IST

Equipa Formula Student do IST consegue prata e bronze na F1 Universitária

Foto_DesignFinals_ZWAME

O Projecto FST Novabase, equipa de Formula Student do Instituto Superior Técnico (IST), participou este verão em três competições da F1 Universitária, a Formula Student. Esteve presente nas competições: alemã, a FSE Germany, que se realizou no circuito de F1 de Hockenheimring, de 30 de Julho a 4 de Agosto; na competição húngara, FS Hungary, de 22 a 25 de Agosto e na última competição da época, que se realizou no circuito de F1 da Catalunha, em Barcelona, de 29 de Agosto a 1 de Setembro.

A equipa portuguesa, com o seu novo protótipo, o FST 05e obteve um segundo lugar naBusiness Plan Presentation, o Plano de Negócios, na FS Hungary, sendo mesmo, a única equipa eléctrica da competição a conseguir ir às finais (Top 4). Na última prova da época, em Barcelona, a equipa portuguesa atingiu igualmente um resultado histórico, tornando-se a primeira equipa ibérica a ir a uma Design Finals, final da prova de engenharia, onde obteve um terceiro lugar.

De salientar que a equipa portuguesa contou com a presença nas competições de Luís de Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na Alemanha, e António Jorge Mendes, Embaixador de Portugal na Hungria.

A competição Formula Student, a F1 Universitária, é a maior competição universitária de engenharia a nível mundial. As equipas participantes têm obrigatoriamente que ser integralmente compostas por estudantes universitários e, não só tem de construir um fórmula de raiz, obedecendo a um exigente regulamento derivado da Formula 1, como também devem justificar todas as suas decisões de gestão, marketing, engenharia, custos, sustentabilidade e desenvolvimento de um negócio, perante um conjunto de júris muito conceituados.

O protótipo levado à competição, o FST 05e, foi lançado a 17 de Julho de 2013 e é o carro mais tecnológico alguma vez feito em Portugal. Este tem como principais inovações: um chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos (asas e fundo plano), uma suspensão e jantes integrais em fibra de carbono assim como um diferencial electrónico.

A Equipa é composta por 22 estudantes de engenharia de vários cursos do IST, a escola de engenharia da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), com uma média de idades de 22 anos.

SONY DSC