HP

HP Disponibiliza uma Nova Classe de Servidores para Ambientes de Redes Sociais, Mobile, Cloud e Big Data

Servidores otimizados para softwares específicos foram desenhados para o centro de dados e construídos a pensar no planeta

Lisboa, 10 de abril de 2013 — A HP acaba de anunciar o primeiro sistema mundial HP Moonshot comercialmente disponível. Trata-se de uma solução que oferece atrativas economias ao nível da infraestrutura por consumir até 89% menos energia, ocupar 80% menos espaço e custar menos 77% quando comparada com os servidores tradicionais (1).

Os grandes centros de dados da atualidade estão a aproximar-se do ponto de rutura, o que leva a uma limitação do crescimento contínuo devido às restrições económicas impostas  pelas infraestruturas tradicionais. Os servidores Moonshot da HP representam um primeiro passo que as organizações podem dar para resolver essas limitações.

“Com quase 10 mil milhões de dispositivos ligados à internet, e com as previsões a apontarem para um crescimento exponencial, chegámos a um ponto em que as necessidades de espaço, de energia e de custo da tecnologia tradicional deixaram de ser sustentáveis”, referiu Meg Whitman, presidente e chief executive officer da HP. “A oferta HP Moonshot marca o início de um novo estilo de TI que irá mudar a sustentabilidade económica da infraestrutura e estabelecer as bases para os próximos 20 mil milhões de dispositivos.”

 

Inovação HP garante poupança energética, de espaço e custo

Há décadas que a HP se mantém como a empresa líder na definição de plataformas de computação da próxima geração.

Há mais de 20 anos, a HP apresentou o primeiro servidor UNIX comercial – o HP 9000 Series 840 –, bem como o primeiro servidor x86 – o HP SystemPro. Mais de uma década depois, foi concedida à HP uma das primeiras patentes para arquiteturas de servidores blade. A empresa tem-se mantido líder mundial no mercado de servidores x86 nos últimos 16 anos (2).

A HP tem continuado a estender os limites da tecnologia e da inovação, dando início a uma mudança de paradigma que abriu o caminho para a primeira classe de servidores a ser desenhada e customizada para o software que irá correr, uma solução que permite que as empresas otimizem seus servidores tendo por base as necessidades de carga de trabalho específicas. Criado a partir da propriedade intelectual (IP) líder de mercado da HP em servidores e de 10 anos de extensas pesquisas feitas pelos HP Labs, que constituem o braço direito da empresa mãe em matéria de investigação, os novos servidores HP Moonshot oferecem uma melhoria significativa em termos de energia, de espaço, de custo e de simplicidade.

 

Desenhados para o centro de dados, construídos para o planeta

O novo sistema HP Moonshot representa a segunda geração de servidores do Projeto Moonshot da HP. Esta nova classe de servidores é projetada para lidar com os desafios das TI, criados pelas novas realidades como o social media, cloud, mobilidade e big data. Os servidores Moonshot da HP são construídos a partir de chips mais habitualmente utilizados em smartphones e tablets, que permitem que os servidores sejam capazes de oferecer uma utilização energética reduzida e uma pegada de alta densidade, e tudo isto a um custo significativamente menor.

A plataforma HP Moonshot é composta pela enclosure HP Moonshot 1500 e pelos servidores otimizados para aplicações HP ProLiant Moonshot. Estes servidores vão oferecer processadores a partir de diversos parceiros HP, sendo que cada um tem a missão de dar resposta a uma carga de trabalho específica.

Garantindo o suporte para 1.800 servidores por rack, os servidores HP Moonshot ocupam um oitavo do espaço exigido para os servidores tradicionais, representando uma solução bastante atrativa para o problema da ocupação de espaço físico dentro do centro de dados (3). Cada chassis partilha componentes tradicionais, incluindo a rede, a tecnologia de gestão HP Integrated Lights Out (iLo), a fonte de alimentação e as ventoinhas de refrigeração. Estes componentes partilhados reduzem a complexidade e contribuem para a redução das necessidades energética e de espaço.

“Na qualidade de empresa cloud service provider, vemos uma série de novas oportunidades a emergirem com o crescimento da virtualização do desktop e dos dispositivos inteligentes”, diz Dan Sutherland, CEO da Carrenza. “O poder de computação e a escalabilidade do HP Moonshot 1500 vão permitir-nos desenvolver novas formas de interação com os nossos clientes e diferenciar-nos através de novos serviços inovadores, poupando nos custos. Seremos capazes de acelerar o crescimento dos negócios de uma forma mais eficiente, sem termos de nos preocupar com a necessidade de haver espaço extra no rack ou com maior utilização de energia.”

O primeiro servidor HP ProLiant Moonshot vai estar disponível com o processador Intel® Atom S1200 e suportará cargas de trabalho de web-hosting. Por sua vez, o HP Moonshot 1500 – uma enclosure para servidores com 4,3U de altura – surgirá totalmente equipada com 45 servidores com tecnologia Intel, conetividade de rede e ainda componentes de suporte.

 

Crescente ecossistema de parceiros tecnológicos líderes de mercado

A HP também anuncia um roadmap abrangente de servidores HP ProLiant Moonshot otimizados para cargas de trabalho, que incorporam processadores a partir de um vasto ecossistema de parceiros HP, incluindo nomes como AMD, AppliedMicro, Calxeda, Intel e Texas Instruments Incorporated.

Com lançamento agendado para a segunda metade de 2013, os novos servidores HP ProLiant Moonshot vão dar suporte aos emergentes ambientes de cloud na web e aos ambientes de computação massivos, bem como de análise e de telecomunicações. Futuros servidores serão entregues para ambientes de big data, computação de alto desempenho, jogos, serviços financeiros, genética, reconhecimento facial, análise de vídeo e outras aplicações.

“Face às restrições em termos de eficiência energética e capacidade de computação analítica para dar suporte à investigação líder mundial de geociências, existe uma necessidade absoluta de obtermos inovações tecnológicas por parte de empresas líderes como a HP”, disse Chris Hill, principal research engineer no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e co-chair no Research and Education Subcommittee do centro Massachusetts Green High Performance Computing. “Os novos servidores Moonshot da HP representam o tipo de inovação que nos faz confiar que a infraestrutura tem a elasticidade necessária para continuar a crescer e suportar os requisitos fundamentalmente insaciáveis – e tudo isto usando menos energia e espaço e com uma maior integração e um menor custo.”

 

Serviços de apoio para uma nova era da computação em grande escala

A HP apresenta ainda um programa de parceria melhorado e novos serviços que vão permitir acelerar o ritmo da inovação nesta nova classe de servidor. Entre as novidades, incluem-se:

  • HP Pathfinder Innovation Ecosystem — inclui perto de 25 fornecedores de silício, programadores de sistemas operativos e fornecedores de software independentes (ISVs) dedicados a um rápido desenvolvimento de novos servidores para suportar diversas cargas de trabalho.
  • HP Moonshot Concierge Services — engloba as soluções dos HP Discovery Labs e dos HP Technology Services, incluindo suporte e consultoria para migração de plataformas e eficiência energética.

Para mais informações acerca do sistema HP Moonshot, visite TheDisruption.com

 

Preço e disponibilidade

O sistema HP Moonshot está já disponível nos Estados Unidos e no Canadá e vai estar disponível na Europa, Ásia e América Latina no início do próximo mês.

Os preços começam nos 50.605 euros, envolvendo a enclosure, 45 servidores HP ProLiant Moonshot e um switch integrado.(4)

Os clientes podem optar por adquirir o seu sistema HP Moonshot através das flexíveis e personalizáveis soluções de financiamento e de gestão de ativos oferecidas pelos HP Financial Services.

O principal evento para clientes HP nos Estados Unidos, o HP Discover, decorre entre os dias 11 e 13 de Junho em Las Vegas.

(1)  De acordo com a engenharia interna da HP, comparando os servidores HP Moonshot com a tradicional tecnologia de servidores x86.

(2)  “IDC WW Q412 Worldwide Quarterly Server Tracker”, 18 de março de 2013

(3)  Com base na pesquisa interna dos HP Labs e em análises comparativas.

(4)  Preços de venda estimados para a Europa. Os preços reais podem variar.