HP

HP Apresenta a Mais Completa Oferta de Produtos de Rede e Soluções de Software-Defined Network Para a Cloud

As inovações agora reveladas permitem simplificar, escalar e automatizar as redes dos centros de dados

Lisboa, 7 de maio de 2013 — A HP acaba de anunciar um conjunto alargado de novos produtos e soluções de rede para o centro de dados, construído sobre a arquitetura HP FlexNetwork e que permite dar uma maior agilidade aos negócios dos clientes, ao oferecer uma escalabilidade duas vezes superior (1) e uma complexidade 75% menor face aos atuais “fabrics de rede” (2), reduzindo o tempo de aprovisionamento de meses para minutos (3).

À medida que as empresas fazem a transição para um ambiente de virtualização e de cloud, as arquiteturas de rede legacy não dão reposta à cada vez maior pressão para o acesso instantâneo e de elevada qualidade a aplicações e serviços. As organizações estão ainda a ter dificuldades em lidar com a complexidade das atuais soluções de rede para centros de dados, que exigem configurações manuais dispositivo-a-dispositivo e que limitam o desempenho das aplicações que requerem uma grande largura de banda.

As novas soluções anunciadas pela HP dão uma resposta a estes desafios através de uma gama de switches com suporte de software-defined network (SDN) para centros de dados, que oferece avançadas capacidades de processamento, automação e uma escalabilidade líder na indústria (4) para aplicações que necessitam de uma elevada largura de banda, como é o caso da Hadoop. Entre as novidades, encontra-se o novo HP FlexFabric 12900, o primeiro core switch da indústria preparado para OpenFlow (4) e que é capaz de escalar, em termos de densidade de portas (escala até 36Tbps), para ir ao encontro das mais exigentes necessidades das cargas de trabalho virtualizadas.

“Nos últimos 20 anos, as redes dos centros de dados não foram capazes de acompanhar a evolução em termos de apoio às novas necessidades das empresas, nomeadamente cloud, virtualização e big data.

Apenas a HP está posicionada para oferecer à indústria a mais completa solução de software-defined network (SDN) para o centro de dados, com inovações que permitem aos nossos clientes criarem uma rede que irá satisfazer as suas necessidades atuais e no futuro”, disse Bethany Mayer, senior vice president e general manager, de Networking da HP.

“Estas soluções permitem oferecer virtualização de chassis, criação de contextos virtuais – de forma a endereçar soluções multi-tenant – e de transporte de layer 2 transparente entre diferentes centros de dados geograficamente dispersos. A HP tem atualmente um dos portefólios de redes para centros de dados mais completo e tecnicamente mais adaptado para endereçar as necessidades de negócio dos nossos clientes.

Estes lançamentos são o resultado de todo um trabalho inovador que a HP tem desenvolvido e que permitem posicionar a HP como o parceiro adequado para as soluções de redes dos centros de dados”, refere Fernando Teixeira, Networking Division Manager da HP Portugal.

Simplificar o desenho da rede e das operações

Ao simplificar o desenho da rede e das operações, as novas soluções HP permitem que os clientes possam:

  • Melhorar a produtividade das TI através da unificação de soluções virtuais e físicas com o novo software HP FlexFabric Virtual Switch 5900v e o switch físico HP FlexFabric 5900, que oferecem avançadas funcionalidades de networking como políticas e qualidade de serviço para ambientes VMware. A tecnologia Virtual Ethernet Port Aggregator (VEPA) integrada permite uma clara separação entre as administrações de servidores e de rede, de modo a oferecer uma elevada simplicidade operacional.
  • Reduzir o espaço ocupado no centro de dados com o HP Virtualized Services Router (VSR), através do qual os serviços podem ser entregues a uma máquina virtual, eliminando desta forma hardware desnecessário e tirando maior partido da primeira solução na indústria (4) Network Function Virtualization (NFV) baseada em software.

“As redes dos centros de dados de hoje são de alguma forma estáticas e limitadas em termos de escabilidade – e também são complexas e requerem um aprovisionamento manual para as aplicações virtualizadas e na cloud”, disse Rohit Mehra, vice president, Network Infrastructure, IDC. “O portefólio da HP de switches físicos e virtuais, juntamente com a sua arquitetura preparada para SDN, indicam a prontidão da HP em responder a muitos destes novos desafios, oferecendo aos clientes uma total simplicidade, escalabilidade e automação para possibilitar novos serviços e aplicações para o centro de dados.” 

Soluções e produtos para centros de dados escaláveis garantem um melhor desempenho das aplicações

As soluções HP FlexFabric melhoram a experiência das aplicações para o utilizador final e permitem que os clientes possam:

  • Melhorar o suporte para aplicações complexas e intensivas em dados com os novos switches HP FlexFabric 12900, que permitem fazer uma gestão correta dos picos de largura de banda; isto porque incorporaram o standard Transparent Interconnection of Lots of Links (TRILL) e Short Path Bridging (SPB). O HP FlexFabric 12900 possibilita transferir pela rede até três vezes mais dados por porta 40-Gigabit Ethernet (GbE) em comparação com os principais concorrentes (4).
  • Reforçar o desempenho de aplicações virtualizadas em até 50 por cento (5) com o HP FlexFabric 11908, o primeiro switch de agregação preparado para OpenFlow na indústria (4) que oferece uma conetividade 10/40 GbE para servidores blade tais como os servidores c-Class da HP com módulos Virtual Connect FlexFabric, permitindo uma implementação flexível e eficiente nos centros de dados.
  • Aumentar a resiliência através de uma mais simples prestação de serviços de rede com a gama de routers HP HSR 6800, que permite consolidar as funções de routing, firewall, switching e outras em mais de cinco vezes (6) face aos serviços de segurança de outras soluções, e tudo isto num único dispositivo que suporta milhares de utilizadores.

 

“No InterOperability Lab da Universidade de New Hampshire, nós garantimos a interoperabilidade e a conformidade com os standards da indústria para os produtos de networking num ambiente independente e neutro”, disse Christina Dube, senior manager de Bridge Functions no InterOperability Lab da Universidade de New Hampshire. “No nosso laboratório multimarca, testámos recentemente a interoperabilidade entre a primeira funcionalidade baseada no standard da indústria TRILL com o software Comware 7 para switches disponível no portefólio HP FlexFabric.”

 

“Fornecer soluções para as necessidades crescentes de escalabilidade das aplicações e serviços dos nossos clientes no nosso centro de dados é um dos fatores críticos de sucesso do nosso negócio”, disse Masaki Hayashi, director da Divisão de Tecnologia da IDC Frontier, uma subsidiária do Yahoo! Japan. “Considerámos uma grande variedade de tecnologias e escolhemos a HP para nos ajudar a desenhar a arquitetura de networking  para o centro de dados baseada no standard inovador TRILL de modo a oferecer uma enorme escalabilidade, bem como serviços de cloud pública de elevado desempenho e diferenciados através dos nossos centros de dados localizados em todo o território do Japão.”

 

Automatizar a rede com ferramentas de gestão e SDN

A administração única e a partir de um só ponto oferecida pela HP permite automatizar e agilizar a entrega de aplicações e de serviços para dispositivos de rede compatíveis com arquiteturas SDN e tradicionais, desde os centros de dados até ao campus e passando pelas filiais. Isto permite que os clientes possam:

  • Melhorar o desempenho das aplicações com modelos para serviços de rede que simplificam e automatizam as configurações de rede para aplicações desde o edge ao core com o software Intelligent Management Center (IMC) Virtual Application Network Resource Automation Manager.
  • Simplificar a gestão das operações em infraestruturas de rede SDN e tradicionais com o IMC SDN Manager, a primeira aplicação de software completa para a configuração, monitorização e gestão de políticas abrangendo na totalidade as redes em todo o campus, nas filiais e nos centros de dados (4).

 

Enfoque na inovação e nos negócios

Os HP Technology Services ajudam os clientes a desenvolver e operar complexas redes de centros de dados de modo a realocar recursos para a inovação e o crescimento do negócio. Os novos serviços incluem:

  • HP Connectivity Transformation Experience Workshop — ajuda os clientes na obtenção de uma rede escalável e ágil, com uma estratégia bem definida para a transformação da rede que visa alinhar o negócio com os objetivos das TI.
  • HP IPv6 Roadmap Service — oferece o acesso a consultores experientes para desenvolver uma transição correta para o IPv6 ao considerar todos os seis domínios afetados por esta transição – incluindo a rede, a segurança, a infraestrutura, os dispositivos, as aplicações, o governance e a parte financeira.
  • HP Datacenter Care for Networking — oferece um ponto de contacto único para serviços de suporte reativo e proativo que permitem aos clientes resolver rapidamente problemas de rede, evoluir a rede para ir ao encontro das necessidades de negócio em mudança e reduzir as tarefas administrativas de TI, permitindo-lhes focarem-se em inovação tecnológica.

 

Preços e disponibilidade (6)

  • O HP FlexFabric Virtual Switch 5900v deverá estar disponível em todo o mundo em outubro de 2013; os preços serão conhecidos nessa altura.
  • A gama de switches HP FlexFabric 5900 está já disponível por um preço a partir de 14.990 USD.
  • A gama HP Virtualized Services Router deverá estar disponível em todo o mundo durante o segundo semestre de 2013; os preços serão conhecidos nessa altura.
  • Os switches HP FlexFabric 12900 deverão estar disponíveis em todo o mundo em outubro de 2013; os preços serão conhecidos nessa altura.
  • O switch HP FlexFabric 11908 deverá estar disponível em todo o mundo em junho de 2013 por um preço a partir de 83.000 USD.
  • A gama de routers HP HSR 6800 está disponível em todo o mundo por um preço a partir de 46.000 USD.
  • O HP IMC Virtual Application Network Resource Automation Manager deverá estar disponível em todo o mundo em dezembro de 2013; os preços serão conhecidos nessa altura.
  • O HP IMC SDN Manager deverá estar disponível em todo o mundo em dezembro de 2013; os preços serão conhecidos nessa altura.

 

Para mais informações acerca das soluções HP Networking, visite www.hp.com/go/networking.

 

(1)  A utilização do design HP FlexFabric com TRILL e IRF reduz a complexidade operacional em até 4:1.

(2)  Baseado no design de HP FlexFabric de 24.000 portas vs. design Juniper Qfabric de 6.000 de portas ou Cisco FabricPath de 12.0     00 portas.

(3)  Análise comparativa interna da HP ao ter de provisionar redes via CLI vs. utilizando HP Virtual Applications Networks.

(4)  Baseado em pesquisa interna da HP.

(5)  HP FlexFabric 11908 em comparação com Nexus 7010.

(6)  Baseado numa análise de comparação interna da HP sobre os dados publicamente disponibilizados pelos principais concorrentes.

(7)  Preços de venda estimados para os EUA. Os preços reais podem variar.