Canon

Canon expande possibilidades criativas com as novas câmaras de vídeo XA25, XA20 e LEGRIA HF G30

Tecnologias – XA25, XA20 e LEGRIA HF G30

 

Nova objetiva grande angular com zoom ótico de 20x

As câmaras de vídeo XA25, XA20 e LEGRIA HF G30 integram uma nova objetiva de Vídeo HD grande angular com zoom ótico de 20x. Disponibilizando uma distância focal de 26.8-576mm (equivalente a 35mm), esta objetiva possui capacidades de disparo grande angular e telefotográfico, tornando-a ideal para vários propósitos fotográficos.

Desenvolvida usando as mesmas tecnologias aplicadas na produção das objetivas EF da Canon, esta objetiva compreende 12 elementos óticos em 10 grupos, incluindo duas lentes asféricas. Seis destes elementos são feitos com um novo tipo de vidro e estão perfeitamente posicionados na lente para atingir uma capacidade grande angular máxima e um potente zoom de 20x num design compacto. Este novo vidro Hi-UD (Hi Index Ultra Low Dispersion), também encontrado nas câmaras de vídeo topo de gama da Canon XF305/300, reduz as aberrações cromáticas em todo o alcance do zoom.

Desenhada para proporcionar uma flexibilidade impressionante, esta objetiva oferece uma ampla abertura em toda a gama focal. A abertura f/1.8 é suportada a distâncias focais grande angular, enquanto a abertura f/2.8 está disponível com o zoom máximo de 20x, permitindo aos utilizadores captar sujeitos distantes sem comprometer a luminosidade.

A nova abertura circular foi também desenvolvida usando a tecnologia exclusiva da Canon aplicada nas objetivas EF. Esta tecnologia de Diafragma Eletromagnético (EMD) combina-se com a rápida abertura f/1.8 para uma bonita desfocagem do fundo ou ‘bokeh’.

 

Estrutura de Objetiva 3D em tempo real

A gravação de vídeo requer controlo do zoom e da estabilização de imagem ao mesmo tempo. Para isso, a nova objetiva presente nas câmaras XA25, XA20 e LEGRIA HF G30 integra um mecanismo de lente 3D em tempo real, desenvolvido para controlar o zoom e a estabilização de imagem simultaneamente. Um grupo de lentes único proporciona correção do zoom e da vibração, respondendo em tempo real com um movimento tridimensional para uma estabilização de imagem ótica de alta qualidade, zoom rápido e operação silenciosa, necessária numa objetiva de vídeo.

 

Novo sensor HD CMOS PRO de 2.91 Megapixels de tipo 1/2.84

Estas câmaras integram o novo sensor HD CMOS PRO. O aumento do tamanho para o tipo 1/2.84 suporta os requisitos da nova objetiva grande angular com zoom de 20x e inclui uma maior resolução efetiva, de aproximadamente 2.91MP, com resolução de gravação Full HD de origem de 2.07MP.

A maior contagem de pixels é suportada pela excecional potência da plataforma DIGIC DV 4 da Canon. Concebidos e fabricados para trabalhar em conjunto, o novo sensor e o DIGIC DV 4 proporcionam excelentes imagens com mais detalhe e menos ruído. A nova e avançada arquitetura do sensor combina-se com o sistema de processamento de imagem sofisticado para reduzir o ruído na imagem e aumentar a sensibilidade.

 

DIGIC DV 4

As XA25, XA20 e LEGRIA HF G30 são as mais recentes câmaras de vídeo a integrar a nova plataforma de imagem DIGIC DV 4 da Canon que melhora drasticamente a capacidade de processamento, permitindo que as câmaras executem várias operações em simultâneo. Nomeadamente, o DIGIC DV 4 reduz significativamente os efeitos do movimento da câmara durante a gravação, permitindo um melhor controlo da vibração para captar vídeos HD com grande nitidez.

Adicionalmente, o DIGIC DV 4 oferece uma melhor performance em condições de luz fraca. Funcionando em conjunto com o novo sensor HD CMOS PRO, o DIGIC DV 4 permite a gravação de vídeos com qualidade Full HD (1920x1080p) em condições de luz fraca com uma iluminação mínima de 1.0 lux a 1/25 segundos.

 

Suporte para Wi-Fi

Todos os novos modelos suportam ligação sem fios dual-band (5GHz e 2.4GHz), permitindo aos utilizadores enviar e receber sinais wireless diretamente a partir da câmara. A integração de Wi-Fi permite a estas câmaras suportar uma variedade de funções wireless:

  • Camera Remote – O Camera Remote permite controlar e ajustar as definições através de uma ligação sem fios num web browser em smartphones ou tablets compatíveis. Os utilizadores podem controlar várias definições sem tocar na câmara, o que é ideal para quando se está a filmar em ambientes onde a câmara não está facilmente acessível. O Live View permite verificar a composição e outros fatores. As definições que podem ser ajustadas incluem: Rec Start/Stop, abertura, obturador, focagem, zoom e equilíbrio de brancos.
  • Remote Browser – O Remote Browser permite visualizar e guardar os vídeos diretamente para outros dispositivos, como PCs ou tablets, sem serem necessários cabos. Quando a câmara está conectada ao web browser de um dispositivo (como Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Safari ou browsers Android ou iOS[1] pré-instalados) os utilizadores podem selecionar e reproduzir vídeos, ou guardar e armazenar um vídeo selecionado no dispositivo que estão a usar.
  • FTP File Transfer – Desenvolvido para facilitar o backup ou transferir ficheiros de vídeo. Usando o suporte wireless para banda 5GHz, a câmara oferece uma conectividade rápida e fiável para a partilha de ficheiros grandes.
  • Media Server – Permite a visualização dos vídeos armazenados na câmara em televisores, computadores ou outros dispositivos compatíveis, usando a rede Wi-Fi.
  • Movie Uploader – O upload direto de vídeos para dispositivos iOS é suportado pela a aplicação Movie Uploader da Canon (versão 1.5). Permite aos utilizadores fazer o upload de vídeos diretamente no YouTube ou Facebook a diferentes taxas de bits (max. 24Mbps), quando não está disponível qualquer ponto de acesso, usando simplesmente um dispositivo iOS.

 

Suporte GPS (através do acessório GP-E2)

Todos os modelos permitem adicionar informação geográfica ao conteúdo, graças à compatibilidade com o Recetor de GPS da Canon GP-E2. Ligando-se à câmara através de cabo USB, o recetor fornece dados de localização úteis[2], oferecendo informação adicional que pode ser usada mais tarde.

 

Novo Estabilizador de Imagem de cinco eixos

Estes novos modelos também integram o modo Dynamic IS avançado, desenvolvido para reduzir ainda mais os tipos de efeitos das trepidações da câmara quando se está a filmar em movimento. O modo Dynamic IS corrige agora os movimentos de rotação e inclinação, com base em três novos eixos: rotação, rotação na horizontal e rotação na vertical – resultando numa redução substancial da distorção na imagem.

 

Gravação de imagem de alta qualidade em simultâneo
As novas câmaras XA25, XA20 e LEGRIA HF G30 permitem gravação a 50p nos formatos AVCHD (até 28Mbps) e MP4 (até 35Mbps). O novo suporte para gravação em MP4 a taxas de bits mais baixas também permite partilhar facilmente o conteúdo.

A gravação no formato AVCHD é suportado nas seguintes taxas de bits, resoluções e frame rates:

Bit rate

Qualidade

Frame Rate

28Mbps

1920 x 1080

50p

24Mbps

1920 x 1080

50i / PF25

17Mbps

1920 x 1080

50i / PF25

5Mbps

1440 x 1080

50i / PF25

 

A gravação no formato MP4 é suportado nas seguintes taxas de bits, resoluções e frame rates:

Bit rate

Qualidade

Frame Rate

35Mbps

1920 x 1080

50p

24Mbps

1920 x 1080

25p

17Mbps

1920 x 1080

25p

4Mbps

1280 x 720

25p

3Mbps

640×360

25P

A gravação simultânea também permite aos utilizadores gravar o mesmo conteúdo, na mesma ou em resoluções diferentes, para cada uma das entradas de cartões SD da câmara (ver detalhes abaixo).

Gravação simultânea em dois formatos

O DIGIC DV 4 permite gravar conteúdo em diferentes formatos e taxas de bits simultaneamente em dois cartões SD. A potência de processamento adicional fornecida pela nova plataforma permite a estes modelos suportar e processar muito maiores taxas de dados, permitindo aos utilizadores gravar conteúdo nos formatos AVCHD e MP4 ao mesmo tempo:

A gravação simultânea em dois formatos permite também captar ficheiros em MP4 mais pequenos enquanto gravam em Full HD de alta qualidade. Os ficheiros mais pequenos podem ser partilhados muito mais facilmente nas situações em que o tempo é um fator crítico. Os utilizadores podem gravar simultaneamente nos seguintes formatos, taxas de bits e frame rates:

Main Slot

Sub-slot (MP4)

AVCHD

24Mbps (50p)

4Mbps (1280×720/25p)

3Mbps (640×360/25p)

17Mbps (50i/PF25)

5Mbps (50i/PF25)

MP4

24Mbps (50p)

4Mbps (1280×720/25p)

3Mbps (640×360/25p)

17Mbps (25p)

4Mbps (25p)

3Mbps (25p)

3Mbps (640×360/25p)

Ecrã tátil OLED electroestático de 1.23 milhões de pontos

As novas XA25, XA20 e LEGRIA HF G30 são as primeiras câmaras de vídeo da Canon a integrar ecrãs táteis Organic LED (OLED). A tecnologia OLED ultrapassa a LCD em todas as áreas, oferecendo melhor reprodução de cor (100%), ângulos de visão (até 80°), contraste (10,000:1) e capacidade de resposta (até 1ms). O ecrã OLED integra a tecnologia de ecrã tátil inteligente, facilitando a mudança de definições durante as gravações.

 

EVF de alta resolução e 1.56 milhões de pontos com extensor

Cada modelo integra um novo visor eletrónico de 0,61cm (tipo 0.24) e 1.56m-dots de resolução. Oferecendo um significativo melhoramento relativamente aos modelos antecessores, o visor de alta resolução mostra claramente o pormenor, criando uma plataforma ideal para monitorizar e enquadrar durante a gravação. O amplo extensor do visor evita a entrada de luz, permitindo uma melhor visualização em ambientes de exterior e uma posição mais cómoda para o utilizador.

 


[1] Sujeito a compatibilidade. Ver especificações para mais detalhes.

[2] Gravação de dados em AVCHD de acordo com os padrões AVCHD. Gravação de dados em MP4 de acordo com os padrões MP4. Imagens estáticas gravadas de acordo com os padrões Exif

 

Pages: 1 2