Microsoft

Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows XP em 2014

  • 8 de abril de 2014 marca o fim de 10 anos de suporte do Windows XP e Office 2003. A partir desta data, os clientes que não procederem à atualização de ambos os produtos, ficarão expostos a riscos de segurança, conformidade e a limitações tecnológicas que podem comprometer a produtividade e crescimento do negócio;
  • Com o fim do suporte do Windows XP e do Office 2013, a Microsoft alerta as PMEs nacionais para a oportunidade de modernizarem os seus sistemas, fazendo um upgrade para um conjunto de ferramentas integradas de comunicação e colaboração, que se traduzem numa proposta de valor acrescida e em maiores níveis de eficiência e produtividade para as organizações;
  • Fim do suporte do Windows XP e do Office 2013 representa uma oportunidade para os clientes que procuram uma solução on premise para modernização do seu negócio.

 

Lisboa, 7 de maio de 2013 – A Microsoft Portugal anuncia o início das atividades conducentes ao fim do suporte ao Windows XP e Office 2003 no nosso país. O dia 8 de abril de 2014 marca o fim de 10 anos de suporte a uma das mais adotadas versões de sempre do Windows e o período a partir do qual as organizações em Portugal e no resto do mundo deixarão de receber atualizações para Windows XP e Office 2003.

A última década concentrou o maior conjunto de inovações que a Microsoft disponibilizou no mercado, nomeadamente 4 gerações de Windows: Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. A par dos crescentes e novos desafios impostos ao tecido empresarial português, verificou-se também uma profunda alteração do paradigma tecnológico, que apresenta novas soluções de comunicação, colaboração, conectividade, acessibilidade e flexibilidade, e uma evolução do cenário de segurança, com o surgimento de novas ameaças.

Neste âmbito, é fundamental que as empresas e demais organizações assegurem a proteção dos seus dados, atualizando nomeadamente os seus sistemas operativos e hardware, para evitar vulnerabilidades e demais ameaças em termos de riscos de segurança, conformidade e limitações tecnológicas que podem comprometer a produtividade e crescimento do negócio.

O fim do suporte ao Windows XP e Office 2003 representa, desta forma, uma oportunidade para as PMEs nacionais modernizarem os seus sistemas, integrando as mais modernas ferramentas de produtividade. A campanha informativa que a Microsoft inicia agora em Portugal tem como objetivo ajudar as organizações a avaliar o processo de migração do Windows XP, analisando questões como:

  • Em que consiste o suporte para as aplicações de software que necessita para o seu trabalho? Com o fim do suporte do Windows XP, muitas das aplicações que foram originalmente subscritas para este produto terão custos de suporte extra associados, especialmente no caso de fornecedores de software independentes que deixarão gradualmente de suportar as aplicações mais recentes executadas em Windows XP. A par de alguns dados mundiais que apontam para que cerca de 30% das PMEs usam ainda o Windows XP e o Office 2003, aumentando esta percentagem para 40% em Portugal, a IDC prevê ainda que muitas organizações vão esperar para mudar do Windows XP para o Windows 7 ou para o Windows 8.
  • Que tipo de ferramentas de trabalho e funcionalidades necessitam os seus colaboradores para serem bem-sucedidos? Com uma variedade de aplicações, modelos e ferramentas de trabalho que pode escolher com o Windows 8 – desde o notebook, tablets e todos os dispositivos que utilizem o toque – pode substituir o hardware mais antigo por um novo dispositivo Windows que reflita as necessidades específicas dos seus funcionários e com o qual preferem trabalhar nos dias de hoje.
  • Como deseja gerir os dispositivos que correm dentro da sua rede corporativa? As empresas, em particular, sentem cada vez mais a pressão para manter as suas estruturas atualizadas e eficientes, a par da crescente necessidade de protegerem os seus dados e gerirem todos os seus dispositivos, ao mesmo tempo que asseguram a segurança e conformidade de todo o processo.

A Microsoft recomenda, assim, que os clientes que ainda operam em Windows XP analisem a sua transição para sistemas mais modernos, dos quais é exemplo o Windows 8 e o Novo Office, de forma a beneficiarem das mais recentes tecnologias e soluções integradas de comunicação e colaboração, mas também de uma plataforma moderna concebida para a nova geração de hardware – tablets, dispositivos de toque, desktops e laptops tradicionais.

A par do fim do suporte do Windows XP, a Microsoft Portugal dá, ainda, a conhecer uma campanha dirigida especificamente aos parceiros, que pretende auxiliar as PMEs no processo de transição, nomeadamente através da disponibilização de uma solução on premisse que permite às organizações modernizarem as suas infraestruturas tecnológicas e integrarem as soluções tecnológicas de futuro e de crescimento, como sendo a cloud.