IST

Equipa de Formula Student do IST apresenta novo carro eléctrico

image001

O FST 05e, protótipo de Formula Student eléctrico desenvolvido em Portugal, foi hoje apresentado, no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico (IST). Este protótipo de competição, totalmente desenvolvido pela equipa do Projecto FST Novabase, composta por alunos do IST, é o quinto modelo construído.

O FST 05e é o carro mais tecnológico alguma vez feito em Portugal. Terá como principais inovações um chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos (asas e fundo plano), uma suspensão e jantes integrais em fibra de carbono assim como um diferencial eletrónico.

A equipa é composta por 25 estudantes de engenharia de vários cursos do IST, a escola de engenharia da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), com uma média de idades de 22 anos.

A competição Formula Student, a F1 Universitária, é a maior competição universitária de engenharia a nível mundial e tem como objectivo tirar os alunos das salas de aulas e colocá-los em contacto com desafios como os que vão encontrar no mundo real.

As equipas participantes são integralmente compostas por estudantes universitários e têm não só de construir um carro que obedeça a um exigente regulamento derivado da Formula 1, como também devem justificar todas as suas decisões de gestão, marketing, engenharia, custos, sustentabilidade e desenvolvimento de um negócio, perante um conjunto de júris muito conceituados.

Este ano a Equipa irá participar nas seguintes competições:

  • FSE Germany – de 30 de Julho a 4 de Agosto – Hockenheimring
  • FS Hungria – de 21 a 25 de Agosto – Gyor
  • FS Spain – de 29 de Agosto a 2 de Setembro – Circuit de Catalunya

Nestes desafios todos os aspectos do veículo são postos à prova: desde os aspectos técnicos e de engenharia até aos planos de custos e de marketability.

Em 2012, a equipa venceu a competição de Formula Student inglesa em classe de projecto, que decorreu no circuito de F1 de Silverstone no Reino Unido onde obteve o melhor resultado de sempre:

  • 1ºlugar em Classe 2
  • 1ºlugar em Plano de Negócios
  • 1ºlugar em Prova de engenharia
  • 2ºlugar em Custo e Sustentabilidade