenas 323 gramas (incluindo bateria e cartão SD) e mede 111,2 x 64,8 x 38,4 mm. Esta melhoria é conseguida através da inclusão do sensor LIVE MOS 16 megapixéis de que dispõe a GX1, cuja extensão de sensibilidade ISO até 25.600 e um renovado motor Venus com multi-processo de redução de ruído. Os resultados são fotografias e vídeos em alta definição, perfeitos e com pouco ruído, mesmo em situações de pouca luz.

O novo modelo também possui AF Light Speed ​​que permite aos utilizadores captar fotos nítidas mesmo com movimentos rápidos. Esta nitidez também é alcançada em disparos consecutivos. A alta qualidade de imagem também é evidente no modo de vídeo. De facto, a câmara GF6 é apresentada como uma “câmara mista” porque proporciona um desempenho elevado em ambos os modos foto e vídeo. Basta pressionar o botão de gravação de vídeo Full HD (1920×1080, 50i) no formato AVCHD e som estéreo.

Com o modo iA + (Intelligent Auto), o modo automático Panasonic permite captar fotos de qualidade profissional, mesmo que não seja um especialista em fotografia. Com este modo, a própria câmara otimiza o desempenho e as opções para obter imagens impecáveis. O reconhecimento facial, Intelligent Scene Selector, AF Tracking e Controle Inteligente de ISO são exemplos. Destaca-se o novo modo de Reconhecimento de Alimentos, criado especialmente para fotografar os pratos de culinária.

image004

Criatividade sem limites

A Lumix GF6 incorpora 5 novos filtros criativos, uma evolução em comparação com a GF5, oferecendo um total de 19 filtros criativos. Isto torna-a uma excelente ferramenta para os utilizadores que para além de captar fotos, querem explorar as opções criativas e artísticas oferecidas pelo mundo da fotografia.

Isto permite aplicar efeitos diretamente na câmara sem necessidade de um programa de pós-produção. Uma destas novidades é o Retoque de Limpeza que permite eliminar pessoas ou objetos indesejados da imagem apenas com um toque no ecrã.

Old Days, Sunshine, Bleach Bypass, Toy Pop e Fantasy são alguns dos filtros que são novidade neste modelo. Por outro lado, mantém-se algumas funcionalidades como “Um ponto de cor”, com o qual é possível destacar somente o tom da cor de um objeto, enquanto o resto permanece em branco e preto e os filtros “Arte impressionante” e “Monocromático Dinâmico”, que ajustam o contraste para criar efeitos artísticos em fotografia. Outros exemplos de filtros são o Foco Suave, Filtro Estrela ou Efeito Jogo.

Por outro lado, destaca-se também o Modo Panorama Criativo que permite captar fotos panorâmicas na posição vertical e horizontal e adicionar um grande número de efeitos criativos. A função Stop Motion Animation é igualmente interessante dado que permite criar um vídeo que consiste na reprodução consecutiva de imagens e a função Video Slow Motion que retarda vídeos para mostrá-los em câmara lenta.

O guia de cenários no ecrã com 23 exemplos de fotos captadas por fotógrafos profissionais é muito útil. O utilizador pode escolher o exemplo mais próximo para a situação que pretende fotografar e a câmara ajusta as configurações automaticamente para obter os resultados mais parecidos com o exemplo. Além disso, enquanto se capta a imagem a câmara mostra recomendações de objetivas para cada cena, o que melhora as habilidades dos utilizadores.

A criatividade também se revela graças à grande variedade de objetivas Micro Quatro Terços. O utilizador pode levar a fotografia ao nível seguinte com as objetivas intermutáveis do sistema Lumix G. É possível mudar as objetivas para conseguir o disparo perfeito e dar às imagens uma nova perspetiva. A Lumix G é a marca de câmaras sem espelho com o maior número de objetivas dedicadas (18 objetivas Micro Quatro Terços Lumix G) entre as quais se encontram o zoom Grande Angular de 7-14 mm, as teleobjectivas com zoom de 45-200mm e 100-300mm e a macro Olho de Peixe.

image006

Novo design retro e versátil

A nova GF6 surpreende pela mudança no design e aposta em linhas mais retas e sóbrias próximas de um estilo retro de câmaras fotográficas. Da mesma forma também se desenhou um obturador que evoca este estilo.

Igualmente importante é o seu novo ecrã tátil e rebatível, uma vez que melhora o seu manuseamento, a visibilidade e também a capacidade tátil permitindo fazer auto retratos ou imagens ao nível do solo ou em condições elevadas. O novo ecrã de 3 polegadas e 1.040.000 pixéis tem uma rotação de 180º, que permite tirar fotografias de diferentes perspetivas de forma fácil e cómoda.

Com o modo Auto Disparo os utilizadores podem captar os seus próprios retratos esticando um braço para segurar a câmara com o monitor virado para si o que permite obter um enquadramento.

Além disso, também melhora a resolução em 13% e a reprodução de cor em 20% graças ao painel frontal que se liga diretamente ao painel tátil eliminando a camada de ar intermediária e reduzindo drasticamente a supressão de luz externa, melhorando ainda o consumo de energia do sistema da câmara.

Também se reduz a interferência da transmissão de luz de fundo para conseguir um ângulo de visão mais amplo. No que se refere à função tátil, esta mudou para tátil electroestática em vez de capacitiva como na Lumix GF5.