Intel

Intel apresenta receitas de 12.600 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2013

Intel apresenta receitas de 12.600 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2013

Lisboa, 17 de Abril de 2013 – A Intel Corporation apresentou os seus resultados do primeiro trimestre, registando receitas de 12.600 milhões de dólares, proveitos operacionais de 2.500 milhões e proveitos líquidos de 2 mil milhões de dólares, com um ganho por acção de 40 cêntimos de dólar. Ao longo do trimestre, a companhia gerou receitas operacionais de aproximadamente 4.300 milhões de dólares, repartindo dividendos no valor de 1.100 milhões de dólares e tendo investido 533 milhões de dólares na recompra de 25 milhões de acções.

“Num contexto de debilidade do mercado, a Intel atingiu resultados sólidos no primeiro trimestre deste ano, e é com muita expectativa que aguardo pelo futuro da companhia.” Destacou Paul Otellini, Presidente e Director-Geral da Intel. “Ao longo do primeiro trimestre, procedemos à distribuição de microprocessadores para PC, apresentámos uma nova família de produtos para micro-servidores e, ao longo deste trimestre, distribuiremos também novos micro-processadores para tablets e smartphones. Na Intel continuamos a colaborar com os nossos clientes com o objectivo de comercializar novos e inovadores produtos equipados com múltiplos sistemas operativos. A transição da nossa tecnologia de produção de 14 nanómetros, que levaremos a cabo no decorrer deste ano, reforçará a força e rentabilidade da arquitectura e tecnologia de processamento Intel, tanto para os nossos clientes como para o mercado em geral.”

Dados financeiros-chave do primeiro trimestre de 2013 e tendências das divisões da empresa

  • As receitas do PC Client Group alcançaram os 8.000 milhões de dólares, o que representa uma contracção sequencial de 6.6% e inter-anual de 6%.
  • O Data Center Group registou receitas de 2.600 milhões de dólares, o que representa uma contração sequencial de 6.9% e um aumento inter-anual de 7.5%.
  • O Intel Intel® Architecture Group registou receitas de 1.000 milhões de dólares, uma contração sequencial de 3.9% e inter-anual de 9%.
  • A margem bruta foi de 56%, o que representa uma contração sequencial de 2% e inter-anual de 8%.
  • O investimento em I+D, Marketing, Administração e Gastos Gerais ascendeu a 4.500 milhões de dólares, uma cifra que coincide com as expectativas iniciais da empresa, que estimava em 4.600 milhões de dólares.
  • Taxa de imposto: 16%.

 

Perspectivas comerciais

As perspectivas comerciais da Intel não contemplam os efeitos de qualquer possível combinação comercial, aquisição de activos, desinvestimento ou outros investimentos similares que possam produzir-se a partir de 16 de Abril.

2º trimestre de 2013

  • Receitas: 12.900 milhões de dólares, com um desvio de 500 milhões.
  • Margens líquidas: 58%, com um desvio de dois pontos percentuais
  • Despesas Gerais e de Administração, Marketing e I+D: aproximadamente 4.700 milhões de dólares.
  • Amortização de activos intangíveis originados pelas aquisições: aproximadamente 70 milhões de dólares
  • Repercurssões financeiras de participações de capital, juros e outros: aproximadamente zero
  • Depreciação: aproximadamente 1.700 milhões de dólares.

 

Para o exercício completo de 2013

  • Receitas: um aumento que provavelmente não ultrapassará os 6%, sem variação em relação às expectativas anteriores.
  • Margens líquidas: 60% com um desvio de escassos pontos percentuais, sem variação em relação às expectativas anteriores.
  • Investimentos em I+D, fusões e aquisições: 18.900 milhões de dólares, com um desvio de 200 milhões, sem variação em relação às expectativas anteriores.
  • Amortização de activos intangíveis originados por aquisições: aproximadamente 300 milhões de dólares, sem variação em relação às expectativas anteriores.
  • Depreciação: aproximadamente 6.800 milhões de dólares, com um desvio de 100 milhões, sem variação em relação às expectativas anteriores.
  • Taxa de imposto: aproximadamente 27% para os restantes trimestres do ano
  • Investimentos de capital durante o exercício completo para 2013: 12.000 milhões de dólares, com um desvio de 500 milhões, o que supõe uma redução de 1.000 milhões em relação às expectativas anteriores.

Se deseja mais informação sobre os resultados financeiros e perspectivas comerciais da Intel, não duvidem em consultar os comentários do director financeiro da empresa: www.intc.com/results.cfm

 

Perspectivas de Negócio

As perspectivas de negócio da Intel são publicadas no site intc.com e podem ser replicadas em reuniões públicas e privadas com investidores ou outras partes. Estas perspectivas de negócio terão vigencia até ao final do dia 14 de Junho, caso não sejam actualizadas antes desta mesma data. Para efeitos de amortização de activos intangiveis, do impacto de capital social, juros e outros itens e taxas de imposto, as presentes perspectivas de negócio estarão em vigor até ao final do dia 23 de Abril. A partit do final do dia 14 de Junho e até a publicação dos resultados do segundo trimestre, marcada para quarta-feira, dia 17 de Julho de 2013, a Intel irá manter um “Período de Silêncio”, durante o qual todas as perspectivas de negócio que sejam incluídas em comunicados de imprensa da empresa e relatórios arquivados na SEC (Securities Exchange Commission, equivalente à CNMV), deverão ser considerados como dados históricos válidos somente como referência às atividades anteriores ao “Período de Silêncio”, no qual a empresa não poderá fornecer quaisquer actualizações.

Comparação Financeira
Trimestral
1º trimestre de 2013 4º trimestre de 2012 Em relação ao 4º trimestre de 2012
Receita 12.600 milhões de dólares 13.500 milhões de dólares Diminuição de 7%
Margens Brutas 56,2% 58,0% Diminuição de 1,8%
Lucro operacional 2.500 milhões de dólares 3.200 milhões de dólares Diminuição del 20%
Lucro Líquido 2.000 milhões de dólares 2.500 milhões de dólares Diminuição de 17%
Lucro por acção 40 centavos 48 centavos Diminuição de 17%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Factores de risco

Toda a informação exposta no presente documento referente a planos e expectativas para o segundo trimestre, para o ano inteiro e para o futuro a longo prazo são previsões sujeitas a diferentes riscos e incertezas. Estas declarações de prospecção estão identificadas mediante a utilização de expressões como “prevé”; “espera”, “pretende”,”acredita”, “procura”, “estima”, “pode”, “no futuro”, “talvez” e todas as suas variantes. Todos os dados expostos que façam referencia ou que sejam baseados em projecções, eventos incertos ou suposições, também deverão ser consideradas estimativas futuras. Existem vários factores que podem afectar os resultados finais da Intel, sendo que qualquer discrepância das expectativas actuais da empresa sobre relacionadas com tais factores podem fazer com que os resultados reais se alterem consideravelmente face aos dados expostos nessas mesmas estimativas. A Intel acredita que os seguintes factores são os que mais influencia podem vir a ter na empresa, fazendo com que os resultados reais possa diferir das estimativas apresentadas:

  • A Intel opera em negócios altamente competitivos, com uma elevada percentagem de custos fixos e difíceis de serem reduzidos a curto prazo, para além de ter uma ofertade productos bastante variável e difícil de estimar. A receita e a percentagem de margem bruta podem ser afectadas pelo agendamento do lançamento de produtos da Intel e da sua aceitação no mercado, bem como pela procura de produtos da empresa; pelas acções levadas a cabo pela concorrência, incluindo promoções e apresentações de produtos, programas de marketing, alterações de preços; e da resposta da Intel a estas mesmas acções. Por outro lado, também a capacidade e rapidez de resposta dada pela Intel à evolução tecnológica e à integração de novas características nos seus produtos, poderá ser um facto de influencia na receita e percentagem de margen bruta da empresa.
  • A percentagem de margem bruta pode variar significativamente das estimativas devido a: mudanças na utilização da capacidade; variações na avaliação do stock  incluindo variações relacionadas com o tempo de validação do produto para venda; alterações da receita; da combinação de produtos e do seu stock para cada segmento; do agendamento e execução da introdução de novos produtos e custos asociados a este proceso; de custos de start-up; stock excessivo ou obsoleto; alterações em custos unitários, defeitos ou interrupções no fornecimento de materiais e recursos; qualidade e volume de produção , bem como da deterioração de activos de longa duração, incluindo produção de bens, montagem/teste e activos intangíveis.
  • As previsões para as taxas de impostos são calculados de acordo com a lei fiscal em vigor e da receita prevista para o período em questão. Paralelamente, as taxas de imposto podem ser afectadas pela jurisdição na qual os lucros são alcançados e onde estão sujeitos ao imposto, bem como por mudanças nas previsões de créditos, benefícios e deduções; pela resolução de problemas, como o pagamento de juros e multas, bem como a capacidade para compensar a imposição de impostos nos anos subsequentes, que possam surgir com diferentes entidades fiscais na sequência de auditorias fiscais.
  • As perspectivas de ganhos ou perdas com acções, juros e outros itens podem variar dependendo dos ganhos ou perdas das vendas ou permuta de acções, para além das alterações relacionadas com a diminuição de títulos de dívida, valores mobiliários ou outros investimentos, taxas de juros, saldos de contas e com as alterações do valor de mercado de possíveis passíveis derivados. A maioria da nossa carteira de bens transaccionáveis está concentrada em ASML Holding ,N.V. Enventuais perdas de valor podem resultar em débitos por imparidade de activos que, por sua vez, afecta os lucros e/ou perdas de títulos de investimento.
  • Os resultados da Intel podem ainda ser afectados por crises económicas, sociais, políticas e fiscais, bem como por crises nas infraestruturas em países onde a Intel e os seus clientes ou fornecedores actuam. Entre estes factores estão incluídos possíveis conflitos militares e outros riscos à segurança, desastres naturais, acidentes em infraestruturas, problemas de saúde e flutuações nas taxas de câmbio.
  • As despesas, em particular algumas despesas relacionadas com o marketing, compensações salariais, encargos de reestruturação e perda de valor de propriedade, variam de acordo com o nível de procura dos produtos da Intel e do nível de receita e lucros alcançados.
  • Os resultados da Intel podem ser afectados pela agenda de encerramento de possiveis aquisições ou desinvestimentos.
  • O atual CEO da Intel planeia reformar-se em Maio de 2013, estando o Conselho de Administração da empresa a trabalhar para designar rapidamente um sucessor. O processo de sucessão e transição pode ter uma participação directa e/ou indirecta no negócio e operações da empresa. Quanto à nomeação de um novo CEO, a empresa continuará a trabalhar no futuro com a sua equipa de responsáveis (alguns dos quais candidatos à posição de CEO) e irá mantes os seus colaboradores focados em alcançar as metas e objectivos estratégicos.
  • Os resultados da Intel podem ser igualmente afectados por efeitos adversos associados a defeitos e correcções de produtos (alterações das especificações divulgadas), bem como por questões de litígio regulamentares no que diz respeito à propriedade intelectual e assuntos relacionados com accionistas, consumidores, leis antitruste, divulgação de informações confidenciais, ou outras questões  relacionadas com a regulamentação e litigios descritos no SEC da Intel. Uma possível decisão desfavorável poderá ter impacto económico ou serem seguidos de ordens judiciais que proibam a produção ou venda de um ou mais produtos da Intel, o que poderá fazer com que a empresa não tenha condições para continuar a exercer as suas actividades comerciais. Isto, na medida em que estas medidas podem afectar a capacidade  daIntelem desenvolver novos produtos, bem como aumentar a necessidade de procurar outras soluções como a emissão obrigatória de licenças de propriedade intelectual.

Se necesitar de informação mais detalhada relativamente às condicionantes que podem afectar os resultados da empresa, consulte os relatórios da Intel para a SEC, incluindo as últimas informações apresentadas em formulários 10-Q e relatórios 10-K.

Webcast sobre resultados

A Intel realizou ontem, às 23.00 CET um webcast público no site de Relações com Investidores da www.intc.com. Este webcast estará disponível para consulta ou download no site em formato de áudio MP3.

Prevê-se que os resultados da Intel para o segundo trimestre de 2013 sejam divulgados na quarta-feira, dia 17 de Julho de 2013. Após a sua divulgação, a empresa pretende publicar um comentário de Stacy J. Smith, Vice-presidente executivo, Diretor Financeiro e de Estratégia corporativa da empresa em www.intc.com / results.cfm. A continuação do webcast público da conferencia dos resultados da Intel realizar-se-às 23:00 horas CET em www.intc.com.