HP

HP anuncia novas opções de reciclagem de tinteiros

O alargamento dos programas de devolução de tinteiros ajuda os clientes a melhorar a sustentabilidade das suas soluções de impressão

Lisboa, 24 de abril 2013 — A HP acaba de anunciar novas soluções de reciclagem que irão contribuir para que os seus clientes possam reduzir o impacto ambiental das suas impressões e beneficiarem da qualidade dos materiais de impressão originais da HP.

Enquanto líder do movimento para a impressão sustentável, a HP trabalha continuadamente com fabricantes, retalhistas e organizações não-governamentais (ONG’s) para desenvolver soluções com impacto ambiental reduzido – desde as fases de projeto e fabrico dos produtos até à sua utilização e reciclagem no final do ciclo de vida.

“Os nossos clientes querem soluções de impressão que ofereçam qualidade e confiança, com performance ambiental comprovada”, afirma David Ryan, Vice President, Printing  Systems Supplies Category EMEA, da HP. “A abordagem da HP tem início com o desenho de produtos inovadores e ambientalmente sustentáveis, e continua até às soluções de reciclagem fáceis e gratuitas nas quais o cliente pode confiar por completo.”

 

Novas opções de reciclagem

O programa de reciclagem de consumíveis da empresa – HP Planet Partners – permite aos clientes reciclarem cartuchos de impressão HP originais, integrando o circuito fechado de reciclagem de plásticos da marca. Até à data, os clientes da HP a nível mundial já reciclaram mais 500 milhões de tinteiros e toners ao abrigo do programa HP Planet Partners (1)

O programa HP Planet Partners é gratuito e está disponível para os clientes em Portugal e em outros 33 países na zona EMEA. É fácil de utilizar, basta visitar o site www.hp.com/recycle ou um local de recolha HP autorizado.

 

Os resultados da reciclagem em números

O revolucionário projeto de reciclagem de plástico em circuito fechado da HP, utiliza o plástico de tinteiros e outras fontes usadas para criar novos tinteiros originais HP. Até à data, a HP já reciclou 776.000 toneladas de equipamentos eletrónicos e tinteiros originais em todo o mundo. A HP conseguiu ainda evitar o envio de 280 milhões de tinteiros(1) e 2 mil milhões de garrafas para o aterro.

Quando comparado com plástico novo (ou virgem), o plástico reciclado utilizado nos tinteiros da HP desde 2010 emitiu uma pegada de carbono que se estima que seja 33% inferior – mesmo quando são considerados os impactos associados à recolha, transporte e processamento. Estima-se também que a utilização de plásticos reciclados reduza a quantidade de água utilizada na produção dos tinteiros em até 89% (2).

Enquanto maior fornecedor a nível mundial de tecnologias de informação, infraestruturas, software, serviços e soluções, a HP procura responder de forma exemplar ao desafio de reduzir o consumo de energia e o desperdício. A empresa identifica novas oportunidades para transformar a forma como o mundo vive e trabalha, através de produtos cada vez mais sustentáveis ​​e soluções que ajudam seus clientes a prosperar.

 

(1)  Dados Internos da HP

(2)  Para cartuchos produzidos em 2010 e daí em diante. Com base numa avaliação do ciclo de vida realizada em 2010 levada a cabo pela Four Elements Consulting a pedido da HP. O estudo comparou o impacto ambiental da utilização de polietileno plástico (PET), com o impacto ambiental da utilização de PET reciclado no fabrico de novos cartuchos originais HP. Mais informações disponíveis em www.hp.com/go/RecycledPlasticsLCA. Valor recolhido desde o início dos respetivos programas.