Intel

Inovação Automóvel: Jovem Romeno Vence ao apresentar carro de baixo custo e com condução automática

Intel

Ionut Budisteanu da Roménia ganha o Prémio Máximo na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel (ISEF)

Destaques

  • A maior competição de investigação cientifica do mundo, o ISEF, um programa da Sociedade para a Ciência & Público, anunciou os seus primeiros vencedores em Phoenix.
  • Ionut Budisteanu da Roménia recebeu o Prémio Gordon E. Moore, um prémio de 75 mil dólares entregue em homenagem ao co-fundador da Intel e colega cientista.
  • Dois vencedores do Prémio Jovens Cientistas da Intel Foundation – Eesha Khare de Saratoga, Califórnia, e Henry Lin de Shreveport, Louisiana – receberam prémios no valor de 50,000 dólares.

Phoenix, 21 de Maio de 2013 – Ionut Budisteanu, 19 anos, da Roménia foi o vencedor da Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel de 2013, destacando-se no primeiro lugar pelo uso de inteligência artificial para criar um modelo viável para um automóvel de baixo custo, com condução automática.

Ionut afirmou que a sua pesquisa aborda uma importante questão global. Em 2004, os acidentes automóvel foram responsáveis por 2,5 milhões de mortes em todo o mundo[1], sendo que 87 por cento dos mesmos resultou de erros humanos[2]. Ionut criou um projecto viável para um carro autonomamente controlado, com radares 3-D e câmaras montadas, capaz de detectar faixas de tráfego e lancis em conjunto com a posição real do carro. Um projecto que terá um custo de apenas 4.000 dólares. O jovem Romeno recebeu o Prémio Gordon E. Moore de 75.000$, em homenagem ao co-fundador da Intel e colega cientista.

Eesha Khare, 18 anos, de Saratoga, Califórnia, recebeu o Prémio de Jovem cientista da Intel Foundation, no valor de 50.000$. Através da rápida adopção de dispositivos electrónicos portáteis, Eesha reconheceu uma necessidade essencial para dispositivos de armazenamento de energia eficiente. A Jovem cientista desenvolveu um pequeno dispositivo que se enquadra nas baterias do telemóvel, permitindo um carregamento total num espaço de 20-30 segundos. A invenção de Eesha também poderá ter potenciais aplicações para baterias automóvel.

Henry Lin, 17 anos, de Shreveport, Louisiana também recebeu o Prémio Jovem Cientista da Intel Foundation no valor de 50.000$. Ao simular milhares de galáxias, Henry disponibilizou novos dados com um valor inestimável, permitindo-lhes compreender melhor os mistérios da astrofísica: matéria escura, energia escura e o equilíbrio do aquecimento e arrefecimento nos objectos de maior volume do universo.

“Apoiamos a Intel International Science and Engineering Fair porque acreditamos que a ciência e a matemática são a base da inovação, que é imperativa para o crescimento económico e avanço da sociedade.” Afirmou Wendy Hawkins, directora executiva da Intel Foundation. “Esta competição encoraja todos os anos milhões de estudantes em todo o mundo para explorar a sua paixão para matemática e ciência enquanto desenvolvem soluções para desafios globais.”

Este ano, aproximadamente 1 600 jovens cientistas foram escolhidos para competir na Intel International Science and Engineering Fair. Foram seleccionadas entre 433 feiras afiliadas em mais de 70 países, regiões e territórios.

Para além dos vencedores mencionados acima, mais de 500 finalistas receberam distinções e prémios pelas suas investigações inovadoras. Prémios incluíram 17 vencedores “Melhores da Categoria” que receberam cada um um prémio de 5 mil dólares. A Intel Foundation atribuiu também uma bolsa de 1 000 dólares às escolas de cada vencedor e também à feira afiliada que estes representavam.

Esta lista inclui os 17 vencedores de cada categoria:

Categoria

Primeiro Nome

Último Nome

Cidade

Estado/País

Ciências Animais Michael Shao Northville Mich.
Ciências Sociais e Comportamentais Zarin Rahman Brookings S.D.
Bio-química Savannah Tobin Salem Ore.
Biologia celular e molecular Hannah Wastyk Palmyra Pa.
Química Eesha Khare Saratoga Calif.
Ciências Computacionais Ionut Budisteanu Ramnicu, Valcea Romania
Ciências da Terra e do Planeta Gyou Tanaka Mobara, Chiba Japan
Engenharia: Mecânica e Eléctrica Zeyu Liu Calgary, Alberta Canada
Engenharia: Materiais e bio-engenharia Samantha Marquez Midlothian Va.
Energia e Transportes Evie Sobczak St. Petersburg Fla.
Gestão Ambiental Shixuan Li Lynn Haven Fla.
Ciências Ambientais Naomi Shah Portland Ore.
Ciências Matemáticas Vinay Iyengar Portland Ore.
Medicina e Saúde Jessie MacAlpine Woodstock, Ontario Canada
Micro-biologia David Zimmerman Los Angeles Calif.
Física e Astronomia Henry Lin Shreveport La.
Ciências Vegetais Samantha DiSalvo Hewlett N.Y.
Ryan Kenny
Amy Vitha

A Sociedade para Ciência e Público, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao envolvimento do público em investigação científica e educação, detém e administra a Feira Internacional de Ciência e Engenharia desde o seu início em 1950.

“Damos os nossos parabéns à Ionut, Eesha e Henry pelo seu sucesso na Intel International Science and Engineering Fair esta semana em Phoenix,” afirma Elizabeth Marincola, presidente da Sociedade para a Ciência e Público. “A sua pesquisa demonstra o valor do trabalho árduo e do pensamento criativo. Todos os finalistas da Intel International Science and Engineering Fair revelam muita capacidade para tirar partido do potencial da ciência e inovação para resolver problemas e criar oportunidades para a nossa comunidade global.”

Este é o primeiro ano em que todos os finalistas da Intel International and Engineering Fair vão receber emblemas digitais destinados a reconhecer e a recompensar os seus projectos ao nível da investigação científica e engenharia. Voluntários, juízes e intérpretes vão também receber emblemas. Estas “distinções digitais” promovem modelos de educação e proporcionam reconhecimento e credenciação para resultados alcançados fora da sala de aula. Saiba mais sobre a iniciativa “badging” em http://badging.societyforscience.org.

A lista completa de finalistas está disponível no event program. O Intel International Science and Engineering Fair 2013 é financiado juntamente pela Intel e pela Intel Foundation com prémios e apoios adicionais de dezenas de outras entidades empresariais, académicas, governamentais e científicas. Este ano, foram atribuídos mais de 4 milhões de dólares em prémios.

Para saber mais sobre a Sociedade para a Ciência e Público, visite por favor www.societyforscience.org, e siga a organização no Facebook e Twitter.


[1] Relatório Mundial WHO, sobre prevenção rodoviária (do Centro de Investigação Ionut)

[2] Estudo baseado em informações do Relatório British and American Crash (do Centro de Investigação Ionut)